artesanato com cimento
Crédito: Freepik
em

Artesanato com cimento: Lindas ideias para decorar com modernidade

Usando cimento, argamassa, cola branca e água você cria uma massa de modelar maravilhosa e peças incríveis

Trabalhar com cimento não é uma exclusividade dos pedreiros. Também é possível fazer lindas peças de artesanato com cimento, e inclusive móveis maravilhosos para a sua casa. As peças em cimento são modernas, duradouras e neutras, podendo participar de diversos estilos de decoração. Ou seja, é um tipo de artesanato que vale a pena fazer para a própria casa e também para vender. Veja alguns lindos modelos para se inspirar.

Veja também: como fazer papel machê e usar em artesanato

O que é preciso para fazer massa de cimento?

Para que você olhe para essas lindas peças sem preguiça ou medo de começar a fazer, pensando que vai ser muito complicado, tenha antes uma ideia do que é preciso para começar.

Você não vai usar o mesmo processo que um pedreiro usa para fazer uma parede. Como suas peças são menores, vai calcular a quantidade necessária, e não vai usar materiais como pedras britas, que servem para uma estrutura maior e mais robusta. Os materiais para fazer a sua massa de cimento são os seguintes:

  • Cimento: faz a massa ficar rígida;
  • Argamassa: faz a massa ficar flexível para ser moldada;
  • Cola branca: integra o cimento com a argamassa;
  • Água: aos poucos, para dar o ponto.

Como se faz?

Com esses materiais em mãos, para fazer uma peça pequena você vai misturá-los em uma proporção de 6 partes de cimento para 4 partes de argamassa e 1 parte de cola branca. Também vai precisar ir adicionando água até dar o ponto de uma massa lisa que não gruda nas mãos. Depois é só moldar, dependendo do tamanho e da estrutura da peça.

Ideias criativas de artesanato com cimento

Agora sim, com uma ideia mais clara de como é que se pode fazer artesanato com cimento, confira alguns lindos modelos de peças para dar início às suas obras:

Assento de banco

modelo assento de banco

Essa é uma peça fácil de confeccionar e que vai deixar a sua área de festas ou a sua cozinha com um visual bem legal. Pode usar como banco mesmo ou como mesinha para colocar outros objetos decorativos. Fica bom até como mesinha de cabeceira.

Base para luminária

modelo base para luminária

Essa é outra peça bem simples, pois é um quadrado de cimento. Apenas precisa fazer o espaço para encaixar a lâmpada e passar o fio que será ligado à tomada. É uma peça que decora qualquer cômodo da sua casa.

Conjunto de vasinhos

modelo vasinhos

Para quem gosta de cultivas plantas, os vasos de cimento são maravilhosos. Você pode fazer conjuntinhos de 3 ou mais vasos em tamanhos variados seguindo o mesmo conceito decorativo. Ficam lindos sobre as mesas, balcões e soleiras das janelas.

Floreira

modelo floreira

Uma ideia semelhante a dos vasinhos é a floreira, ideal para deixar do lado de fora, na varanda ou no jardim, seja para colocar flores ou plantar os temperinhos da sua horta.

Luminária pendente

modelo luminária pendente

Assim como você pode fazer a base para luminária de mesa ou de piso, também pode fazer luminárias pendentes para pendurar nas laterais das camas ou no teto mesmo, seja da sala, cozinha, banheiro, serviço ou exterior, nas marquises.

Peça multiuso

artesanato com cimento peça multiuso

Essa é uma peça-chave que você faz para usar de diferentes formas. Como ela é neutra, nessa foto está servindo de apoio para temperos, mas também pode ser um nicho de parede para colocar pequenos objetos ou fotos, por exemplo.

Porta-velas

artesanato com cimento porta-velas

Gosta de deixar algumas velas acesas para que o clima da sala de estar, do quarto ou do banheiro fique mais intimista em uma ocasião especial? Então os porta-velas são uma ótima ideia, e são bem fáceis de fazer.

Relógio

artesanato com cimento relogio

Essa ideia é sensacional. Fica uma peça linda, muito moderna para deixar na mesinha de cabeceira, na sala ou no home office. Esse é um modelo clássico de despertador que simula aqueles mais antigos, mas que ficou bem atemporal.

Tampo de mesa

artesanato com cimento tampo de mesa

Até mesmo um tampo de mesa de cimento para a sua cozinha, sala de jantar ou área de festas pode ser feito na forma de artesanato com cimento. Veja como harmoniza bem com a estrutura de madeira e deixa o ambiente cheio de personalidade.

Vaso com tinta-lousa

modelo vaso com tinta lousa

Para finalizar, essa é mais uma ideia de decoração para os vasinhos, que você pode aplicar em várias outras peças de artesanato com cimento. É só pintar uma parte da peça com tinta-lousa depois que estiver seca e pronta. É uma forma de interagir com a peça e com as pessoas da casa, ou mesmo para presentear de um jeito exclusivo.

Crédito das imagens: A. Craft, Mundo Cultura e Viva Decora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

últimas pandemias

Últimas pandemias que já ocorreram no mundo desde 1918

frango assado na panela de pressão

Receitas deliciosas de frango assado na panela de pressão