em

Araticum: o que é e quais são os seus benefícios?

Fruta originária do cerrado brasileiro, ela pode ser encontrada em vários estados do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país
araticum
Crédito: Wikimedia Commons

O araticum é uma fruta originária do Cerrado brasileiro, é carnuda e pode chegar a pesar dois quilos. Seu nome científico é annona crassiflora e ela é conhecida por vários nomes além de araticum, como ata, pinha, marolo, pinha do cerrado e pasmada. A árvore da fruta é encontrada em vários estados do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Benefícios para a saúde

araticum fruta
Crédito: G1

Fruta rica em nutrientes, apresenta quantidades iguais ou superiores de vitaminas B1 e B2 em frutas que são consideradas boas fontes dessas vitaminas. Também é rica em antioxidantes, que é um forte aliado em prevenir doenças degenerativas.

É boa para a saúde da gestante

Durante a gravidez, comer a fruta traz muitos benefícios graças as suas vitaminas e minerais. Ajuda no desenvolvimento do feto e melhora a saúde do bebê. O consumo também pode diminuir os riscos de abortos, amenizar as dores do parto, combater o enjoo e ajudar na produção de leite materno.

Melhora o funcionamento do intestino

O araticum é rico em fibras que ajudam a regular o intestino e a eliminar toxinas. Quando consumido com frequência, a fruta mantém o intestino funcionando regularmente e evita que ocorra a prisão de ventre.

Previne a anemia

Como a fruta contém uma grande quantidade de ferro e vitamina C, é um grande aliado na prevenção da anemia. A anemia é muito comum atualmente, devido a má alimentação e à falta de nutrientes.

Combate doenças respiratórias

Por ser rico em vitamina B6, ajuda no combate e na prevenção das doenças respiratórias como asma e bronquite. Para isso basta comer a fruta regularmente, que ela vai ajudar a diminuir a inflamação dos brônquios e prevenir que aconteçam ataques de asma.

Auxilia na perda de peso

Perder peso é um processo difícil para muitas pessoas, mas essa fruta pode ajudar no processo. Por possuir um baixo índice de calorias, é uma ótima fonte de energia com pouca gordura, e como contém muitas fibras, ajuda a manter o intestino funcionando e controla a fome.

Como consumir

Ele pode ser desfrutado in natura ou através de receitas. Com ele pode ser feito sorvetes caseiros, bolos, sucos, geleias, licores, recheios de doces, compotas, biscoitos, mousses e brigadeiros.

Contraindicações e cuidados a ter

Não existe nenhuma contraindicação para consumi-lo. Porém, como tudo na vida e principalmente na alimentação, equilíbrio é fundamental e a chave para uma vida saudável, então não exagere na quantidade da fruta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
unicórnios existiram na terra
Unicórnios existiram na Terra há 29 mil anos
acabar com as baratas
Como acabar com as baratas em casa