em

AmeiAmei FofoFofo EstranhoEstranho

Veja porque o alecrim é uma erva tão poderosa

Usado na culinária, no tratamento de doenças, nas cerimônias religiosas e para odorizar o ambiente

O alecrim é, sem dúvida, uma das ervas mais conhecidas e mais completas da natureza. Na culinária, é versátil, combinando com uma variedade quase infinita de pratos, além de ser um ótimo ingrediente para molhos. Planta de aspecto ramificado, está sempre verde e cresce em praticamente qualquer lugar.

Nativo das praias mediterrâneas, o alecrim foi usado durante muito tempo também para combater as dores musculares, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a memória. Na antiguidade, e ainda hoje, sua presença é essencial em celebrações religiosas de todos os tipos, seja sob a forma de incensos, óleos e até banhos energéticos.

Neste artigo, vamos mostrar alguns usos do alecrim e os benefícios que podem trazer para nossa saúde. Ao final, você poderá fazer uso da receita de um poderoso tônico capilar, pois ele é um ótimo estimulante do crescimento dos cabelos, prevenindo a queda e fortalecendo os fios. Sem contar que a erva também pode ser usada para combater a caspa.

O que faz do alecrim uma erva tão especial?

São inúmeros os benefícios do alecrim, como já mencionamos. Mas ele também é rico nas vitaminas A e C, cálcio, ferro, magnésio e potássio. O chá da erva é bom no combate à tosse, gripe, asma e como regulador da pressão arterial, além de ser um excelente diurético.

Veja aqui outras utilidades do Alecrim:

Melhora a memória

A erva é um remédio natural e estimulante da nossa memória. Isso porque um dos seus princípios ativos é formado por um componente que, uma vez inalado, é capaz de atingir o interior do nosso cérebro, facilitando as conexões entre os neurônios, o que aumenta o rendimento e o funcionamento desse órgão.

É um aliado contra a enxaqueca

A inalação por, pelo menos, dez minutos, do vapor produzido pela fervura do alecrim é extremamente eficaz no combate às dores de cabeça.

Já o óleo extraído da planta é conhecido por seu poder estimulante e por suas atribuições anti-inflamatórias e analgésicas. Elas auxiliam no processo curativo, pois melhoram a circulação e ajudam a reduzir o estresse. Basta esfregar um pouco da substância nas têmporas, testa e nuca e relaxar.

Fortalece o sistema imunológico

O chá de alecrim, além do fato de ser uma ótima bebida, também serve para impulsionar nossa imunidade. Isso porque ele possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Sem contar o fato de que é uma arma poderosa no combate às bactérias que podem invadir nosso organismo, ajudando a evitar infecções.

Ajuda a desintoxicar o fígado

Graças a seus poderes antioxidantes, o alecrim vem sendo usado, há centenas de anos, para limpar o fígado e restabelecer as funções hepáticas.

Melhora o humor

O alecrim é bom para o humor porque ativa conexões cerebrais responsáveis pela produção de dopamina. Além disso, ele também alivia a dor de estômago e atua na prevenção de diversas doenças que podem afetar o funcionamento do nosso organismo.

Veja essa receita que utiliza o alecrim na prevenção da calvície e queda dos cabelos:

Ingredientes:

  • Alecrim: ½  xícara (chá) de erva seca
  • Azeite de oliva ou óleo de rícino: 1 xícara (chá)

Modo de Fazer:

1. Em uma panela, misture os ingredientes e leve ao fogo médio, até aquecer;

2. Retire do fogo e aguarde esfriar;

3. Coe a mistura e guarde apenas o óleo, em um recipiente de vidro;

4. Passe o óleo no couro cabeludo realizando uma leve massagem;

5. Cubra os cabelos com uma touca e deixe agir por, no mínimo, 15 minutos ;

6. Lave os cabelos com xampu e finalize com condicionador (apenas nas pontas).

Este tônico é uma arma poderosa contra a queda dos cabelos, pois o alecrim aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo, deixando-os fortes e brilhantes.

Importante: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico!

Compartilhe!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
8 dicas para você cuidar bem da sua tireóide
Receita para emagrecer até 4 quilos em uma semana