máscara de cúrcuma
Crédito: Freepik
em

Máscara de cúrcuma: receitas e benefícios para a pele

Essa máscara é natural e pode ser usada sem medo para deixar a pele renovada e saudável

Se você já conhece a cúrcuma para usar nos temperos e para fazer chá de cúrcuma anti-inflamatório, vai gostar de saber que ela também traz benefícios para a sua pele. Fazer máscara de cúrcuma para o rosto ajuda a remover as células mortas e a renovar as células sadias para ter uma pele mais bonita e saudável. Conheça mais detalhes dos benefícios desse ingrediente para a sua pele e também aprenda a preparar algumas receitas.

Veja também: receitas de máscara de arroz clareadora de manchas

Benefícios cúrcuma para o rosto

A cúrcuma é uma raiz tuberosa semelhante ao gengibre, mas com uma cor e um sabor diferentes. Porém, também oferece ótimas propriedades à saúde de modo geral, inclusive da pele. Esse alimento tem a capacidade de prevenir e tratar diversas doenças, como colesterol alto, diabetes e artrite, graças à sua ação anti-inflamatória.

No caso da pele, a cúrcuma é absorvida pelas células, combatendo os danos provocados pelos radicais livres que oxidam e envelhecem as células. Ela é antioxidante, antimicrobiana, reduz as secreções, possui propriedades hidratantes e age contra o envelhecimento da pele.

O que causa essa atividade renovadora do tecido é a ação queratolítica da máscara que remove a camada superficial de células mortas da pele, abrindo espaço para novas células sadias. Assim, é possível reduzir o efeito da acne e da dermatite seborreica. Apenas lembre-se que para tratar problemas de pele ou de saúde geral, o uso da cúrcuma deve ser feito com orientação médica para evitar efeitos colaterais.

Receitas de máscara de cúrcuma

como fazer máscara de cúrcuma para pele
Crédito: Freepik

Todas as receitinhas são naturais e fáceis de fazer, então pode usar com segurança, desde que não tenha qualquer problema na pele a ser tratado pelo médico e tome cuidado para não exceder a quantidade de 30 miligramas ao dia, uma pitada só.

Cúrcuma com iogurte e mel para limpar e hidratar

Essa é uma receita que vai renovar e hidratar a pele ao mesmo tempo com o efeito do iogurte, que acalma a pele, e do mel, que é um anti-inflamatório e cicatrizante natural.

Ingredientes

Cúrcuma em pó: 1 colherinha (café)
Iogurte: 1 colher (chá);
Mel: 1 colher (chá).

Modo de preparo

  1. Misture a cúrcuma em pó com o iogurte. Acrescente o mel.
  2. Aplique a máscara no rosto já limpo, sem nenhum tipo de produto.
  3. Deixe agir por 20 minutos. Enxágue com água e finalize com seus produtos de costume, antes de ir dormir.

Cúrcuma com óleo de coco para acne e dermatite

Essa máscara é ainda mais eficiente porque a cúrcuma é lipossolúvel, ou seja, se dilui em contato com uma substância oleosa. Então, escolha o óleo de coco. Essa é uma boa receita para tratar da acne e também da dermatite seborreica que afeta o couro cabeludo.

Ingredientes

Cúrcuma em pó: 1 colher (café);
Óleo de coco líquido: 1 colher (sopa);
Vinagre de maçã: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Em um potinho, misture todos os ingredientes muito bem até formar uma pastinha.
  2. Lave muito bem o seu rosto e aplique a pastinha na pele do rosto. Se quiser, pode aplicar em outras partes do corpo com acne. Deixe secar, cerca de 30 minutos, depois remova com água.
  3. No couro cabeludo, aplique depois de lavar o cabelo e deixe secar também por 30 minutos. Depois lave a cabeça normalmente, com seu xampu e água morna quase fria.

Esse tratamento pode ser feito duas vezes por semana, tanto na pele do rosto e do corpo quanto no couro cabeludo.

Antes de realizar os procedimentos, faça um teste em sua pele para saber se não causará desconfortos. Cada organismo reage de uma forma, e o médico especialista deverá ser consultado para potencializar e acompanhar os resultados desejados.

Lembre-se também que o pigmento amarelo do açafrão vai deixar um tom amarelado na sua pele, mas que vai sair depois de algumas lavagens. Não tente tirar tudo de uma só vez, ou vai perder o efeito da máscara. Para evitar que os dedos e unhas fiquem amarelados, use luvas ou aplique com um pincel próprio para isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
chá de curcuma

Chá de cúrcuma: saiba como tomar e para que serve

operada sem anestesia

Operada sem anestesia, mulher tem pesadelos quase todas as noites