em

10 Benefícios da cerveja para a saúde

Adora aquela cervejinha depois do trabalho? Saiba que ela pode ser realmente benéfica para sua saúde.

benefícios da cerveja para sua vida
Crédito: Freepik

Há algum tempo já os apreciadores de vinho comemoram que essa é uma bebida alcoólica que comprovadamente faz bem à saúde. Recentemente, contudo, outra bebida desse tipo tem ganhado destaque entre os médicos como sendo benéfica: a cerveja. Acredite, não é mito. Os benefícios da cerveja para a saúde de fato existem e estão a um caneco de você.

A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais populares em todo o mundo. Ela vai bem naquele churrasco de domingo com a família e também no happy hour de sexta-feira com os amigos. Poucas são as pessoas que resistem a um caneco gelado dessa bebida. Agora, sabendo que ela pode lhe oferecer benefícios à saúde, você pode consumir sem medo de que moderadamente.

Quais são os benefícios da cerveja?

Dar uma aliviada no calor em dias quentes não é o único benefício da cerveja. Ela tampouco serve apenas para unir pessoas e facilitar a interação social. Devido as suas propriedades e aos seus componentes nutricionais, essa bebida pode atuar em prol de sua saúde nos mais variados âmbitos.

A receita tradicional da cerveja leva apenas quatro ingredientes: água, malte, cevada e lúpulo. Apesar de poucos, garantem boa quantidade de vitaminas, de minerais, de fibras, de proteínas, de flavonoides, de antioxidantes e de polifenois. Especialistas apontam, ainda, que a quantidade de álcool presente na maioria das cervejas é suficiente por si só para causar efeitos positivos no organismo. Veja abaixo, portanto, quais são os benefícios da cerveja.

1. É um diurético bastante eficaz

quais os benefícios da cerveja
Crédito: Pxhere

A maioria das pessoas que bebe cerveja nota que vai ao banheiro com mais frequência. Talvez você nunca tenha pensado, mas isso é um ótimo benefício! Tomar um ou dois copos dessa bebida é suficiente para estimular a eliminação de toxinas que você não precisa manter em seu organismo.

2. Relaxa e reduz o estresse – mas apenas por um momento

A maioria das bebidas alcoólicas fornece uma sensação de bem-estar, isso todo mundo sabe. Por isso é muito comum que as pessoas bebam um ou dois copos de cerveja depois daquele dia estressante. Saiba, porém, que se sua intenção é relaxar e ter uma boa noite de sono ao ingerir essa bebida, você está cometendo um grande erro.

Pesquisas apontam que ingerir qualquer bebida alcoólica logo antes de adormecer é prejudicial à qualidade de seu sono. Você adormece profundamente e pula uma das etapas mais importantes do sono, o sono REM.

Essa sigla vem da frase em inglês Rapid Eye Movement  ou, na tradução, “movimento rápido dos olhos”.  Ela se refere aos primeiros 90 minutos após você adormecer. É nessa fase que você sonha e é a fase restauradora da sua energia.

Aquele copo de cerveja antes de dormir, portanto, só serve para relaxar enquanto você está acordado e o organismo processa o álcool. Beber e ir dormir só deixará você mais cansado no dia seguinte.

3. Regula as atividades intestinais

Um dos benefícios da cerveja que as pessoas não sabem é que ela é uma bebida bastante fibrosa, com boas taxas de fibras solúveis. Como se sabe, essas fibras são responsáveis por auxiliar no trato intestinal. Elas fazem com que a digestão funcione da maneira correta, eliminando flatulência, prisão de ventre e outros incômodos.

4. Influencia na prevenção de diabetes

Há uma relação entre o consumo moderado da bebida e a prevenção de diabetes. Isso de acordo com um estudo realizado por pesquisadores holandeses sobre os benefícios da cerveja.

A pesquisa foi feita com homens que não bebiam cerveja e começaram a consumir essa bebida moderadamente. Após quatro anos de acompanhamento, concluiu-se que eles tinham menor propensão a terem diabetes.

O consumo moderado de cerveja é associado ainda ao aumento da sensibilidade à insulina. Isso está relacionado à prevenção de diabetes.

5. Pode evitar formação de pedras nos rins

Os efeitos diuréticos da cerveja e a alta quantidade de água em sua composição podem diminuir em 40% as chances de haver pedras nos rins.

6. Reduz o LDL e aumenta o HDL

benefícios da cerveja e a redução do colesterol ruim
Crédito: Freepik

Por incrível que pareça, um dos benefícios da cerveja é reduzir o colesterol ruim, o LDL. O consumo moderado dessa bebida estabiliza os níveis desse tipo de colesterol e ainda aumenta os níveis do bom. Tudo isso porque a cerveja contém cevada, a levedura. A levedura possui um tipo de fibra solúvel bastante eficaz na diminuição do LDL.

