em

Anticoncepcional que não engorda existe?

Veja quais métodos contraceptivos atuam melhor no sentido de evitar o aumento de peso e por que isso acontece
tipos de anticoncepcional que não engorda
Crédito: Wikimedia Commons

Existem diversos métodos contraceptivos utilizados pelas mulheres, seja para impedir uma gravidez indesejada ou para regular o ciclo menstrual. Mas algumas mulheres acabam sofrendo um desagradável efeito colateral ao utilizá-los, que é o aumento de peso. Então, será que existe anticoncepcional que não engorda? Veja quais as opções e por que esse efeito colateral acontece.

Melhor anticoncepcional para quem não quer engordar

melhores métodos de anticoncepcional que não engorda
Crédito: Pixabay

Há mulheres que sofrem mais do que outras com o efeito colateral do anticoncepcional. O que acontece é que as altas doses de hormônios de determinadas marcas fazem o corpo reter mais líquido. Então, nesse sentido, é a retenção de líquido que vai fazer o peso subir, e não o acúmulo de gordura.

Fora esse fator, outros que fazem a mulher de fato engordar, com acúmulo de gordura, não estão ligados ao anticoncepcional em si, mas sim, ao processo de alterações hormonais que vão acontecer com ou sem ele. Esse processo é mais difícil para algumas mulheres, que acabam ficando mais estressadas, sentem mais fome, dormem menos e tudo isso contribui com o aumento de peso.

Portanto, o primeiro ponto a esclarecer é que o anticoncepcional, de modo geral, não engorda. Algumas usuárias é que tem maior tendência à retenção de líquidos e ao aumento de peso.

Considerando essas mulheres e o fato de que determinados anticoncepcionais retêm mais líquido, pode-se dizer que sim, existe anticoncepcional que não engorda, ou pelo menos, que faz o corpo reter menos líquido. Eles são os tipos que contêm menos hormônios. Veja:

1. DIU de cobre

O DIU é o Dispositivo Intra Uterino, que é uma pequena haste em forma de T colocada pelo ginecologista no útero da mulher. Existem dois tipos: o DIU de cobre e o DIU de mirena. O DIU de cobre não contém hormônio, por isso ele não vai oferecer esse risco da retenção de líquido.

2. Preservativo

O preservativo, ou camisinha, também é um método contraceptivo, embora não tenha nada a ver com a regulação do ciclo menstrual da mulher. Entretanto, entra na lista de anticoncepcional que não engorda.

3. Pílulas com baixa dosagem hormonal

Entre as opções de pílulas, o que faz o corpo reter mais líquido são as compostas por mais estrogênio e progesterona, dois tipos de hormônios. O etinilestradiol é um derivado sintético do estrogênio que também tem esse efeito.

Então, algumas das pílulas que contêm uma dosagem mais baixa desse hormônio são Iumi, Allestra 20, Diminut, Siblima, Tamisa 20 e Mercilon.

Veja também: Métodos contraceptivos naturais mais praticados

Cuidados na hora de escolher o anticoncepcional

Mesmo assim, não são apenas esses fatores que devem ser considerados na hora de escolher um anticoncepcional que não engorda. Por isso que é tão importante ir ao ginecologista para que ele avalie sua condição e diga qual a melhor opção para o seu caso.

Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado, considerando todo o histórico de saúde e hábitos de vida.

Tomar o medicamento de forma correta também influencia nos quesitos retenção de líquidos, aumento de peso e eficácia. Como por exemplo, não misturar pílula anticoncepcional antibiótico ou com bebida alcoólica, não esquecer de tomar todos os dias e no mesmo horário, além de ter cuidados gerais com a alimentação e praticar atividade física.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

menino de 9 anos sofre agonia constante
Menino de 9 anos sofre agonia constante por síndrome rara
manga engorda ou emagrece
Manga engorda, sim ou não?