em

AmeiAmei

8 Alimentos que combatem a asma

Veja como esses ingredientes podem ajudar no controle das crises e a proteger as vias aéreas
alimentos que combatem a asma
Crédito: Freepik

A natureza é realmente perfeita. Por incrível que pareça, ela produz excelentes meios para controlar a asma. Por isso, confira quais são os alimentos que combatem a asma e veja quais se adaptam melhor ao seu cotidiano, para lutar contra esse problema.

Alimentos que combatem a asma

alimentos que ajudam a combater a asma
Crédito: Freepik

Quem possui esse problema respiratório sabe o quanto incomoda ter que lidar frequentemente com ele. Por isso, é importante que se saiba sobre os alimentos que ajudam a combater a asma. Sabendo disso, fica mais fácil para combater os problemas gerados por ela.

1. Gengibre

As propriedades anti-inflamatórias do gengibre dão a ele a possibilidade de reduzir o processo que estimula a contração dos brônquios. Ele pode ser usado em chás ou consumido como tempero.

2. Brócolis

O brócolis também é importante entre os alimentos que combatem a asma, pois a sua ingestão ajuda a prevenir a inflamação das vias respiratórias, desobstruindo e prevenindo de problemas que estejam impedindo o bom funcionamento dessa região.

Além disso, esse vegetal ajuda a eliminar os radicais livres, responsáveis por diversos desequilíbrios celulares.

3.  Maçã

A maçã tem um alto teor de bioflavonoides, como a quercetina, que é um anti-histamínico natural que desinflama as vias respiratórias, permitindo o funcionamento correto da região.

Além disso, assim como o brócolis, a maçã é muito rica em antioxidantes, acabando com os radicais livres que prejudicam a boa respiração

4. Banana

Rica em vitamina B6, ela possui como uma de suas funções o relaxamento do tecido dos brônquios. Desse modo, entre os alimentos que combatem a asma, o consumo de banana é muito recomendado, além de ser fácil de ser adaptada no cotidiano, como uma rápida refeição para um dia a dia corrido.

5. Alecrim

É uma erva fácil de ser encontrada, sendo usada em chás ou em temperos para alimentos. Ela é responsável por manter as vias respiratórias abertas, evitando a obstrução que gera a falta de ar.

Além disso, o alecrim possui alto poder anti-inflamatório e um grande teor de antioxidantes.

6. Sementes de girassol

Por serem ricas em vitamina E, potássio e magnésio, que são substância anti-inflamatórias, essas sementes são muito eficientes no combate à asma, sendo facilmente encontradas em lojas de produtos naturais.

7. Limão

É uma rica fonte de vitamina C, nutriente vital para desinflamar as vias aéreas, porque é um antisséptico natural muito potente.

Além disso, embora seja ácido, o limão possui características alcalinas dentro do organismo, regulando o pH interno do corpo. Isso é muito importante para que os órgãos do organismo funcionem corretamente, sem haver grandes desgastes nas células.

8. Hortelã

Como muitos sabem, a hortelã é usada em diversos casos de problemas respiratórios, sendo base para diversos remédios vendidos para esse fim. O consumo de chá de hortelã também contribui no combate à asma, desinflamando quaisquer pontos críticos do sistema respiratório e contribuindo para um bom funcionamento do sistema respiratório.

Dicas úteis para controlar a asma

Segundo o DATASUS, o sistema de informações do Sistema Único de Saúde, a asma é a 4ª maior causa de internações hospitalares no Brasil, com um custo anual de mais ou menos R$ 537 milhões à gestão de saúde. Ela precisa ser entendida corretamente. Veja algumas dicas úteis para controlar a asma, sempre lembrando que o melhor a se fazer é consultar um médico.

  • Usar capas antialérgicas no colchão e almofadas da cama;
  • Trocar os cobertores por edredons;
  • Evitar usar cobertores felpudos, pois são propícios para o acúmulo de poeira;
  • ​Trocar a roupa da cama todas as semanas e lavá-la em água a 130ºC;
  • Limpar o quarto com aspirador de pó e pano úmido, pelo menos, 2 a 3 vezes por semana;
  • Limpar o ar condicionado e ventiladores frequentemente, evitando o acúmulo de poeira;
  • Retirar tapetes, cortinas e carpetes do quarto, se for em casos mais severos.

você sabe como reconhecer uma crise aguda de asma? Veja no vídeo

Alimentos que combatem asma

One Comment Leave a Reply
  1. Muito boas as receitas caseiras de voces.
    Sempre faço uma ou outra e estou gostando. Gostaria de receber receitas de voces no meu facebook.
    Muito grata !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
6 Benefícios do coentro para a saúde
benefícios do abacate
Benefícios do abacate: como essa fruta pode tornar sua vida saudável