pomadas
Créditos: Freepik

Pomadas modeladoras de tranças causam cegueira temporária em consumidoras

Os relatos são de duas marcas desse tipo de produto. Atenção na hora da compra!

Publicidade

Pessoas têm relatado nas redes sociais reações assustadoras a algumas marcas de pomadas modeladoras de tranças.

O problema ocorre após o mergulho no mar ou piscina, quando o produto escorre para os olhos, provocando irritação e, em alguns casos, cegueira temporária.

Uma usuária do Twitter que sua sogra usou a pomada, sentiu a vista embaçada ao mergulhar na piscina e, no dia seguinte, acordou sem enxergar.

Veja também: 6 erros ao fazer tranças que podem prejudicar a saúde dos seus cabelos

Publicidade

Problemas surgem quando o cabelo tem contato com a água

Outra mulher que utilizou o produto contou ao UOL Universa que passou por drama semelhante em fevereiro. Sentiu os olhos embaçados e muita ardência enquanto estava na praia.

Segundo ela, suas pálpebras incharam e colaram, e sua vista só voltou ao normal após muito uso de colírio.

“Eu comecei a sentir meus olhos embaçando muito. Achei estranho, mas pensei que poderia ser por eu ter virado à noite sem dormir. Conversei com meu esposo e decidimos voltar para casa”, contou a Universa. “Lavei os olhos com soro, deitei, mas continuava embaçado. Em alguns momentos, ficava muito cinzento, muito branco. Ardia muito”.

Publicidade

Veja também: 5 Cuidados essenciais com a área dos olhos

Ela soube, pelas redes sociais, que outras pessoas passaram pela mesma situação e sua trancista suspendeu o uso da pomada, da marca ÔmegaFix.

A trancista Adriele Karen, viu os efeitos em sua própria casa. Seu filho de três anos ficou três dias sem enxergar após mergulhar na piscina. A pomada usada nas tranças do menino é de outra marca, Master Hair, a qual ela já havia aplicado em outras clientes e nunca houve problemas.

Publicidade

“Como eu já tinha ouvido um caso de reação alérgica, tirei a trança do cabelo dele, lavei bem e coloquei ele para dormir. Mas assim que o Arthur acordou o olho dele não abria. Então, fomos ao hospital”, relatou a mãe para o UOL Universa.

A composição de certas pomadas pode causar úlcera nos olhos

De acordo com Sérgio Kwitko, presidente da Sociedade Brasileira de Córnea, as vítimas podem ter sofrido desde dermatite de contato até queimadura de córnea, que em casos graves é capaz de cegar.

“A córnea é uma membrana bem fininha que fica na frente da parte colorida do olho. Ela tem que ser transparente para a gente enxergar bem. Quando ela sofre uma agressão, inflamação ou uma queimadura, ela fica opaca, perde a transparência e o olho fica esbranquiçado, a pessoa fica sem enxergar, às vezes a queimadura pode ser muito grave”, diz o médico.

Publicidade

Ele orienta que os olhos sejam lavados com água corrente ou soro fisiológico imediatamente após a reação, e um oftalmologista de emergência deve ser procurado.

Veja também: Mulher volta a enxergar após 6 transplantes de córnea: veja o motivo

As marcas das pomadas se manifestaram

O rótulo do produto da pomada ÔmegaFix afirma que o produto é feito pela Cape Cosméticos, de São José da Lapa (MG). Na Receita Federal, a situação cadastral da empresa consta como inapta há um ano, desde março de 2021.

Publicidade

Já a marca Master Hair afirma ter tomado conhecimento de casos similares. “Estamos acompanhando a repercussão e lamentamos pelo fato. Os relatos são de pessoas que, acidentalmente, deixam o produto escorrer para os olhos. Cosmético algum pode ter contato com a vista, pois pode ocorrer irritação. Indicamos a lavar com água morna corrente”, disse o representante da marca Master Hair.

Fonte reportagem: UOL Universa

PODE GOSTAR TAMBÉM

nova aposentadoria especial

Reforma da Previdência: veja como ficou a nova aposentadoria especial

carro

Truques para refrescar o carro antes de entrar, sem usar ar-condicionado