em

Receitas com banana congelada

Para aproveitar as bananas sem desperdício, a melhor ideia é congelar. Veja como usá-las

receitas com banana congelada
Crédito: Pixabay

A banana é uma fruta que se encontra com muita facilidade em mercados e feiras. Mesmo quando compra um cacho ainda verde, ele logo amadurece e é preciso comer dentro do tempo para não deixar apodrecer. Quando está bem madura, uma das receitas mais populares é a banana frita. Mas antes de amadurecer por completo, pode cortá-la em rodelas ou amassar e congelar. Quer saber como usar depois? Então veja essas receitas com banana congelada.

Veja também: como fazer banana chips para petiscar

Receitas com banana congelada

As formas de congelar a banana influenciam na finalidade que vai dar a ela depois. Então, primeiro veja as receitas para decidir se vai fazer banana congelada em rodelas, em forma de purê ou biomassa de banana verde, por exemplo.

1. Smoothie

smoothie de banana congelada
Crédito: Tudo Gostoso

O smoothie é uma mistura de vitamina e sorvete, com uma textura que fica entre esses dois. É uma bebida cremosa e que pode ser bem nutritiva para tomar no café da manhã ou no lanche, dependendo dos ingredientes que utilizar. Nessa receita a sugestão é usar duas bananas congeladas picadas, água, gelo, suco de limão, açúcar, canela e hortelã.

2. Milk-shake saudável

milkshake de banana congelada
Crédito: Receita Light Fácil

Essa receita se parece com a do smoothie, mas só na aparência, porque os ingredientes mudam, exceto pelas bananas. É feito com leite de amêndoas ou outro leite, açúcar mascavo, cacau em pó, castanha-do-pará, aveia e canela.

3. Sorvete caseiro

sorvete de banana congelada
Crédito: Panelinha

Quem resiste a um delicioso sorvete de banana caseiro? Mesmo no inverno é bom. Essa receita é muito simples, pois o único ingrediente que vai precisar é banana. O primeiro passo é descascá-las e cortar em pedaços menores para levar ao congelador. No dia seguinte é só deixar alguns minutos fora do congelador e depois bater muito bem no liquidificador. Se quiser pode adicionar outras frutas, como morangos.

4. Bolo saudável

bolo de banana congelada
Crédito: Rubia Rubita Home

Essa receita não necessita que as bananas estejam congeladas, mas se já tiver congelado e quiser fazer um bolo, dá certo do mesmo jeito. Para isso, elas devem ter sido congeladas bem maduras. Basta bater no liquidificador as frutas com ovos, óleo de coco, canela, aveia, linhaça, chia e, por último, fermento.

5. Bananada

doce de banana congelada
Crédito: Pitéis da Dinha

Essa também é mais uma receita para fazer quando quiser aproveitar as bananas que congelou em rodelas. Para esse doce, precisa deixar as bananas descongelarem e usar até o líquido que se formar com o descongelamento. Também vai usar açúcar, cravo, canela, conhaque, água e corante alimentício, se quiser. É como um doce cremoso para passar sobre o bolo da receita anterior.

6. Sobremesa de chocolate com biomassa de banana verde

sobremesa de chocolate e banana congelada
Crédito: Eu Não Sou Chef

A biomassa de banana verde é a base para diversas receitas saudáveis, pois é uma massa bem lisa, espessa e de sabor neutro, além de muito nutritiva. Nessa sobremesa ela deixa a consistência bem cremosa. Além da biomassa, vai precisar de leite, farinha de aveia, chocolate em pó, chia, açúcar demerara, essência de baunilha, canela e frutas para decorar.

7. Mousse de chocolate com banana

Essa é uma outra versão da receita anterior, que fica parecida por causa da banana congelada, da aveia e do cacau em pó, mas também leva gelatina sem sabor, castanhas, leite de soja, açúcar mascavo e baunilha. Fica bem consistente e cremoso.

chá de mulungu

Chá de mulungu: para que serve e como fazer

baicuru

Baicuru: benefícios e como consumir