artesanato de pneu
Crédito: Pixabay
em

Artesanato de pneu: 12 Ideias para reciclar pneus usados

Além de reciclar e ajudar a preservar o meio ambiente você pode decorar a casa inteira com essas peças

Pneus velhos não precisam ser descartados. Você pode usá-los para fazer vários tipos de artesanato de pneu. Se tiver os materiais necessários, pode até fazer mobília para a casa, como jogos de poltronas e mesinha de centro. Mas se ainda não tem prática, pode optar por peças mais simples, como caminha para o seu cão ou gato e outras ideias que vai conhecer a seguir.

Veja também: ideias de artesanato com caixa de leite

Como cortar pneu para fazer artesanato

Como esse material é bem forte, antes de tudo é necessário aprender a cortar o pneu, já que em muitas peças ele não será usado inteiro.

Cortar pneu com faca de serra e detergente

A borracha das laterais dos pneus fica muito mais fácil de cortar quando você derrama detergente sobre ela, veja no vídeo como é rápido:

Esse é o jeito mais simples de cortar pneu para artesanato, mas o tipo de corte também vai depender a peça a ser confeccionada. Então, confira outros métodos nos vídeos tutoriais a seguir.

Ideias de artesanatos de pneu

Móveis, brinquedos, objetos decorativos, ideias não faltam para fazer artesanato de pneu. A casa vai ficar bonita, confortável e funcional com peças residentes. Comece pelas mais fáceis e descubra um novo hobby nessa atividade de reciclagem de pneus.

1. Vaso de plantas para jardim

Em vez de apenas encher o pneu de terra e plantar as suas flores, use a criatividade para deixar o seu jardim com uma decoração especial. Veja no vídeo como fazer um vaso em formato de coração para suas flores.

2. Caminha para o pet

Essa é uma das ideias mais simples para fazer artesanato de pneu e o seu animal de estimação vai adorar. O corte do pneu é feito com a técnica da faca, nem precisa usar o detergente, caso não queira. Depois é só pintar e acolchoar por dentro.

3. Cisne de pneu

Essa peça é mais elaborada, então é necessário ter ferramentas específicas para fazer os recortes do desenho do cisne. Depois de recortado e montado é só pintar e usar para decorar o quinta de casa com vasos de flores. Veja no vídeo como fazer:

4. Puff de pneu com corda de sisal

Para decorar a sala de casa ou uma área de lazer, os puffs feitos com pneu e corda de sisal deixam o ambiente muito convidativo e acolhedor. Vai precisar de pneu, sisal, um círculo de MDF, cola quente, seladora e pincel. Confira o passo a passo:

5. Mesinha de centro

Da mesma forma que é possível aplicar o artesanato de pneu para fazer puffs, também é uma ótima ideia fazer uma mesinha de centro. Essa ideia fica mais interessante quando você usa um pneu grande para a mesinha ficar mais alta. Mesmo assim, veja no vídeo como colocar os pés e o tampo da mesinha:

6. Gangorra para as crianças

Tem crianças em casa? Aprenda a como montar um verdadeiro parque de diversão para elas no seu quintal usando como base o artesanato de pneu e madeira. Uma sugestão de brinquedo é uma mini gangorra para uma criança brincar sozinha.

7. Vaso para horta vertical

Existem diversos materiais que podem ser reciclados para fazer uma horta vertical, um deles é o pneu. Nesse vídeo você vai ver como fazer o corte para formar uma meia lua com o pneu e ter espaço suficiente para a terra e as plantas dentro dele.

8. Balanço

Outra ideia bem legal é usar pneus para fazer balanços para as crianças. Essa peça é mais fácil de fazer porque não precisa cortar, apenas pintar e pendurar em uma árvore forte com uma corda residente.

balanço de pneu

9. Decoração de banheiro

Quer decorar um banheiro temático? Os pneus podem ser usados como estrutura para a bancada e também como moldura para espelhos, nesse caso usando pneus de bicicleta.

banheiro decorado

10. Bonecos decorativos

Com o artesanato de pneu você pode criar bonecos para decorar o seu jardim. Esse modelo com bonecos de neve é um exemplo fácil de executar porque também é feito com pneus inteiros, sem necessidade de corte.

bonecos de pneu

11. Suporte para guarda-chuvas

Com um pneu mais largo e inteiro, só precisa fazer aberturas na parte superior ou na peça toda com um anel de metal no acabamento e usar como um suporte para guarda-chuvas. É uma ótima ideia para quem tem comércio.

porta-sombrinha de pneu

12. Revisteiro

Usando uma ideia bem parecida com a do vaso para horta vertical, se colocar pés de ferro no pneu cortado, ele se transforma em um revisteiro para colocar na sala ou no banheiro.

revisteiro de pneu

Crédito das imagens: Viva Decora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

plantas de sombra

12 Plantas de sombra para ambientes onde não bate sol

bolo de chocolate branco

Bolo de chocolate branco: 3 receitas para os amantes desse doce