em

Suco de uva integral: benefícios e como fazer

O suco de uva integral pode ser um grande aliado para a saúde!

suco de uva integral
Créditos: Wikimedia Commons

A fruta que é mencionada até na Bíblia começou a ser cultivada no Oriente Médio há cerca de 6 mil a 8 mil anos. Mesmo sendo tão popular entre todas as faixas etárias, você ainda não sabe que o suco de uva integral é tão bom para a sua saúde.

Com certeza você já ouviu falar que o vinho traz muitos benefícios para a saúde, mas por conter álcool ele está mais para vilão do que para herói de uma vida saudável. Já o suco de uva não tem esse problema. Ele apresenta todos os pontos positivos do vinho protegendo a sua saúde e o seu organismo.

5. Benefícios do suco de uva integral

suco de uva integral beneficios
Créditos: Cooking Up Clean

O suco dessa fruta pequena e doce traz muitos benefícios para a saúde, principalmente por ter um alto teor de antioxidantes e muitos nutrientes importantes para o organismo funcionar direito. Confira agora cinco benefícios para sua saúde ao tomar suco de uva de forma integral.

1. Retardar o envelhecimento

A substância resveratrol presente no suco de uva é capaz de aumentar o tempo de vida das células, pois as protegem dos radicais livres e as reparam. Com as células durando mais tempo o processo de envelhecimento se torna mais lento.

2. Reduzir o colesterol

A oxidação do colesterol ruim (LDL) pode resultar em maior número de placas nas artérias, o que pode causar a doença de aterosclerose. No entanto, com a ingestão do suco de uva em forma integral o nível do colesterol diminui por causa da ação antioxidante, e ainda aumenta o nível do colesterol bom.

3. Prevenir câncer

O poder antioxidante e os nutrientes presentes no suco de uva reduzem o risco de câncer pois ajudam a regular os hormônios e previne o crescimento desorientado e desordenado das células.

4. Fortalecer o sistema imunológico

Como contém vitamina C e antioxidantes, o suco de uva melhora o sistema imunológico. Ele ajuda a prevenir o corpo de infecções virais por fortalecer a função das células brancas, que é a ação de defesa do organismo contra doenças.

5. Benefícios para o cérebro

O suco de uva combate os danos dos radicais livres nas células cerebrais graças aos antioxidantes presentes na uva. Tomar o seu suco regularmente impede o estresse oxidativo e ajuda na manutenção das células, além de prevenir Alzheimer.

Engorda?

suco de uva integral emagrece
Créditos: Kalay

Ao contrário, o suco de uva integral ajuda no processo de emagrecimento graças às suas ações anti-inflamatórias e antioxidantes. Mas atenção, pois deve ser o integral. O suco de caixinha faz com que o metabolismo fique mais lento pois inflamam as células. O resultado final é o ganho de peso.

Os benefícios do suco para sua dieta são que ele ajuda a reduzir a barriga, estimula o metabolismo e diminui a absorção de gordura. Além disso o suco de uva integral é ótimo para combater aquela vontade por doces. Ele prolonga a saciedade e faz com que você diminua as calorias consumidas pois mantém as taxas de glicose reguladas.

A melhor forma de aliá-lo a sua perda de peso é consumir apenas um copo do suco por dia, sempre entre as refeições. Assim não há riscos em comprometer a sua dieta ou a sua saúde.

Como fazer em casa?

suco de uva integral fazer

Créditos: CFP Winemakers

O suco de uva integral é facilmente encontrado pronto em supermercados em garrafas de vidro. Você deve sempre ler o rótulo para se certificar que é 100% integral. Além disso, você também pode fazê-lo em casa.

Ingredientes

  • Uva escura: 1 quilo;
  • Água: 1 litro.

Modo de preparo

1. Retire as uvas do talo e as lave bem.

2. Coloque a água em uma panela junto com as uvas e leve ao fogo.

3. Quando as uvas começarem a se partir (em torno de 20 a 30 minutos) desligue o fogo.

4. Deixe que esfrie. Quando estiverem em baixa temperatura, peneire a mistura amassando com uma colher para retirar toda a polpa da fruta.

5. Guarde em uma garrafa bem vedada na geladeira para não estragar.

Posso tomar suco de uva integral em jejum?

suco de uva integral jejum
Créditos: Welch’s Global Ingredients Group

Sim, você pode e inclusive deve! O resveratrol, poderoso antioxidante, presente no suco de uva é o motivo. Ao ingeri-lo após acordar, e de barriga vazia, você aproveita todos os benefícios prevenindo-se do Alzheimer e mantendo seu cérebro saudável.

O suco também vai estimular seu aparelho digestivo, acelerar o metabolismo e eliminar o ácido úrico, sendo este responsável pela causa da fadiga. Ele é ótimo para tomar antes das suas atividades físicas, dando uma energia extra.

Contraindicações e cuidados a ter

Não é novidade que nada em excesso faz bem, e com o suco de uva integral não poderia ser diferente. A ingestão da uva é considerada segura, mas existem alguns efeitos colaterais quando consumida de forma exagerada. Entre algumas deles estão: náuseas, gases, indigestão, alergia, tontura, dor de cabeça e vômito.

Preço

O preço do suco de uva integral pronto varia de acordo com a marca e tamanho. É possível encontrar no mercado garrafas de 300 ml até 5 litros, mas a garrafas de 1,5 litros, que são as mais populares, tem um preço médio de R$ 15,00.

Se você escolheu fazer o suco em casa, o quilo da uva preta sai em torno de R$ 12,00, mas pode sempre variar de acordo com a sua região e época do ano.

Além de comprar as uvas no mercado, você pode também optar por cultivá-las em casa de maneira muito simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

brincadeiras antigas

As 20 melhores brincadeiras antigas para ensinar aos filhos

limpa vidros caseiro

Receitas de limpa vidros caseiro