em

AmeiAmei EstranhoEstranho TristeTriste

O açafrão emagrece? Tire a dúvida e veja como consumir

Se você gosta de conhecer melhor os efeitos das especiarias no organismo, veja qual a função do açafrão para emagrecer.

açafrão emagrece
Crédito: Pixabay

O açafrão é uma especiaria muito antiga, cultivada principalmente na região do mediterrâneo, que compreende países da Europa, África e Ásia. Ele é bastante popular do Brasil, e têm levantado o questionamento: açafrão emagrece? Porém, antes de responder a essa questão, vale ressaltar que muitas vezes ele é confundido com o açafrão-da-terra, que é a mesma coisa que a cúrcuma.

Para que não haja mais confusão, a principal diferença (visível) entre um e outro está na cor: o açafrão é vermelho e a cúrcuma (açafrão-da-terra) é amarela. Embora ambos forneçam muitos benefícios, à saúde, o que você verá a seguir sobre a questão do emagrecimento é o açafrão verdadeiro: chamado de ouro vermelho, pelo seu altíssimo valor agregado.

Açafrão emagrece mesmo?

Nenhum alimento sozinho faz emagrecer, não é mesmo? Mas existem aqueles que possuem propriedades que estimulam o emagrecimento, quando combinados a uma dieta saudável e equilibrada.

Além da alimentação, a prática de exercícios também é fundamental no processo de emagrecimento porque o corpo precisa se manter em atividade para metabolizar tudo aquilo que se come.

Então, no caso do açafrão, ele colabora sim com o emagrecimento porque possui propriedades que atuam nesse sentido: são as riboflavinas. Elas fazem parte da classe das vitaminas e ajudam a metabolizar a gordura, o açúcar e as proteínas ingeridas.

Além dessas vitaminas, a grande quantidade de antioxidantes que contêm no açafrão, atua na renovação das células do corpo. A forma de atuação é quando as células estão sendo oxidadas pelo excesso de radicais livres, que impedem sua função normal. Então os antioxidantes combatem essas moléculas excessivas e as células retomam suas funções.

A relação das células saudáveis com o emagrecimento é total. O corpo inteiro é composto por células e precisa que elas estejam em pleno funcionamento para se manter saudável e promover o emagrecimento.

Como tomar açafrão para emagrecer

Agora que você já sabe que o açafrão emagrece, veja como tomar para obter esse efeito. Lembrando que ele sozinho não irá fazer milagres, então consulte um nutricionista para fazer um planejamento alimentar de acordo com as suas necessidades.

Para ter certeza de que você está consumindo o açafrão correto, não compre a versão em pó. Ela normalmente possui mistura com outras especiarias, o que não é ruim, mas não é o açafrão puro.

Prefira comprar a versão em pistilos, que são fios fininhos, retirados da flor do açafrão. Essa especiaria é cara, mas você só precisa usar 1 grama por vez, então dura bastante. Para fazer o chá de açafrão veja os passos abaixo:

Ingredientes

  • Pistilos de açafrão: 1 grama;
  • Água: 1 litro.

Modo de preparo e consumo

1. Leve ao fogo a água para ferver e depois junte o açafrão, mantendo fervendo em fogo baixo por cinco minutos.

2. Desligue o fogo, abafe o chá e deixe descansar até estar morno. Depois é só coar e beber duas vezes ao dia.

Contraindicações e cuidados no consumo

O açafrão pode causar efeitos colaterais quando ingerido em excesso. Por isso é que não precisa de mais que 1 grama por litro de água.

Se for gestante ou lactante, não beba. Se tiver algum problema de saúde e ficar com receio dos efeitos, consulte seu médico antes de consumir o chá. Sua saúde vem em primeiro lugar.

Dica: Faça outro chá emagrecedor

A natureza está repleta de plantas que fazem muito bem ao organismo e ajudam a emagrecer, quando o corpo absorve suas propriedades. Veja quais são os benefícios do chá de alecrim com orégano para a saúde e o emagrecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

biscoito de polvilho frito

Como fazer biscoito de polvilho frito sem espirrar óleo

melão-de-são-caetano

Melão-de-são-caetano: conhece os benefícios dessa planta?