em

AmeiAmei

7 Benefícios do melão

Que o melão é uma delícia, ajuda a manter o peso em dia e é rico em água você já sabe, mas será que conhece todos os benefícios do melão?
benefícios do melão
Crédito: Pxhere

Oriundo da Pérsia e posteriormente cultivado em Roma, muitos são os benefícios do melão, que tornou-se popular na Europa, principalmente na França, durante o século XV. Chegou nas Américas através de Colombo, sendo hoje largamente cultivado em diversos países do continente.

Assim como a melancia, o pepino e a abóbora, o melão é da família curbitaceae, tendo uma casca mais firme e carne macia e suculenta, com sementes agrupadas ao centro.

Além de delicioso, muitos são os benefícios do melão para a sua saúde.

7 Benefícios do melão para a saúde

O melão possui poucas calorias e é um diurético natural. É também rico em vitaminas A, B, C e E, fitonutrientes e em importantíssimos minerais, como magnésio, fósforo, potássio, ferro e cálcio.

Possui 1,5 gr de proteína em apenas uma xícara, além de vitamina K, niacina, colina, cálcio, magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio.

Conheça melhor alguns dos principais benefícios do melão para sua saúde:

1. Hidratação intensa

Por apresentar cerca de 90% de sua composição em água, o melão é um excelente aliado para combater a desidratação, que pode causar tontura, cefaleia, pele e boca secas, menor fluxo urinário e prisão de ventre.

Nos casos mais severos, pode causar aceleração dos batimentos cardíacos, confusão mental, pressão baixa e até cálculos renais. A ingestão adequada de líquidos ajuda na digestão, estabiliza a pressão e facilita o trabalho do coração.

2. Ajuda a prevenir o câncer

Devido à grande quantidade de carotenoides presentes no melão, ele pode não somente auxiliar na prevenção, como também no tratamento do câncer, principalmente o de pulmão, facilitando a eliminação das células cancerosas.

O auxílio na manutenção das células saudáveis é outro dos benefícios do melão. Através da ação dos antioxidantes (flavanoides, leteína, zeaxantina e criptoxantina), essa fruta elimina os radicais livres antes que estes enfraqueçam as células, protegendo-as das células doentes.

Outro nutriente importante para a prevenção e tratamento do câncer em estágios iniciais é o folato ou vitamina B9 que, além de evitar defeitos no tubo neural, reduz o risco da doença e pode ajudar a curar, se no início do tratamento.

3. Coração mais forte

Já ouviu o termo “afinar o sangue”? Então, de forma popular, esse é um dos benefícios do melão, se consumido de forma regular. Ele contém um anticoagulante denominado adenosina, que deixa o sangue mais fluido, facilitando assim o trabalho do coração.

Também é importante para o fortalecimento de ossos, cartilagens, músculos e vasos sanguíneos, sendo assim relevante para a musculatura cardíaca e todo o seu sistema, sendo um bom auxiliar no processo de cura e prevenção de doenças cardíacas.

4. Funcionamento dos rins

Por ser um excelente diurético, o melão é uma boa alternativa na prevenção e tratamento de doenças renais, principalmente se aliado ao limão, que potencializa seu efeito.

Devem ser consumidos em conjunto pela manhã, em jejum, para maior eficácia. A vitamina C, presente tanto no melão quanto no limão, auxilia no processo anti-inflamatório, sendo fundamental para rins saudáveis.

5. Emagrecimento e vitalidade

Largamente utilizado em dietas, o melão é um aliado antigo na busca de um corpo mais saudável, mas já se perguntou o porquê? Além da baixíssima quantidade de calorias, sem gordura ou colesterol, os benefícios do melão à dieta são:

  • Mais energia para a prática de atividades físicas: por conter uma grande quantidade de vitaminas pertencentes ao complexo B, responsáveis por quebrar o açúcar e carboidrato ingerido ao longo do dia, a ingestão de melão te deixa com mais energia;
  • Maior hidratação e saciedade ao longo do dia, dada a quantidade de líquidos presente na fruta;
  • Inibição do desejo de comer doces, não apenas por seu sabor adocicado, mas também pela quantidade de água presente.

Vale a pena investir em alguns pedaços ao longo do dia, não é mesmo?

6. Pele mais saudável

Você sabia que o melão tem colágeno? Esse nutriente é importante para manter saudáveis as estruturas da célula nos tecidos conjuntivos, como a sua pele. Dessa forma, outro dos benefícios do melão é facilitar a cicatrização e ajudar a deixar a pele mais firme.

Para quem tem pele seca é um excelente remédio, por causa do colágeno e da quantidade de hidratação interna oriunda do consumo da fruta, hidratando e tonificando a pele.

A presença das vitaminas A, B e C também proporcionam uma ação rejuvenescedora, fazendo com que sua pele fique mais firme, hidratada e saudável.

7. Cabelo mais saudável

A vitamina A presente no melão é fundamental para a manutenção da saúde dos cabelos, de dentro para fora. Ela auxilia na firmeza da fibra capilar no couro cabeludo bem como no crescimento do mesmo.

As vitaminas do complexo B – a exemplo do ácido fólico e inositol – também ajudam a fixar os fios e deixá-los mais fortes contra agressões externas.

Lembre-se que as dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico, pois cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter esses resultados também é preciso manter uma vida e alimentação saudáveis e equilibradas.

Como consumir

benefícios do melão como consumir
Crédito: Pxhere

A forma de consumo do melão é bastante diversificada, podendo ser consumido cru, em compotas, geleia, em receitas salgadas e até mesmo ser usado em produtos para beleza.

Pode ser misturado com abacaxi, banana, laranja, maçã e outros para compor uma deliciosa salada de frutas ou quem sabe com limão, sal, coentro e pimenta de cheiro para um tira gosto mexicano.

Se consumido no café da manhã, pode ser misturado ao iogurte e chia, mel, melado de cana e até mesmo com queijo branco e peito de peru. Muito versátil, não é?

Cuidados ao escolher

Ao comprar um melão, você deve dar atenção a alguns pontos importantes:

  • Escolha os que estão com a casca livre de manchas, nódoas, rachaduras e amassados. Mofo também é sinal de uma fruta sem condições de consumo;
  • Escolha os que tem a cor mais viva, seja amarela, verde ou laranja;
  • Se a casca estiver muito brilhante, quer dizer que está verde. Escolha os mais opacos e menos lisos;
  • Veja se está pesado. Se o melão estiver muito leve em relação aos demais, quer dizer que está seco por dentro;
  • De leves batidas com a ponta do dedo. Se o som sair mais oco, está maduro e pronto para consumo;
  • Cheire o melão na extremidade onde ficava o cabo. Deve ser adocicado e não azedo.

Assim que chegar em casa, lave-o bem, para evitar contaminação por coliformes ou outras sujidades presentes no comércio. Depois é só escolher como vai comê-lo e aproveitar todos os benefícios do melão.

Para os dias de calor, a nossa sugestão é essa sobremesa refrescante e fácil:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

oracoes do estudante
4 Orações do estudante: fé para ajudar nos estudos
benefícios da melancia
5 Benefícios da melancia