Descubra por que você acorda no meio da noite sem motivo aparente

Anote essas dicas para desfrutar dos benefícios de um sono tranquilo

Publicidade

Não é segredo que uma boa noite de descanso traz inúmeros proveitos para o organismo e saúde mental. O ideal é dormir direto, passando por todas as fazes do sono sem interrupções, principalmente no momento em que atingimos o estágio de adormecimento profundo. Só que muitas vezes despertamos, aparentemente, sem motivo por volta das 3 da manhã, justamente quando essa etapa deveria estar acontecendo. A causa para isso é a elevação da taxa do hormônio do estresse. Essa ascensão mata importantes células responsáveis por gravar novas memórias e resgatar as antigas no cérebro.

A nutricionista de celebridades e autora Flávia Cyfer conta que esse processo também propicia a retenção hídrica e a diminuição do processo metabólico. A boa notícia é que a alimentação certa, uma boa dose de vitaminas e as dicas abaixo podem reduzir o nível do cortisol e te fazer voltar a dormir como um bebê

Melhore sua noite de sono

Baixe o ritmo
Sono bom é aquele no qual os problemas ficam do lado de fora do quarto e corpo consegue relaxar. Dessa maneira o cérebro consegue armazenar o conteúdo aprendido durante o dia, desenvolvendo a memória da forma certa. Com o simples ato de respirar fundo a produção de cortisol já diminui.

Luminosidade
A quantidade de luz presente no quarto influencia em nosso relógio biológico. O corpo tem que entender que chegou a noite e que está na hora de relaxar e começar a produção da melatonina, hormônio responsável pelo sono. A presença de luzes externas confunde o organismo e ao achar que está de dia, não induz nosso corpo ao relaxamento. Quanto mais escuro melhor!

Publicidade

Alimentos que ajudam

  • Gergelim – fonte de vitamina B6 e assim como a aveia, tem triptofano, o aminoácido responsável por combater o estresse e essencial na produção de serotonina, regulando o sono
  • Ovo – ajuda a amenizar a depressão e possui vitamina B12 e colina
  • Banana – importante elemento que concentra alto grau de magnésio, complexo B e vitamina B6. Também auxilia na produção de serotonina.
  • Linhaça – atua nos neurotransmissores por ser rico em ômega 3 e age beneficiando o sono, evitando inflamações e combatendo a depressão
  • Suco de maracujá com couve – relaxante e calmante natural. Essa combinação funciona perfeitamente para ser consumida antes de dormir. Basta bater no liquidificador a couve com suco de maracujá ou já ter prontos cubos de gelo feitos com suco de couve e adicionar algumas pedrinhas no refresco da fruta.
  • Arroz integral – regula tanto a serotonina, quanto a melatonina

Dormir bem é essencial para garantir uma vida saudável e um organismo em pleno funcionamento. Gostou da dica? Compartilhe com seus amigos!

PODE GOSTAR TAMBÉM

A dieta da longevidade do médico que viveu até os 103 anos

Laura Cardoso completa 90 anos e revela: “trabalho é vida”