em

AmeiAmei

8 Alimentos que combatem a asma

Veja como esses ingredientes podem ajudar no controle das crises e a proteger as vias aéreas
alimentos que combatem a asma
Crédito: Freepik

A natureza é realmente perfeita. Por incrível que pareça, ela produz excelentes meios para controlar a asma. Por isso, confira quais são os alimentos que combatem a asma e veja quais se adaptam melhor ao seu cotidiano, para lutar contra esse problema.

Alimentos que combatem a asma

alimentos que ajudam a combater a asma
Crédito: Freepik

Quem possui esse problema respiratório sabe o quanto incomoda ter que lidar frequentemente com ele. Por isso, é importante que se saiba sobre os alimentos que ajudam a combater a asma. Sabendo disso, fica mais fácil para combater os problemas gerados por ela.

1. Gengibre

As propriedades anti-inflamatórias do gengibre dão a ele a possibilidade de reduzir o processo que estimula a contração dos brônquios. Ele pode ser usado em chás ou consumido como tempero.

2. Brócolis

O brócolis também é importante entre os alimentos que combatem a asma, pois a sua ingestão ajuda a prevenir a inflamação das vias respiratórias, desobstruindo e prevenindo de problemas que estejam impedindo o bom funcionamento dessa região.

Além disso, esse vegetal ajuda a eliminar os radicais livres, responsáveis por diversos desequilíbrios celulares.

3.  Maçã

A maçã tem um alto teor de bioflavonoides, como a quercetina, que é um anti-histamínico natural que desinflama as vias respiratórias, permitindo o funcionamento correto da região.

Além disso, assim como o brócolis, a maçã é muito rica em antioxidantes, acabando com os radicais livres que prejudicam a boa respiração

4. Banana

Rica em vitamina B6, ela possui como uma de suas funções o relaxamento do tecido dos brônquios. Desse modo, entre os alimentos que combatem a asma, o consumo de banana é muito recomendado, além de ser fácil de ser adaptada no cotidiano, como uma rápida refeição para um dia a dia corrido.

5. Alecrim

É uma erva fácil de ser encontrada, sendo usada em chás ou em temperos para alimentos. Ela é responsável por manter as vias respiratórias abertas, evitando a obstrução que gera a falta de ar.

Além disso, o alecrim possui alto poder anti-inflamatório e um grande teor de antioxidantes.

6. Sementes de girassol

Por serem ricas em vitamina E, potássio e magnésio, que são substância anti-inflamatórias, essas sementes são muito eficientes no combate à asma, sendo facilmente encontradas em lojas de produtos naturais.

7. Limão

É uma rica fonte de vitamina C, nutriente vital para desinflamar as vias aéreas, porque é um antisséptico natural muito potente.

Além disso, embora seja ácido, o limão possui características alcalinas dentro do organismo, regulando o pH interno do corpo. Isso é muito importante para que os órgãos do organismo funcionem corretamente, sem haver grandes desgastes nas células.

8. Hortelã

Como muitos sabem, a hortelã é usada em diversos casos de problemas respiratórios, sendo base para diversos remédios vendidos para esse fim. O consumo de chá de hortelã também contribui no combate à asma, desinflamando quaisquer pontos críticos do sistema respiratório e contribuindo para um bom funcionamento do sistema respiratório.

Dicas úteis para controlar a asma

Segundo o DATASUS, o sistema de informações do Sistema Único de Saúde, a asma é a 4ª maior causa de internações hospitalares no Brasil, com um custo anual de mais ou menos R$ 537 milhões à gestão de saúde. Ela precisa ser entendida corretamente. Veja algumas dicas úteis para controlar a asma, sempre lembrando que o melhor a se fazer é consultar um médico.

  • Usar capas antialérgicas no colchão e almofadas da cama;
  • Trocar os cobertores por edredons;
  • Evitar usar cobertores felpudos, pois são propícios para o acúmulo de poeira;
  • ​Trocar a roupa da cama todas as semanas e lavá-la em água a 130ºC;
  • Limpar o quarto com aspirador de pó e pano úmido, pelo menos, 2 a 3 vezes por semana;
  • Limpar o ar condicionado e ventiladores frequentemente, evitando o acúmulo de poeira;
  • Retirar tapetes, cortinas e carpetes do quarto, se for em casos mais severos.

você sabe como reconhecer uma crise aguda de asma? Veja no vídeo

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

One Comment Leave a Reply
  1. Muito boas as receitas caseiras de voces.
    Sempre faço uma ou outra e estou gostando. Gostaria de receber receitas de voces no meu facebook.
    Muito grata !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
6 Benefícios do coentro para a saúde
benefícios do abacate
Benefícios do abacate: como essa fruta pode tornar sua vida saudável