7. Pode fortalecer os ossos

A cerveja contém silício. Esse mineral é responsável pela melhora da densidade dos ossos, o que fortalece toda a estrutura do corpo ao conectar o músculo ao tecido ósseo. Por consequência, previne a osteoporose. Nesse caso, dê preferência para cervejas escuras, que, devido a alta concentração de lúpulo, contêm mais silício.

8. Melhora a saúde cerebral

Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que a cerveja pode evitar complicações cerebrais. De acordo com a pesquisa, os antioxidantes e os polifenois presentes na composição da cerveja reduzem os riscos de Alzheimer e de AVCs.

Mas atenção: o excesso de carboidratos pode levar ao oposto. Por isso, não se esqueça, a cerveja é um carboidrato e deve ser consumida com muita moderação.

9. Aumenta a imunidade do organismo

De acordo com um estudo publicado na Annals of Nutrition and Metabolism, a levedura da cerveja após o término do processo de fermentação da bebida ativa células de defesa do organismo. Outra pesquisa aponta, em consequência disso, que a cerveja é boa para prevenir gripes e resfriados quando consumida com moderação.

10. Previne doenças oculares

Uma vez que a cerveja possui bons níveis de antioxidantes, ela pode evitar que células oculares sejam danificadas. Isso pode evitar problemas de visão graves, como a catarata, por exemplo.

8 Benefícios do levedo de cerveja

Muitas pessoas acham que o levedo de cerveja, também conhecido como levedura de cerveja, é utilizado apenas na produção dessa bebida alcoólica. Em primeiro lugar, você pode encontrar esse produto em lojas especializadas em artigos naturais e mesmo em farmácias.

Não costuma ser caro e pode ser utilizado em diversas receitas saudáveis. Recomenda-se, portanto, ter uma conversa com um médico antes de incluir esse suplemento alimentar em sua dieta. Por isso, se você quiser se beneficiar dos benefícios da cerveja sem bebê-la, pode optar por fazer uso desse produto.

Uma colher de chá de levedo de cerveja (3 gramas) contém apenas 10 calorias. São 1,1 gramas de carboidratos, 1,4 gramas de proteínas, 0,1 de gorduras e 0,9 de fibras. Esse alimento apresenta, portanto, inúmeros benefícios que você pode aproveitar a partir de um consumo moderado. Veja abaixo 8 benefícios do levedo de cerveja.

1. Regula a glicose e evita diabetes

O consumo de levedo de cerveja tem poder de reduzir o desejo por doces, o que é bom para quem tem problemas com glicose. O cromo presente no levedo é responsável por equilibrar e por melhorar a função da insulina no organismo. Isso mantém os níveis de açúcar no sangue regulados, o que diminui as chances de haver diabetes.

2. Controla o peso

beber cerveja pode ajudar a emagrecer

Crédito: Freepik

Quem consome o levedo de cerveja aumenta a ingestão de fibras. De acordo com pesquisas, consumir 30 gramas de fibras diariamente pode aumentar as taxas de queima calórica. Esse nutriente somado à proteína, também presente nesse alimento, fornecem saciedade. Você passará a consumir menos calorias, o que pode reduzir os números da balança a médio prazo.

Destaca-se, no entanto, que o consumo de levedo de cerveja deve ser moderado. Apesar de benéfico, se consumido em excesso, pode contribuir para ganho de peso. Tente combinar esse suplemento alimentar com saladas ou outras refeições com baixo teor de gordura.

3. É benéfico para o sistema digestivo

A flora intestinal por vezes pode não funcionar da maneira correta, o que gera inúmeros desconfortos. O levedo de cerveja atua na saúde intestinal, primeiro por meio das fibras. Elas têm um papel fundamental na regulação do intestino e do sistema digestivo em geral. O levedo ainda fortalece a membrana mucosa do intestino, o que pode evitar o surgimento de bactérias ruins.

Outro ponto positivo para o levedo de cerveja é que ele possui muitas bactérias boas e também probióticos. Os probióticos evitam problemas que prejudicam uma boa digestão e que podem levar a diarreias, por exemplo.

4. Potencializa as defesas do organismo

O levedo de cerveja fornece uma série de nutrientes capazes de proteger o sistema imunológico. Destacam-se vitaminas, aminoácidos, o ácido fólico e alguns minerais. Dentre os minerais, o selênio é um dos que mais age nas defesas do organismo. Ele atua como antioxidante, portanto previne danos causados pelos radicais livres.

5. Alivia sintomas da TPM

Alguns estudos apontam que o consumo equilibrado de levedo de cerveja pode diminuir o impacto causado pelos sintomas da TPM. Oscilações de humor e de apetite, inchaços abdominais e cólicas, portanto, seriam reduzidos.

6. Protege o coração

Assim como um dos benefícios da cerveja é reduzir os níveis de colesterol ruim, um dos benefícios do levedo de cerveja também o é. O consumo moderado desse alimento aliado a um estilo de vida saudável, com boa alimentação e exercícios físicos regulares, é super benéfico. Além de reduzir o colesterol ruim, pode ainda aumentar os níveis do bom.

