açafrão na pele
Crédito: Pexels

Açafrão na pele: conheça os benefícios e como usar

O açafrão verdadeiro é diferente da conhecida cúrcuma. Aprenda a diferenciar e a aproveitar seus benefícios

Publicidade

O açafrão que muita gente conhece é aquele pó amarelo também chamado de cúrcuma. Mas existe um outro açafrão, esse sim o verdadeiro, que é bem diferente. Esse açafrão é composto por fiozinhos bem vermelhos, chamados de pistilos, que são retirados da parte central de uma flor chamada Crocus sativus. Quase toda a produção mundial do açafrão vem do Irã, e é uma iguaria com cultivo bastante demorado, por isso é uma das mais caras do mundo. Porém, se você puder comprá-lo, poderá usufruir de ótimos benefícios, não apenas ao usar na comida como tempero, mas também ao usar açafrão na pele.

Veja também: como fazer máscara de cúrcuma para a pele

Benefícios para a pele

como usar açafrão na pele de forma segura
Crédito: Pxhere

Os benefícios do açafrão na pele estão principalmente relacionados ao seu alto poder antioxidante e anti-inflamatório. Mas também é bom saber que essa iguaria oferece muito mais benefícios para o corpo inteiro.

Rejuvenescimento

Como é um poderoso antioxidante, rico em vitaminas, o açafrão ajuda a renovar as células do organismo, livrando-as do ataque dos radicais livres que as fazem envelhecer. Logo, ele atua de modo a deixar a pele mais bonita e prevenindo o envelhecimento precoce, desde que seja utilizado dentro de um estilo de vida saudável.

Publicidade

Anti-inflamatório

Quem sofre com inflamações na pele, como a acne, pode fazer uso da compressa de açafrão para ajudar a acabar com as inflamações. Para outros problemas inflamatórios de pele, até mesmo a acne mais grave, é recomendado conversar com o dermatologista antes de fazer uso da planta.

Outros benefícios para o organismo

Quando é consumido na forma de tempero ou de chá, ou seja, quando é ingerido, ele também atua com outras funções importantes em benefício da saúde:

  • Alivia inflamações internas;
  • Ajuda a equilibrar o colesterol e triglicérides, protegendo a saúde cardiovascular;
  • Ajuda a inibir o desenvolvimento de tumores;
  • Possui carotenoides que preservam a saúde dos olhos;
  • Protege as células contra o desenvolvimento de doenças degenerativas;
  • Aumenta a absorção de cálcio;
  • Alivia os sintomas da TPM estimulando a produção de serotonina;
  • Ajuda a eliminar gordura, acelerando o emagrecimento dentro de uma dieta saudável.

Como escolher o açafrão ideal?

Agora, sabendo o quanto ele faz bem, e como traz vantagens para a saúde de modo geral, precisa saber como comprar e como usar. Na hora da compra, o ideal é que escolha em pistilos, que são os fiozinhos inteiros retirados das flores.

As formas em pó nem sempre são confiáveis, pois podem estar misturadas com outras plantas e você não terá como comprovar. Mesmo sendo uma iguaria de valor elevado, só é preciso usar uma pequena quantidade para obter seus efeitos.

Publicidade

Como usar açafrão na pele?

A forma de usar ideal é como compressa. Você vai misturar no máximo 1,5 grama de fiozinhos em um pouco de água quente (sem ferver) e deixar em infusão para que os pistilos liberem suas propriedades na água.

Em seguida, vai embeber um paninho fino e limpo nessa água, escorrer o excesso e colocar sobre a pele do rosto bem limpa, sem nenhum produto.

Fique deitado, repousando, enquanto o açafrão age na pele até esfriar. Esse procedimento pode ser feito diariamente.

Publicidade

Outras formas de uso

Além de fazer a compressa na pele, ele também pode ser consumido como tempero na comida e como chá. Para esses dois usos, deve-se manter a quantidade máxima de 1,5 grama ao dia, ou poderá sentir efeitos colaterais por uso excessivo.

Os pistilos nunca devem ser colocados diretamente na comida. Você sempre deverá deixá-los de molho em água ou leite morno e depois colocar o líquido na comida. Para o chá, basta fazer a mesma infusão recomendada para a compressa, mas depois de alguns minutos é só coar e beber.

Cuidados e contraindicações

Esse ingrediente pode ser usado na pele com segurança. Mas, para ingerir, é preciso ter mais cuidado. Ele é contraindicado para gestantes e lactantes, pois é um estimulador das contrações uterinas. Outras pessoas não devem ultrapassar a dosagem de 1,5 grama ao dia, pois poderão ter efeitos colaterais como asma, insônia, cólicas e ressecamento da pele.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM