em

Quais são os alimentos permitidos e recomendados na dieta low carb?

Entre os alimentos permitidos na dieta low carb estão proteínas, verduras e oleaginosas.
alimentos permitidos na dieta low carb
Crédito: Pxhere

A alimentação com poucos carboidratos é a queridinha do momento. Um dos motivos para isso é o fato dos alimentos permitidos na dieta low carb serem saborosos, nutritivos e atraentes, ao contrário de outras dietas que focam em refeições privativas e sem graça. Veja quais são os alimentos que entram na lista de permitidos e quais são terminantemente proibidos.

Quais são os alimentos permitidos na dieta low carb

Como o próprio nome já diz, “low carb” significa basicamente pouco carboidrato, ou seja: é uma dieta em que o consumo de carboidratos é restrito ou até proibido. Tudo depende do tipo de alimentação prescrita e dos objetivos de quem adota.

Um dos benefícios, além da perda de peso, é o combate à diabetes, já que os carboidratos são fonte de glicose. Há, ainda, o equilíbrio nos níveis de colesterol, de triglicerídeos e de insulina, aumento da disposição e diminuição de processos inflamatórios provocados pelo excesso de gordura corporal.

Esse regime prioriza, entre outros alimentos permitidos da dieta low carb, os carboidratos de baixo valor glicêmico e que têm fibras na composição. Veja quais são esses alimentos.

Verduras e legumes

verduras e legumes low carb
Crédito: Pxhere

Não tem como fazer dieta sem incluir as verduras e legumes, fontes de fibras, nutrientes, vitaminas e minerais essenciais para manutenção do corpo e da saúde. Pode consumir sem medo, dando preferência para folhas verdes, pimentão, aspargos, abobrinha, berinjela, brócolis, couve-flor, aipo, tomate, chuchu, alho-poró, pepino, abóbora, vagem, palmito e quiabo.

Mas nem tudo está liberado: beterraba, batata, mandioca, milho, ervilha, feijão e grão-de-bico possuem muito carboidrato e devem ser evitados nesse tipo de alimentação.

Frutas

No geral, as frutas também são fonte de carboidratos, já que contém açúcar em forma de frutose. Mas o consumo delas é importantíssimo para o organismo humano, portanto devem ser priorizadas aquelas com menos açúcar e bastante água.

Pêssego, melão, ameixa, nectarina, morango, amora, maçã, coco, abacate e kiwi são boas opções, pois contém fibras e dão sensação de saciedade. Uma porção por dia é suficiente.

Proteínas

ovos low carb
Crédito: Pxhere

As proteínas estão entre os alimentos mais importantes permitidos na dieta low carb. As principais fontes desse nutriente são:

  • Carne de boi, de aves e de peixes;
  • Ovos;
  • Queijos;
  • Laticínios.

Dê preferência para proteínas magras, como peixes e aves sem pele, carnes vermelhas como patinho, filé mignon e alcatra, leites desnatados e queijos com pouca gordura. Carnes com pele ou com gorduras aparentes e carne de porco (como bacon e linguiça) até podem ser consumidas, mas não devem ultrapassar 10% da dieta, pois contêm muita gordura saturada.

Sementes oleaginosas

As oleaginosas estão entre as gorduras saudáveis que podem ser consumidas na dieta low carb, mas com moderação. Afinal, é fácil pegar um pote de castanhas e comer tudo num piscar de olhos, mas o excesso pode prejudicar sua dieta. Entre os melhores exemplos estão as castanhas, nozes, avelãs, macadâmias, pistaches e amendoim.

Cogumelos

cogumelos low carb
Crédito: Pxhere

Cogumelos têm baixa densidade energética, pouquíssimo carboidrato e muitos antioxidantes, o que é ótimo para a imunidade e para o bem-estar. A alta quantidade de fibras também dá sensação de saciedade e ajuda no bom funcionamento do intestino.

Mas cuidado: só coma cogumelos comprados em supermercados e em lojas especializadas, pois nem todos são próprios para consumo. As opções mais populares são shitake, shimeji, champignon, paris e portobelo.

Óleos e gorduras boas

O consumo das gorduras insaturadas é liberado com parcimônia, já que estudos atestaram que esses alimentos permitidos na dieta low carb previnem doenças cardiovasculares. Dê preferência para os óleos naturais, como o azeite de oliva, óleo de coco, manteiga ghee e óleo de abacate.

Bebida sem açúcar

Água, chá, suco e café estão liberados, desde que não levem açúcar. Refrigerantes, sucos e chás industrializados e bebidas alcoólicas estão proibidos.

Para obter os resultados desejados é muito importante aliar a uma alimentação saudável, equilibrada, com acompanhamento médico e profissional, além da realização de atividades físicas.

Veja no vídeo abaixo como identificar alimentos que podem prejudicar sua dieta low carb:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
adubo químico
O que é adubo químico e como usar esse fertilizante
variedades flores brasileiras
Flores brasileiras: nomes e fotos das mais populares