em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

8 Alimentos que não devem ser requentados

Sabia que muito do que você guarda na geladeira não poderia ser consumido novamente?
alimentos que não devem ser requentados
Crédito: Freepik

Economizar é fundamental e reaproveitar o almoço do dia anterior ajuda a poupar tempo e dinheiro, mas até que ponto é saudável? Se o alimento ficar muito tempo fora da geladeira ou em temperatura inadequada, pode estragar. E ainda existem alimentos que não devem ser requentados.

Consumir alimentos estragados, mesmo que estejam ainda em estágios iniciais de decomposição, pode levar à intoxicação alimentar. Esse risco é real quando se requenta a comida.

O ideal é que a comida fique no máximo duas horas fora da geladeira, sob risco de contaminação, apenas tempo o suficiente para esfriar e ser armazenada, bem fechada, na geladeira ou congelador.

Se bem acondicionada, o ideal que seja requentada no máximo uma vez, com temperatura de, no mínimo, 74ºC, tendo o risco de queda na qualidade da textura e sabor. Tome cuidado para aquecer toda a comida e não somente parte dela, como costuma acontecer no micro-ondas.

Veja a lista de alimentos que não devem ser requentados, nem com todos esses cuidados.

Alimentos que não devem ser requentados

Esses alimentos não devem passar pelo calor depois de frios, pois perdem suas características originais e podem oferecer riscos no consumo.

1. Espinafre

alimentos que não devem ser requentados espinafre
Crédito: Pxhere

Você não deve requentar o espinafre, devendo comê-lo diretamente após ter sido cozido. O espinafre contém altas taxas de nitratos, que se transformam em nitritos, nocivos à saúde, quando requentado.

2. Aipo ou salsão

O aipo (também chamado de salsão em várias regiões do Brasil) é utilizado em sopas e refogados. Tal qual o espinafre, contém nitratos. No momento do reaquecimento das sopas, eles se transformam em nitritos. Por isso, sempre que for aquecer uma sopa, deve tirar o aipo.

3. Beterraba

alimentos que não devem ser requentados beterraba
Crédito: Unsplash

Está na lista dos alimentos que não devem ser requentados também por conta do alto teor de nitrato, que se transforma em nitrito quando volta ao fogo ou ao micro-ondas, devendo ser consumida assim que ficar pronta.

4. Batata

As batatas estão muito presentes nas mesas dos brasileiros, no entanto, uma vez que você as deixa esfriar ou as guarda um ou dois dias na geladeira, elas podem perder a sua qualidade alimentar.

Além de terem a textura e sabor alterados, podem vir a ser nocivas para o corpo, podendo causar botulismo, causada por uma bactéria que costuma se desenvolver em alguns tipos de alimentos.

5. Ovos

alimentos que não devem ser requentados ovo
Crédito: Pexels

Se fritos ou cozidos, os ovos devem ser consumidos na mesma hora ou minutos depois. Requentar pode ser prejudicial à saúde, pois seus compostos – depois de processados – podem se tornar tóxicos ao organismo.

6. Frango

Comer frango no dia seguinte pode não ser muito bom para a saúde, provocando problemas digestivos, uma vez que a estrutura das suas proteínas muda após ir para a geladeira.

É por isso que ele fica parecendo menos saboroso e mais pesado no outro dia, podendo até mesmo dar azia. Assim, se for aquecê-lo, deve fazer em baixa temperatura e vagarosamente.

Confira 30 receitas deliciosas com frango para variar o cardápio.

7. Cogumelos

Você provavelmente sabe que os cogumelos não devem ser reaquecidos, sendo recomendável que se coma após estarem prontos.

O reaquecimento pode acarretar problemas digestivos em pessoas mais sensíveis, sendo assim pouco recomendado.

8. Arroz

alimentos que não devem ser requentados arroz
Crédito: Unsplash

Se estiver guardado em temperatura ambiente ou se ficou mais de duas horas exposto e for requentado, o arroz pode fazer mal à saúde.

Guarde sempre na geladeira para que não tenha problemas quando for aquecido novamente, pois, no arroz, as bactérias se proliferam rapidamente, podendo causar intoxicação.

Uma bactéria muito comum em arroz é a Bacillus cereus, que é morta em contato com o calor quando requentada. Porém, seus esporos não são, sendo tóxicos para o seu corpo.

Comida requentada perde nutrientes?

Sempre dizem que requentar a comida irá fazer com que perca os nutrientes, será que é verdade?

Ao cozinhar os alimentos, alguns nutrientes acabam se perdendo, como as vitaminas C, B1, B5 e B9. Elas não resistem ao calor desde o primeiro cozimento, então já não estão presentes quando se reaquece a comida.

Os outros nutrientes se mantêm após a cocção e o aquecimento posterior, sendo importante apenas dar atenção à forma como será feita.

Veja como manter o alimento adequado para consumo:

  • Armazene o alimento em pequenas porções, que vão ser utilizadas por inteiro;
  • Descongele em geladeira e não em temperatura ambiente;
  • Reaqueça o alimento com temperatura acima de 74ºC;
  • Reaqueça por igual, sem deixar nenhuma parte fria;
  • Nunca deixe o alimento por mais de duas horas fora da geladeira.

Para também não perder os nutrientes e nem estragar alimentos, aprenda também a congelar corretamente comidas com o vídeo:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

35 Comments Leave a Reply
  1. Katia Dos Santos Araújo Viviane Gonçalves Roedel Florencio Anita D Jesus Fagna Santos Silva Moniketny Ferraz Gilson Henrique Antonio Florencio Filho Elton Rodrigues de Souza Jacó Moraes Peter Kastl

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

suco detox de abacaxi
Suco detox de abacaxi: 8 receitas
benefícios do feijão preto
4 Benefícios do feijão preto para a saúde