em

Atum engorda ou emagrece? Veja quantas calorias tem esse peixe

O atum é um bom aliado para a saúde se você souber consumi-lo. Confira essas dicas.

atum engorda ou emagrece
Crédito: Freepik

Comer atum é um hábito para muitas pessoas, especialmente na versão em lata, que é tão prática. Comer o peixe fresco, direto da peixaria, assado ou grelhado, é ainda melhor. Agora, entre prós e contras, será que atum engorda ou emagrece? O que ouve-se falar é que peixe na dieta é sempre bom. Então tire a dúvida para saborear seu atum com tranquilidade.

Atum engorda?

comer atum engorda ou não
Crédito: Freepik

O peixe atum é conhecido como um dos tipos de peixes gordos. Essa denominação se refere ao fato de ele conter uma boa dose dos chamados ácidos gordos, que é a gordura ômega-3. Não quer dizer que seja um peixe super calórico. Então, ao ouvir falar que o atum é um peixe gordo, pode considerar um benefício ao invés de pensar que atum engorda.

Aliás, pelo contrário. O atum pode ser um ótimo aliado na sua dieta de emagrecimento e também como rica fonte de proteínas para reposição após a prática de exercício. Só deve considerar que o atum aumenta o peso se comê-lo em excesso e acompanhando alimentos muito calóricos.

Então, veja a seguir quais são as calorias do atum, outros benefícios e também os malefícios, que infelizmente existem.

Calorias do atum

quantas calorias tem o atum
Crédito: Freepik

Como a forma mais comum de consumir o atum é em lata, antes de comprar deve lembrar que existem duas versões. Atum em água e em óleo. A versão em óleo é muito mais calórica. Prefira a versão em água.

Uma lata de atum em água, que tem 90 gramas, contém apenas 73 calorias, o que é ótimo. Uma posta de atum fresco cru em tamanho pequeno contém cerca de 165 calorias. E um filé grande não muda muito, sobe para 170 calorias, em média.

Para que essas calorias não subam muito, prefira preparar o atum sem óleo e sem manteiga, apenas grelhado ou salteado com vegetais.

Propriedades nutricionais do atum

beneficios nutricionais do atum
Crédito: Freepik

O atum é uma ótima fonte de proteínas. Em média, 90 gramas do peixe contém 17 gramas de proteínas, o que é ótimo. Deve ter cuidado para não ultrapassar o limite diário total que é de 46 gramas para mulheres e 56 para homens.

Quanto à gordura, ela existe, mas é pouca. Apenas 1 grama para cada 90 gramas do peixe. Vale lembrar que a gordura do atum é rica em ômega-3, um ácido graxo essencial para a saúde cardiovascular.

O atum não contém carboidratos, então se estiver em uma dieta low carb, não precisa se preocupar. Entretanto, ainda assim deve comer de forma moderada.

A vitamina D é um nutriente muito importante para a saúde e também faz parte da composição do atum. Em cada 90 gramas do peixe, há mais de 25% da sua necessidade diária de vitamina D.

Agora, falando de um lado negativo, é especialmente por causa dele que você deve comer pouco atum. Em todas as suas formas, seja fresco ou em lata, o atum contém mercúrio, um metal pesado que causa danos ao cérebro e aos órgãos quando fica acumulado no corpo.

Inclusive, as gestantes e lactantes devem ter um cuidado ainda maior, pois o mercúrio é perigoso para os bebês. O consumo deve ser feito com orientação médica.

Resumindo, a melhor forma de incluir o atum no seu cardápio sem nenhum risco e sem se preocupar com suas calorias é consultando um nutricionista. Ele vai recomendar a quantidade adequada do peixe que pode consumir sem medo e garantindo todos os benefícios à saúde.

Para se inspirar a preparar pratos deliciosos com atum, aproveite e confira agora como fazer arroz de forno com atum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

atum em lata faz mal

Atum em lata faz mal, sim ou não?

como ler mapa astral

Como ler mapa astral – planetas, signos e casas