benefícios do palmito
Crédito: Wikimedia Commons
em

Benefícios do palmito: 4 motivos para consumi-lo

O palmito é versátil na hora de preparar e o melhor: faz bem para a saúde. Até Alzheimer ele ajuda a retardar!

Você conhece os benefícios do palmito?  Ele é extraído diretamente do que se considera como miolo da palmeira, tendo diversas variedades, como: palmeira, pupunha, açaí e babaçu. Ele é muito saboroso e pode compor diversos pratos, tendo grande versatilidade. Por causa da textura, pode se tornar um ingrediente de realce, principalmente para saladas ou estrogonofe.

Porém, o que poucas pessoas sabem é que os benefícios do palmito são diversos e que ele possui um papel importante para que você possa absorver diversos nutrientes. Além disso ele pode ser livremente utilizado por pessoas que estão em dieta ou que desejam adquirir um estilo de vida mais saudável. Pobre em calorias mas riquíssimo em benefícios, veja quais são!

Veja também: como fazer torta de palmito em casa

Benefícios para a saúde

Se você procura benefícios para cérebro, coração e até mesmo para a parte estética, o palmito é o que você deseja. Confira os quatro benefícios dessa planta e saiba como esse ingrediente poderá ajudar a sua dieta. Lembre que para se alimentar bem não é preciso de tanto esforço e que os nutrientes que você precisa podem estar mais acessíveis do que pensa.

Auxilia na prevenção do Alzheimer

O palmito é rico em zinco, mineral excelente para a saúde cerebral e que auxilia diretamente na prevenção do mal de Alzheimer. Isso é explicado pelo fato de essa ser uma doença degenerativa, o que torna o zinco um importante elemento de prevenção, já que ele combate os radicais livres.

Esse mineral essencial é responsável por integrar uma enzima chamada de superóxido dismutase, que é incumbida por proteger a região cerebral dos estresse oxidativo causado pelos radicais livres. Sem o consumo do zinco, aumenta-se a chance de a pessoa sofrer perda de neurônios mais acelerada, causando diversas demências.

Combate a hipertensão

Esse ingrediente também é importante para a proteção do sistema cardiovascular, já que ele combate a hipertensão. Essa propriedade é explicada por conta do potássio presente no palmito que é importante para o controle do transporte ativo do organismo, através das bombas de sódio-potássio. Assim, seu consumo auxilia para que o excesso de sódio seja eliminado pela urina.

Outro fator que torna o palmito altamente benéfico para a saúde do sistema cardiovascular é o seu alto teor de fibras. Afinal, elas são importantes para evitar o entupimento das artérias, já que controlam o teor de colesterol presente no organismo. Claro que nem se precisa mencionar novamente a importância do combate dos radicais livres, certo?

Previne a prisão de ventre

A prisão de ventre é bastante incômoda e indica um problema no trato intestinal. A boa notícia é que alimentos ricos em fibras, como o palmito e a aveia, atuam diretamente na prevenção e no combate à prisão de ventre. Portanto, as fibras do palmito são importantes para o controle do intestino, regulando-o para o seu fluxo habitual.

Além disso, ele é rico em água. E seu corpo precisa estar hidratado para que possa funcionar corretamente. Lembre-se de que aqueles 2 litros diários, podem ser obtidos não somente tomando sucos e águas aromatizadas. Os próprios alimentos ajudam a manter a hidratação do organismo.

Saúde da pele

Vale destacar que devido a esse mesmo fato de limpar o intestino e controlar o colesterol na corrente sanguínea, as fibras acabam auxiliando na manutenção de uma pele mais saudável e sem acne. Portanto, o palmito também pode ser utilizado para fins estéticos.

Afinal, elas expulsam as toxinas do organismo, através de uma boa limpeza do mesmo. Além disso, é rico em zinco, um poderoso antioxidante que ajuda a combater o envelhecimento das células da derme. Obviamente, a água também fará toda a diferença, principalmente se você é daquelas pessoas que fogem de um copo desse precioso líquido.

esfoliante para o rosto como fazer

Como usar esfoliante para o rosto em cada tipo de pele

Avó dá à luz netos para filho gay realizar desejo de ser pai

Avó dá à luz netos para filho gay realizar desejo de ser pai