em

6 Alimentos ricos em gordura boa para incluir na dieta

Descubra que nem sempre que se fala em gordura é algo ruim. Seu corpo necessita de gorduras boas, veja quais são.
alimentos ricos em gordura boa
Crédito: Pixabay

Cada vez mais as pessoas estão tendo consciência de que gordura não é tudo a mesma coisa. Existem alimentos ricos em gordura boa e os ricos em gordura ruim. As boas são aquelas que o corpo necessita para trabalhar com saúde, e as ruins são as que não contribuem com processo nenhum no corpo e ainda provocam doenças. Saiba mais sobre essas gorduras e quais alimentos deve ou não comer.

Alimentos ricos em gordura e seus benefícios

fontes de gordura boa
Crédito: Pixnio

Os alimentos ricos em gordura boa são os que fornecem ácidos graxos ômega-3, 6 e 9, em uma combinação equilibrada. Essas são as gorduras chamadas de insaturadas. Elas atuam no equilíbrio entre o colesterol bom, chamado de HDL, e o colesterol ruim, chamado de LDL.

O colesterol ruim é aquele que, quando você come demais, fica preso nas paredes das artérias dificultando a passagem do sangue. O colesterol bom é o que vai limpar o ruim, removendo-o das paredes e equilibrando o organismo. Além disso, essas gorduras boas são essenciais para o bom funcionamento do cérebro, do sistema cardíaco, do metabolismo e da absorção de vitaminas.

1. Abacate

O abacate é uma ótima fruta para incluir na dieta, um dos mais recomendados alimentos ricos em gordura boa. Ele é calórico, mas é porque é rico nas gorduras boas, que vão fornecer benefícios para o organismo, além de ser uma boa fonte de energia para substituir carboidratos simples. Além disso, tem menos açúcar do que muitas frutas.

2. Peixes gordos

Uma das fontes de gordura animal consideradas boas são os peixes gordos, ricos em ômega-3. São eles o salmão, o atum, a cavala, o arenque e a sardinha. Quem sofre com a resistência à insulina pode se beneficiar do consumo desses peixes.

3. Azeite e azeitonas

O azeite de oliva extravirgem e as azeitonas também são excelentes alimentos ricos em gordura boa. Mas é importante que o azeite não seja submetido a temperatura superior a 180 °C para que não perca seus nutrientes. Mesmo sendo uma gordura boa, deve-se consumir com moderação, até porque a maioria das azeitonas em conserva são ricas em sal.

4. Coco e derivados

O coco fruta, o óleo de coco e o leite de coco estão cada vez mais populares. Ainda há muita discussão sobre seus benefícios, por isso pode utilizá-los como fontes de gordura boa, mas na quantidade recomendada pelo nutricionista.

5. Oleaginosas

As oleaginosas têm esse nome justamente porque contêm esse óleo proveniente das gorduras boas. Elas são as nozes, macadâmias, amêndoas, pistaches e castanhas. Além desse benefício também fornecem minerais essenciais para a produção de sangue e a distribuição do oxigênio pelo corpo.

6. Sementes

Em todas as receitas saudáveis tem uma pequena porção de sementes para deixar o prato mais nutritivo. Elas são ótimos alimentos ricos em gorduras boas. Pode ser a semente de chia, de linhaça, de girassol, alguma delas costuma estar presente para fornecer gorduras boas, antioxidantes e muitos outros nutrientes essenciais.

Alimentos ricos em gorduras ruins

alimentos ricos em gordura ruim
Crédito: Pxhere

As gorduras ruins são as chamadas de saturadas e trans. Provém basicamente dos alimentos feitos na indústria, pois são gorduras modificadas artificialmente para que os alimentos possam durar tanto tempo nas prateleiras e para que tenham um sabor mais próximo do natural. Mas de natural eles não têm nada.

Essas gorduras criam as crostas de LDL nas paredes das artérias, dando início à pressão alta, risco de derrame, de infarto e outros problemas vasculares.

1. Óleos vegetais

Diferentes do azeite de oliva e do óleo de coco puro, os óleos vegetais são refinados na indústria e causam inflamação nas células, então devem ser evitados. Em especial o óleo de canola, que não é uma planta de verdade, e sim uma criação da indústria para satisfazer a produção de alimentos.

2. Laticínios processados

Uma coisa é você consumir o leite, o queijo, a manteiga e o iogurte feitos em casa, vindos da fazenda. Outra coisa é comprá-los no mercado depois de terem passado por diversos processos industriais. Além disso, eles costumam vir de animais criados com antibióticos e sem contato com seu ambiente natural, então você acaba consumindo todos esses antibióticos também.

3. Industrializados processados em geral

As bolachas, pães, bolos, massas, bebidas cremosas em garrafinhas, latinhas, pacotinhos, tudo isso é feito com muita gordura ruim. Além do mais, existe uma grande adição de açúcares, além de outros aditivos químicos para dar sabor, textura, consistência e validade aumentada a eles. Tudo isso é desnecessário para o organismo e deve ser evitado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

coisas que não deve fazer de estômago vazio
8 Coisas que não deve fazer de estômago vazio
chás calmantes
5 Chás calmantes para baixar a ansiedade e estresse