em

Limpar as mãos com álcool em gel reduz os dias de doença em crianças

Estudo afirma que o álcool em gel é mais eficiente para a higiene do que lavar as mãos
limpar as mãos com álcool em gel reduz os dias de doença em crianças
Crédito: Freepik

Mais do que lavar as mãos com sabão e água, manter uma rotina correta de higiene dessa parte do corpo pode diminuir os dias de doença em crianças pequenas, de acordo com estudo. Só que apenas isso não basta: o melhor é usar álcool em gel. 

Entenda o estudo

limpar as mãos com álcool em gel reduz os dias de doença em crianças estudo
Crédito: CNN

De acordo com um estudo realizado na Espanha, as crianças pequenas que higienizam corretamente as mãos, utilizando álcool em gel, tendem a permanecer mais saudáveis.

Ele foi realizado com 911 crianças pequenas, que frequentavam 24 creches em Almeria, dividindo em três grupos de estudo: os que mantinham os hábitos regulares de higiene, aqueles que lavavam as mãos com água e sabão diversas vezes ao dia, de acordo com a orientação, e os que utilizavam o álcool em gel, também de acordo com instruções.

Para que pudesse funcionar corretamente, os dois grupos orientados tiveram que participar de oficinas de higiene das mãos, com técnicas adaptadas à idade, compreendendo melhor também sobre infecções e febre. Foi solicitado ao grupo controlado que lavasse as mãos antes e depois de comer, sempre que espirrasse ou limpasse o nariz e sempre que chegassem em casa.

Quais foram os resultados

limpar as mãos com álcool em gel reduz os dias de doença em crianças como lavar as mãos
Crédito: Freepik

Foram 8 meses de estudo e as crianças tiveram o total de 5.211 casos de doenças respiratórias, o que fez com que perdessem 5.186 dias de aula. Porém, aqueles que mantiveram seus hábitos normais de higiene perderam 4,2% dos dias, enquanto os que lavaram de acordo com o recomendado – usando água e sabão, perderam 3,9% e os que utilizaram álcool em gel perderam 3,2% das aulas.

Além disso, em comparação aos que utilizaram o álcool em gel, aqueles que somente lavaram com água e sabão tiveram o risco de adoecer aumentado em 21%, com 31% a mais de chance de tomar antibióticos.

Foi então comprovada a importância de se utilizar o álcool gel em crianças pequenas, para evitar a propagação e prolongamento das doenças respiratórias. Para isso é fundamental que elas estejam acompanhadas, para evitar riscos de intoxicação por ingestão do produto.

Como lavar as mãos corretamente

limpar as mãos com álcool em gel reduz os dias de doença em crianças resultados
Crédito: Gallus Detox Centers

De acordo com a médica Janet Haas, diretora do setor de epidemiologia em um hospital estadunidense, já é fato que lavar as mãos é fundamental para manter a saúde, mas o que não se difundiu ainda é a forma correta de se fazer isso.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA ensina a forma correta de lavar as mãos:

  • Molhe as mãos e faça bastante espuma com o sabonete;
  • Esfregue as mãos em todas as áreas, entre os dedos, por cima e por baixo;
  • Faça isso por 20 segundos – tempo suficiente para cantar o “parabéns para você” duas vezes;
  • Seque com uma toalha limpa;
  • Passe álcool em gel nas mãos, espalhando até secar completamente.

Dessa forma, evita-se aumentar o contágio, quando doente, reduzindo o ciclo da doença, além de reduzir as chances de se contaminar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
plantas que dão azar
5 Plantas que dão azar
crise existencial
Crise existencial: o que é e como enfrentar