em

4 Bebidas que aceleram o metabolismo e outras dicas

Veja o que faz o metabolismo acelerar e comece a adaptar seus hábitos de vida para emagrecer com saúde.
bebidas que aceleram o metabolismo
Crédito: PxHere

Quando se fala em acelerar o metabolismo quer dizer que tudo o que é ingerido é metabolizado de forma mais rápida. Assim, há menos acúmulo de gordura nas células, pois o organismo vai precisar gastar essa gordura para gerar a energia de que precisa. Nesse processo, as bebidas que aceleram o metabolismo têm um papel importante. Entenda.

A principal fonte de energia para o corpo são os carboidratos, então quando você reduz o consumo deles, o corpo precisa buscar energia em outras fontes, como na gordura localizada. Por isso que uma dieta pobre em carboidratos e rica em proteínas, em fibras e em outros nutrientes faz emagrecer.

Sendo assim, as bebidas que aceleram o metabolismo dividem-se entre as termogênicas, que fazem o corpo aquecer e precisar de mais energia, e as ricas em fibras, vitaminas e minerais, que fazem o corpo trabalhar melhor, sem travar o processo de metabolismo.

Bebidas que aceleram o metabolismo naturalmente

A natureza tem todos os ingredientes necessários para melhorar todos os aspectos da saúde humana, inclusive as bebidas que aceleram o metabolismo. Confira como combinar os ingredientes certos e obter esse efeito.

1. Água de limão com gengibre

bebidas que aceleram o metabolismo limão com gengibre
Crédito: Pixabay

O limão é uma fruta cítrica repleta de benefícios para a saúde. É rico em ácido fólico, magnésio, potássio, fósforo e cálcio, além de conter a pectina, que ajuda a controlar o apetite.

A vitamina C presente no limão é anti-inflamatória, ajuda a absorver o ferro, deixando o organismo fortalecido. Ajuda ainda a melhorar a digestão, desinchando a área abdominal, e a evitar o aumento da taxa de glicose no sangue, responsável pela liberação da insulina, que promove o acúmulo de gordura, aumenta o apetite e reduz o metabolismo.

O gengibre, além de ser ótimo para o sistema imunológico, é termogênico. Ele faz o corpo aquecer e precisar gastar mais gordura para se manter nessa temperatura. Então, antes do café da manhã, tome um copo de água com um pouco de suco de limão e um pedacinho de gengibre amassado, sem açúcar nem adoçante.

2. Chá verde

bebidas que aceleram o metabolismo tomar chá verde
Crédito: Pixabay

A catequina, que é uma das principais substâncias das folhas do chá verde, faz com que a digestão das refeições seja mais fácil, estimula a queima de gordura, além de ajudar a controlar o colesterol e o açúcar no sangue.

Essa bebida você pode tomar sem açúcar também, seja antes do café da manhã ou de outras refeições ao longo do dia. Deve apenas evitar no jantar ou muito tarde porque ela contém cafeína e pode atrapalhar a qualidade do sono.

3. Café

bebidas que aceleram o metabolismo tomar café
Crédito: Pxhere

Que o café é um excelente estimulante todo mundo sabe. Um dos motivos para ter esse efeito é que ele também é um termogênico. Ou seja, aquece o corpo, que necessita queimar gordura para continuar tendo energia para manter essa temperatura.

Por também atuar na liberação de dopamina e norepinefrina, o café ajuda a reduzir a ansiedade, que faz surgir aquela vontade incontrolável de comer o que engorda. Você pode beber em média 4 xícaras de café distribuídas ao longo do dia, mas evitando beber após as 18h ou 20h para não atrapalhar o sono.

4. Vitamina de iogurte com canela

bebidas que aceleram o metabolismo tomar vitamina
Crédito: Pxhere

O iogurte natural é fonte de proteína, que é ótima para acelerar o metabolismo. Ao comer proteína, que é uma substância mais pesada, o metabolismo necessita de mais energia, ou seja, vai gastar mais gordura para digerir a proteína.

A canela é um alimento termogênico que vai intensificar essa queima de gordura. Você pode adicionar uma fruta como morango nessa vitamina, sem colocar nenhum tipo de açúcar, e beber no lanche, no pré ou pós treino. Lembre-se que para o corpo emagrecer dessa forma você deve estar comendo poucos carboidratos de digestão rápida.

Dica de alimentos para acelerar o metabolismo

Mesmo com essas dicas de bebidas que aceleram o metabolismo, outras mudanças na rotina são necessárias para que elas façam efeito. A principal delas é ter uma alimentação saudável e equilibrada. Então, vá a um nutricionista e inicie uma reeducação alimentar para ingerir apenas o que faz bem para o seu corpo e ajuda ele a trabalhar melhor.

Alguns alimentos que vão ajudar a acelerar o metabolismo e a melhorar a saúde são:

  • Pimenta;
  • Peito de peru;
  • Lentilha;
  • Amêndoas;
  • Atum;
  • Aveia;
  • Clara de ovo;
  • Brócolis;
  • Abacate.

Para ter mais ideias de como reunir esses alimentos e transformá-los em algo mais atrativo e saciável, confira algumas receitas deliciosas e fáceis para acelerar o metabolismo.

Outros métodos para acelerar o metabolismo

Depois que estiver fazendo uma alimentação adequada, com as bebidas e comidas que ajudam a acelerar o metabolismo, outro método que precisa começar a praticar é a atividade física. Manter seu corpo em movimento é o que vai fazer o metabolismo funcionar de verdade, com qualidade. Para que a sua máquina funcione ela não pode ficar parada, essa é a lógica.

Dormir bem é outro método fundamental. Está certo que todo mundo dorme, mas a qualidade do sono faz toda a diferença. É importante dormir o suficiente para que o corpo consiga se recuperar da energia que gastou e ter o suficiente para o dia seguinte.

Aliado a todas essas práticas você também precisa beber bastante água ao longo de todo o dia. Sem água não há vida, então, para que o seu metabolismo funcione, precisa de hidratação. A quantidade de água ideal varia de pessoa para pessoa, mas procure beber no mínio 1 litro e meio durante todo o dia, se possível 2 litros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

Acelere o emagrecimento com estas duas potentes ervas
Trufas fit: uma receita rápida e deliciosa que você tem que provar!