Acredita-se que as chances de ter doenças cardíacas diminuem com a ingestão do levedo de cerveja. A ocorrência de AVCs e de ataques cardíacos, de acordo com estudos, seria bastante reduzida.

7. Melhora o sistema respiratório

levedo de cerveja melhora a respiração
Crédito: Freepik

Uma vez que o sistema imunológico é fortalecido pelo consumo do levedo, em consequência o sistema respiratório também recebe proteção. Esse alimento auxilia a combater resfriados, gripes e outros problemas respiratórios. Alergias e complicações decorrentes de estações como inverno e primavera também podem ser melhor solucionadas com o levedo de cerveja.

8. Tem impacto positivo na saúde da pele

As acnes, famosas espinhas, afetam tanto adolescentes quanto adultos. A ingestão do levedo de cerveja pode ser bastante benéfica na prevenção desse incômodo. As vitaminas do complexo B presentes nesse suplemento alimentar reduzem a incidência de inflamações, o que deixa a pele mais saudável e pode livrá-la das espinhas.

Faz mal beber cerveja todos os dias?

O consumo exagerado de qualquer bebida alcoólica pode apresentar malefícios e, apesar dos variados benefícios da cerveja, essa bebida pode, sim, levar prejuízos à saúde.

Os riscos residem exatamente no consumo em excesso, que pode levar a consequências ruins não apenas físicas, como psicológicas e mentais.

Primeiramente, o consumo exagerado de cerveja, como o de qualquer bebida alcoólica, pode levar à dependência. O alcoolismo, uma das doenças mais comuns entre os brasileiros, pode afetar todas as esferas da vida de uma pessoa.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, por exemplo, só em 2016 foi consumido no país mais do que o número médio mundial de litros de álcool. No mundo todo foram 6,4 litros por pessoa, enquanto no Brasil foram 8,9.

Não bastasse o alcoolismo, que já é um grave problema, o consumo em excesso de cerveja pode propiciar ganho de peso. Até porque raramente o consumo de cerveja ocorre sozinho, sendo acompanhado por alimentos calóricos como amendoim, batata frita ou hambúrgueres. Lembre-se que grande parte das calorias dessa bebida são originárias de açúcares.

Outra questão é que essa bebida tem efeito diurético, apesar de um dos benefícios da cerveja ser exatamente esse.

Como ela possibilita uma maior eliminação de urina, muitas vitaminas e outros nutrientes são eliminados juntos, antes de serem absorvidos. Portanto tenha cuidado e consuma cerveja de modo bastante moderado e consciente, sem criar o hábito diário de consumo.

Atenção especial durante a gravidez, período em que apenas um copo de cerveja já pode ser tóxico para o bebê!

Até que quantidade a cerveja é benéfica?

benefícios da cerveja até que quantidade
Crédito: Unsplash

Mulheres e homens têm metabolismos diferentes, fazendo com que a mulher fique mais vulnerável aos efeitos do álcool. Isso acontece por que elas apresentam uma maior quantidade de tecido gorduroso, uma maior variação hormonal ao longo do mês (podendo o consumo ser realizado em um período não pertinente) além da menor quantidade da enzima desidrogenase, que metaboliza o álcool no organismo.

Assim, é mais fácil a mulher sofrer com as consequências do consumo de álcool, tendo uma margem menor de consumo para usufruir dos benefícios da cerveja.

Dessa forma, de acordo com a FDA (Federal Drug Administration), dos Estados Unidos, as mulheres podem ingerir no máximo 7 latas de cerveja durante a semana e os homens, 14.

Uma lata de cerveja contém 30 ml de álcool e pode causar dependência, mesmo que com consumo moderado, pois é influenciado também por fatores genéticos e psicológicos.

O que é consumo moderado de cerveja

Então o que seria o consumo moderado que traz os benefícios da cerveja? Será que realmente vale a pena beber cerveja todos os dias, mesmo que dentro da recomendação indicada pela FDA?

A partir do momento em que a sensação de necessidade de beber uma cervejinha em determinado momento aparece – principalmente quando este se repete diariamente – o sinal de alerta deve ficar ligado.

Consumir moderadamente está relacionado à liberdade de escolha, onde você é livre para tomar a decisão de beber ao invés de atender ao pedido do corpo.

Para isso, avalie se vale a pena o consumo diário e nunca ultrapasse uma latinha. Se quiser, pode acrescentar o levedo de cerveja na sua alimentação, que trará excelentes resultados.

Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre os benefícios da cerveja:

Fonte: Beer and Health, Annals of Nutrition & Metabolism e JAFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

suco de kiwi

Suco de kiwi: receitas e benefícios

benefícios do kiwi

6 Benefícios do kiwi para a saúde