em

Como armazenar leite materno

O leite é um alimento precioso que tem seus cuidados específicos

armazenar leite materno
Crédito: Freepik

O Ministério da Saúde decreta: o leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê. Nos primeiros seis meses, ele contém tudo que o ele precisa, até mesmo água. Mas muitas vezes a mãe produz mais do que o necessário ou não consegue estar perto do filho para a amamentar, durante todo o dia. Por isso é importante saber como armazenar leite materno. Assim evita-se o desperdício e o empedramento da mama.

O leite ordenhado pode ser utilizado para alimentar o bebê, enquanto a mãe estiver fora de casa, seja no trabalho ou para fazer outras atividades necessárias. Pode também ser recolhido por um banco de leite, para ajudar as mamães de recém nascidos que não puderam mamar.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a utilização de bombinhas ou ordenha manual não reduz a quantidade de leite. Na realidade, ajuda a evitar a formação de pedras e inflamações, como a mastite, que dificultam a amamentação.

Se a mãe faz a ordenha durante o dia e oferece o peito à noite para o bebê, continuará com uma boa produção, da mesma forma. Isso acontece pois a prolactina, hormônio responsável pela produção do leite, tem seu pico à noite, quando aliado ao estímulo da sucção, aumenta a quantidade do mesmo.

5 Dicas para armazenar o leite materno corretamente

dicas para armazenar leite materno
Crédito: Freepik

Para armazenar leite materno corretamente, é preciso ter um momento de preparação, de higienização e de organização ao final. Veja as dicas abaixo para guardá-lo com sucesso.

1. Prepare o local

O ambiente onde será realizada a coleta do leite materno deve ser limpo, livre de animais (gatos, cachorros, aves e afins) e arejado. O ideal é que seja um local onde não há muita movimentação de pessoas, para que a mãe possa ter maior privacidade.

Antes de começar, coloque em uma mesa já limpa todo o material necessário, sobre uma toalha fralda limpa. Lembre-se de colocar os frascos higienizados, a bomba, caneta, etiqueta e o que mais precisar. Ao terminar, retire os materiais e os coloque de volta no local adequado, higienizando as partes da bomba e levando o leite ao congelador.

2. Higienize os utensílios

É fundamental higienizar corretamente os utensílios escolhidos, desde a bomba para a extração do leite até os frascos de armazenamento, usando fraldas limpas e de uso exclusivo, como suporte para eles.

Você pode usar frascos de café solúvel ou maionese, sacos de armazenamento de leite – que já vêm esterilizados – mamadeiras ou os potes oferecidos pelo banco de leite. Para esterilizar, basta colocar em água fervente por 3 minutos e deixar secar na toalha fralda.

3. Lave a mama

Prenda o cabelo, coloque uma touquinha, lave muito bem as mãos e braços, até o cotovelo, com sabonete e passe álcool em gel. Higienize as mamas com soro fisiológico e algodão, ou lave-as com água morna, secando com um papel toalha, de forma que não fiquem pedacinhos ou fiapos nas mesmas.

Ao extrair o leite, coloque uma toalha fralda limpa no rosto ou uma máscara, para evitar respingos de saliva durante o processo. Evite falar enquanto faz a ordenha, assim como tossir ou espirrar, pois pode contaminar o leite.

4. Comece a extrair

Aquecer levemente a mama antes da extração ajuda a dissolver qualquer pedrinha que tenha se formado. Além disso, massageie toda a região antes de iniciar o processo, pois facilita a saída do leite.

Coloque a bombinha e a utilize de acordo com as recomendações de cada tipo (manual ou automática), não esquecendo sempre de alternar entre os seios, para que a coleta seja mais eficaz. Lembre-se de não utilizar a primeira parte do leite, que pode ser retirada manualmente e eliminada.

5. Congele

Para congelar, você deve colocar o leite na prateleira mais alta do congelador ou freezer, o mais perto possível do fundo, porém sem encostar na parede do mesmo. Se forem saquinhos, reserve uma bandeja ou pote esterilizado especialmente para isso.

Lembre-se, antes de congelar, de colocar uma etiqueta com fita crepe ou outra adequada à função, com nome e data de congelamento, para evitar oferecer para o bebê algum frasco que já tenha passado o prazo máximo de armazenamento.

Quanto tempo o leite materno pode ficar fora da geladeira?

armazenar leite materno quanto tempo pode ficar fora da geladeira
Crédito: Freepik

Se retirado de acordo com o procedimento de higiene correto, o leite pode durar um dia, dentro da geladeira, armazenado na mesma área reservada para os lácteos, que tem uma temperatura mais baixa. Nunca se deve armazenar leite materno na porta da geladeira, pois corre o risco de estragar.

No congelador ou freezer de casa, ele dura no máximo 15 dias, podendo ser descongelado em seguida, para utilização. Já nos bancos de leite, que contam com equipamentos especializados para congelamento, podem durar até seis meses.

Assim que retirado ou descongelado, deve ser consumido imediatamente, não devendo nunca ficar fora da geladeira. O leite materno é um alimento delicado, que pode estragar facilmente, e é alimento para uma pessoa com organismo delicado, ainda em desenvolvimento.

Pode armazenar leite materno na mamadeira?

Pode, sim! Para isso, ela deve estar devidamente esterilizada e seca, assim como a sua tampa de rosca e a tampa que veda a passagem que seria do bico. O bico de borracha ou silicone não podem ir ao congelador, devendo ser colocados depois de descongelar.

Para armazenar o leite materno na geladeira, você deve seguir as dicas acima, como em qualquer outro recipiente. Lembre-se de colocar um pedaço de fita crepe com a data em que o leite foi extraído, para que não ocorram erros, mesmo que você armazene somente para dois ou três dias.

Como esquentar leite materno

O leite materno deve ser aquecido em água quente, assim que sai do congelador. A água não pode ultrapassar os 40ºC, sendo quente o suficiente para descongelar, mas de forma que você ainda consiga colocar a mão na água sem se queimar. O leite também não deve ser fervido.

O Ministério da Saúde não recomenda que se use o microondas para amornar o leite. Dessa forma, um leite que era saudável e completo passa a ser um alimento morto, com menor energia vital e nutrientes para o bebê. Por isso, banho-maria é sempre a melhor opção, seja frasco de vidro, plástico, mamadeira ou saquinho (que deve estar muito bem fechado).

Se você tem a preocupação de ter pouco leite, assista ao vídeo:

sopa para emagrecer

10 Receitas de sopa para emagrecer

limpar bolsa de couro

Como limpar bolsa de couro