A alface tem um nível calórico muito baixo, sendo a melhor amiga de quem precisa de vigiar o seu peso, tendo a cada 100 gramas, somente 15 calorias. É hidratante, tem proteína e também muita fibra, além de vitaminas e minerais, como a A, B, C e K, e cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo.
Benefícios da alface

Você pode achar que ela é uma comida sem graça, mas é possível dar uma levantada no seu prato com pequenos truques de cozinha. E mais: com complementos ideias, fica deliciosa. Experimente adicionar castanhas, queijos e até pequenos pedaços de frutas para elevar seu sabor, além de escolher o molho para salada certo para seu gosto.
1. Combate a anemia
2. Facilita a digestão
Rica em fibras, ajuda a limpar o intestino e facilita o trânsito do bolo alimentar no trato gastrointestinal.
Além disso, seu chá é um excelente digestivo e suas folhas contém vitamina C, eliminando assim uma maior quantidade de toxinas do organismo.
3. Fortalece os ossos
Rica em vitamina K, ajuda a combater o surgimento de osteoporose, pois favorece a fixação dos nutrientes e a formação óssea, através da caroxilação e osteocalcina.
Além disso, possui cálcio e fósforo em sua composição, auxiliando na produção da osteocalcina, mantendo os tecidos ósseos mais densos.
4. Boa para o coração
Ajuda a reduzir o colesterol ruim, reduzindo as chances de que ocorram inflamações nas artérias, que podem levar a infartos e até derrames.
A presença da vitamina C também ajuda a evitar a formação de placas ateroscleróticas, pois reduz a oxidação no organismo.
5. Combate o envelhecimento precoce
Ainda por conta da vitamina C e outros elementos que combatem os radicais livres, ajuda na conservação celular, evitando sua oxidação.
Dessa forma, o corpo permanece jovem por mais tempo, evitando o envelhecimento precoce celular, consequentemente dos órgãos, incluindo sua pele.
6. Açúcar no sangue
O consumo previne e combate o diabetes ao participar do processo de transformação da glicose no sangue.
Além disso, seu índice glicêmico é muito baixo, ficando mais fácil a manutenção da alimentação.
7. Estresse e insônia
Possui substâncias que ajudam no controle da ansiedade, um dos principais causadores de estresse, sendo seu chá altamente recomendado para quem precisa de um tempo para respirar.
8. Emagrecimento
É um alimento de baixa caloria e rico em fibras, que ajudam na eliminação de gorduras. Além disso, dá uma maior sensação de saciedade, além de combater o inchaço.
Suas propriedades calmantes ajudam a combater a necessidade de beliscar um lanchinho de tempos em tempos, fazendo com que o processo seja mais tranquilo.
9. Melhora a pele
Ela contém na sua composição antioxidantes e vitamina C, que mantém a pele radiante. É importante também para evitar a formação de rugas, envelhecimento precoce e a pigmentação proveniente da idade.
A vitamina C participa da formação do colágeno, que ajuda na firmeza da pele, além da vitamina A, fundamental para a nutrição da mesma e das mucosas.
10. Ajuda a dormir melhor
É uma ótima saída para quem usualmente sofre com insônias, sendo recomendado o seu consumo a noite, antes de dormir.
O grande segredo aqui é a presença do lactucarium, que ajuda a dormir melhor e a acalmar, sendo eliminado assim que a folha se parte.
Propriedades nutricionais

A cada 100 gramas, você encontra somente 15 calorias! Fantástica, não é? Além disso, possui proteínas, fibras e fitonutrientes como o betacaroteno, luteína e zeaxantina.
Possui vitaminas A, K, C e ácido fólico, além de piridoxina, tiamina e riboflavina. Para a pele, conte com a presença do ácido pantotênico, vitamina E e niacina.
Entre os minerais, você tem o manganês, ferro, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, cobre e zinco. Ou seja, uma escolha inteligente e nutritiva.
Contraindicações
Como todo alimento e medicamento natural, ela tem suas contraindicações.
Quem sofre com pedras nos rins deve evitar o consumo exagerado, pois ela tem ácido oxálico, que em grandes quantidades, pode prejudicar o quadro.
Pessoas que tem hipoglicemia ou hipoglicemia reativa devem ter cautela no consumo, pois ela ajuda a reduzir a quantidade de açúcar no sangue.
Tipos de alface

1. Americana
Com as folhas mais crocantes e com o formato único, que se assemelha ao repolho, essa é a que tem maior durabilidade, porém com menor valor nutricional.
2. Lisa
Essa variedade tem as folhas bem separadas umas das outras e a textura é bem lisa, com leves ondulações nas pontas das mesmas. É a que tem o sabor mais suave.
3. Crespa
Essa é aquela do mercado, que é a mais fácil de encontrar em todo o Brasil. Suas folhas possuem as bordas bem onduladas, assemelhando-se a uma renda, quando juntas.
4. Roxa
Também com as folhas mais crespas, a roxa é facilmente encontrada, sendo essa variedade, a que apresenta uma maior quantidade de antioxidantes, sendo assim a ideal para preparar sucos detox.
Como plantar
Para plantar em casa, siga os seguintes passos:
- Coloque terra vegetal em uma sementeira;
- Ponha uma semente em cada nicho;
- Molhe diariamente, pela manhã;
- Quando as mudas já tiverem 6 folhas, pode transplantar para o vaso definitivo ou para o solo;
- Dê uma distância de 20 cm entre cada muda;
- Colha quando estiver com as folhas bem formadas.
Receitas

1. Suco com limão
Ingredientes
Alface: 3 folhas bem higienizadas;
Couve: 1 folha;
Limão: sumo de 1 unidade;
Água bem gelada: 250 ml.
Modo de preparo
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que fiquem bem misturados. Adoce se quiser e beba imediatamente, sem coar.
2. Chá
Ingredientes
Alface: 2 folhas, picadas;
Água: 250 ml;
Limão: sumo de 1 unidade.
Modo de preparo
- Leve a água e a alface ao fogo e quando levantar fervura, desligue. Depois de frio, adicione o sumo de limão e beba imediatamente.
3. Omelete com pimentões
Ingredientes
Farinha de trigo integral: 5 colheres (sopa);
Ovo: 2 unidades;
Água: 150 ml;
Alface: 5 folhas picadas em tirinhas;
Pimentão: 1 unidade picada em tirinhas;
Sal e pimenta: a gosto.
Modo de preparo
- Bata os ingredientes no liquidificador, exceto a alface e o pimentão;
- Refogue os ingredientes restantes com um pouquinho de azeite de oliva e adicione a massa batida;
- Deixe dourar e vire;
- Consuma ainda quente.
4. Rolinhos recheados
Ingredientes
Alface lisa: 6 folhas;
Queijo: 6 fatias;
Peito de peru: 6 fatias;
Cenoura ralada: 1 unidade.
Modo de preparo
- Abra a folha de alface e coloque uma fatia de queijo, uma de peito de peru defumado e cenoura ralada;
- Feche como um rocambole e espete palitos de dente para segurar;
- Coloque os rolinhos em uma travessa e sirva com o molho da sua preferência.
5. Salada incrementada
Ingredientes
Alface: 10 folhas;
Queijo minas frescal: 1 xícara (chá) em cubinhos;
Azeitona: ½ xícara (chá) em rodelas;
Milho verde: 1 lata escorrida;
Sal, azeite e orégano: a gosto.
Modo de preparo
- Corte as folhas em tirinhas e coloque na saladeira;
- Misture os outros ingredientes e sirva imediatamente.

