Ar-condicionado pingando água
Crédito: Freepik
em ,

Ar-condicionado pingando água? Veja possíveis causas e como resolver

Calma, não pense que o ar-condicionado estragou só porque está pingando água por onde não deveria

Publicidade

O ar-condicionado não deve pingar água dentro de casa. Se isso está acontecendo, tem algo errado, mas não significa que seja grave. Problema mesmo é não resolver isso e sofrer com as consequências. Antes de ter seus móveis, pisos e tapetes danificados, veja o que fazer com um ar-condicionado pingando água.

Qual é o problema do ar-condicionado pingando água?

Quando o ar-condicionado está pingando água, quer dizer que tem um vazamento interno no aparelho. Isso pode ser motivado por vários fatores, como:

Dreno desnivelado ou entupido

O dreno é aquele cano que joga a água para fora do aparelho. Se o dreno estiver entupido, a água não vai escoar pelo lugar certo e pode começar a pingar dentro de casa. Se estiver desnivelado, a água vai voltar para dentro e pingar pelo lado errado. Fique de olho no seu aparelho, mantendo o dreno limpo e nivelado, com uma inclinação de modo que a água seja enviada para o lado certo, o de fora.

Problema na instalação

Quem é leigo não vai saber se o técnico está fazendo um bom trabalho na hora da instalação. Mas, alguns problemas que podem causar o ar-condicionado pingando água são bem fáceis de notar, se prestar atenção.

Publicidade

Por exemplo, leia as instruções do aparelho e veja qual é o diâmetro da tubulação recomendado pela fabricante, depois confira se foi usado o diâmetro certo no seu aparelho.

Outro erro que você pode observar é se o técnico interligou diversos equipamentos na mesma tubulação. Isso não deve acontecer, pois o volume de água pode ser excessivo se mais aparelhos estiverem funcionando ao mesmo tempo, provocando o vazamento.

Mais dois cuidados a observar são se as mangueiras estão posicionadas sem caimento ou estranguladas, impedindo a passagem de água, e se a evaporadora foi posicionada torta na parede.

Publicidade

Ao notar que a causa do ar-condicionado pingando água pode ser um erro técnico, entre em contato com a mesma empresa que fez a instalação e fale sobre o problema, solicitando uma visita para reparos, sem custo pelo serviço.

Falta de limpeza ou de troca dos filtros

Essa é com você! Se o técnico fez um bom trabalho e seu aparelho funcionou bem por um bom tempo, ótimo. Mas, vai chegar o dia em que o aparelho estará sujo, com poeira acumulada e precisando de uma boa limpeza. Do contrário, começará a presentar defeitos, como água pingando pro lado de dentro da casa ou em outro lugar errado.

Veja também: Aprenda como limpar o ar-condicionado passo a passo

Publicidade
Flurona

Flurona: entenda os casos de coinfeção por coronavírus e influenza

Biópsia

Biópsia: quando é necessária e como é feita?