papel machê
Crédito: Freepik
em

Como fazer papel machê e ideias para usar em artesanato

Gosta de fazer esculturas decorativas e peças artesanais? Então aprenda essas receitas e descubra boas ideias

Quem gosta de artesanato certamente já ouviu falar em papel machê. A receita para fazer em casa é simples: você usa papel picado molhado com água, depois escorrido e misturado com cola para virar uma massa modelável.

A partir dessa massa são criadas diversas peças artesanais, tanto decorativas quanto para diferentes utilidades no dia a dia. Aprenda a receita de papel machê para fazer em casa e inspire-se com lindas ideias de artesanato para fazer com essa massa.

Veja também: como fazer artesanato com cápsulas de café

Como fazer a massa passo a passo

O papel machê caseiro pode ser feito com diferentes tipos de papel. Então, veja algumas receitas para escolher aquela que achar mais fácil ou de acordo com os materiais que tiver em casa para usar.

Com papel higiênico

Essa primeira receita leva o papel higiênico como base. Ele é um papel mais fino, então a massa fica bem fácil de trabalhar e bem lisa depois de pronta. Veja o que vai precisar.

Materiais

Papel higiênico;
Água sanitária;
Cola branca;
Liquidificador;
Bacia;
Meia de náilon.

A quantidade de cada material vai depender da quantidade de papel que vai querer fazer. A cola deve ser usada até dar o ponto da massa, então de precisa de bastante. Pode comprar uma garrafa grande em loja de artesanato. Acompanhe o passo a passo nesse vídeo do canal Marcella Eugenio:

Papel machê com caixa de ovo

Outra ideia interessante é fazer a massa usando caixa de ovo. Se tiver caixas para reciclar em casa, já tem uma utilidade para elas, e assim não precisa gastar o papel higiênico.

Materiais

Caixa de ovo;
Água;
Cola branca;
Mixer;
Bacia.

A receita é basicamente a mesma da anterior, só que a caixa de ovo é bem mais durinha e espessa. Então, precisa deixar de molho e bater com um mixer ou um liquidificador mais potente. O resultado é de uma massa mais espessa. Aprenda o passo a passo nesse vídeo do canal Sarah Caires:

Papel machê com rejunte e trigo

Essa é uma receita diferente das outras e leva um pouco mais de materiais. Veja o que vai precisar.

Materiais

Rejunte: 1 xícara;
Farinha de trigo: 1 xícara;
Maisena: 1 xícara;
Cola branca: 1 xícara;
Papel higiênico: 1 rolo de 60 metros;
Óleo: 2 colheres (sopa);
Água: para dar o ponto.

Essa massa fica com uma ótima textura, bem macia e boa para modelar. Veja o passo a passo e o resultado nesse vídeo do canal Invencionices e Afins:

Artesanato com papel machê

Agira que já tem 3 receitas para fazer a sua massa, é hora de buscar inspirações de peças para começar a criar. Veja essas ideias lindas.

Como fazer uma combuca de papel machê

Você pode fazer um conjunto de combucas para diferentes utilidades e pintar cada uma com um tema. Ficam lindas. Veja como fazer usando papel machê simples à base de papel higiênico.

Como fazer uma bailarina

Essa é uma linda peça para fazer e vender ou presentear às bailarias e amantes do balé. Aprenda a fazer toda a estrutura para uma peça mais delicada antes de começar a aplicar a massa.

Escultura de gato

Adora decoração com gatos? Se quiser fazer para vender, com certeza vai ser um sucesso, pois muita gente ama gatos e vai adorar decorar a casa com uma peça linda como essa. Acompanhe todo o processo no vídeo:

Escultura de Frida Kahlo

Essa também é uma ideia muito linda de escultura decorativa. Dessa vez a massa não é feita toda caseira. Você encontra preparo para massa de papel machê para comprar e aí só precisa dar o ponto misturando com cola. Acompanhe o processo dessa linda peça:

7 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

touca de cetim

Touca de cetim: como fazer e benefícios de usar para dormir

espinha na cabeça

Espinha na cabeça: o que pode ser e como tratar?