em

Como acabar com pontas duplas e ter cabelos mais bonitos

Os cabelos necessitam de cuidados diários para ficarem sempre bonitos. Veja o que deve fazer para evitar as pontas quebradas.
acabar com pontas duplas
Crédito: Freepik

As pontas duplas nos cabelos são uma ação natural do tempo, mas também de cuidados inadequados. Ocorrem muito em quem está deixando o cabelo crescer e por isso acha que não deve cortar as pontas. Outros fatores são as escovas, chapinhas, babyliss, o vento e as químicas. Mas para tudo tem solução. Veja como acabar com pontas duplas e ter cabelos mais bonitos e fortes.

7 Dicas para acabar com as pontas duplas

Os cabelos começam a ficar com pontas duplas depois de algum tempo sem cortar as pontas, também por causa da falta de hidratação, quando ficam ressecados. Mas nem sempre você quer recorrer ao corte, pois quer manter o comprimento. Então veja quais são melhores dicas para acabar com pontas duplas.

1. Alimente-se bem e hidrate-se

como acabar com pontas duplas comer bem
Crédito: Freepik

A primeira dica começa por você inteira, não apenas pelos sus cabelos. Como assim? Acontece que 80% do seu cabelo é composto por queratina e 20% por gorduras, água, vitaminas, sais minerais e outros componentes. Todos esses nutrientes você absorve através de uma alimentação saudável e tomando bastante água pura todos os dias.

Então, para evitar ter cabelos fracos e ressecados, a primeira necessidade é manter uma alimentação o mais saudável possível, com muitas frutas, legumes, verduras, cereais integrais, sementes e beber muita água.

2. Não exagere na química e no calor

como acabar com pontas duplas chapéu
Crédito: Freepik

Ao fazer alisamento, aplicar tintura, usar chapinha, babyliss e ficar muitas horas diárias pegando sol no cabelos, a cutícula dos fios é agredida e perde a sua função de proteger os fios. Logo, sem proteção, as pontas duplas começam a aparecer.

Sendo assim, junto com uma alimentação super saudável e muita água, você também deve tomar cuidado para não exagerar no uso de produtos, química, chapinha e tudo mais. Use apenas nos momentos necessários.

3. Faça hidratação semanal

como acabar com pontas duplas hidratando
Crédito: Freepik

Outra dica para fazer em combinação com as outras é manter o seu cabelo hidratado. Mesmo tomando bastante água e cuidando para não expor os fios ao calor excessivo, seu cabelo precisa de uma hidratação bem concentrada, diretamente nos fios, toda semana.

A hidratação vai contribuir com a reposição de água que o cabelo perde ao ser exposto ao calor, além de receber mais uma dose de nutrição, deixando os fios mais fortes e resistentes. Opte por máscaras ricas em vitamina A, E, pantenol e aloe vera.

4. Faça umectação e reconstrução

como acabar com pontas duplas umectando
Crédito: Freepik

Outros dois tratamentos que vão ajudar muito a acabar com pontas duplas do seu cabelo são a umectação e a reconstrução. Eles são especialmente recomendados para quem está com os fios muito danificados. Para saber a hora certa de fazer cada um, junto com a hidratação, vá ao seu cabeleireiro de confiança para começar um cronograma capilar.

5. Durma com óleo nas pontas do cabelo

como acabar com pontas duplas dormir com oleo
Crédito: Freepik

Durante o sono o corpo todo passa por um processo de limpeza e reparação, inclusive o cabelo. Então é um bom momento para permitir que os fios se regenerem. Para isso, aplique 3 gotinhas de óleo de Argan apenas nas pontas. Ele vai subir pelos fios sem deixá-los excessivamente oleosos, e vai nutrir com vitamina E e gorduras saudáveis. Os fios vão ficar mais nutridos e hidratados. Também pode usar óleo de abacate ou óleo de coco.

6. Use sempre protetor térmico

como acabar com pontas duplas protetor
Crédito: Freepik

Mesmo que você reduza a exposição do seu cabelo ao secador, à chapinha e ao babyliss, sempre que for usar um desses recursos proteja os fios com protetor térmico. Ele deve ser aplicado antes de usar a fonte de calor e vai agir como uma camada protetora.

7. Mantenha as pontas aparadas

como acabar com pontas duplas cortando
Crédito: Freepik

Para deixar o cabelo crescer, não adianta fugir do corte. Mesmo cuidando com todas as dicas anteriores, chega um ponto em que você precisa aparar as pontas. Mas isso não quer dizer perder o comprimento. Basta você ir a um cabeleireiro que saiba fazer o corte rendado, uma técnica que tira as pontas duplas sem tirar o comprimento. Faça isso a cada 40 dias, em média.

Como evitar as pontas duplas?

Como você viu, todo cabelo bonito necessita de alguns cuidados que são básicos no dia a dia. Não adianta querer ter um cabelão comprido e maravilhoso se não se dedicar para que ele esteja sempre hidratado e nutrido. Então, além de acabar com pontas duplas, também é bom evitá-las.

1. Não deixe chegar ao ponto de precisar cortar demais

Na última dica sobre como acabar com pontas duplas, você viu que é importante cortá-las, mesmo cuidando do jeito certo. Então, não espere que as pontas fiquem enormes para apará-las. Faça isso todo mês ou a cada 40 dias, assim evita que fiquem maiores e o cabelo mais danificado.

2. Cuidado com o sol e os químicos

Da mesma forma que evitar excesso de calor e de química nos fios ajuda a reduzir as pontas duplas já existentes, também vai contribuir muito para que elas não apareçam. Ou pelo menos para que demorem muito mais tempo para surgir. Então, nada de chapinha e secador todo dia.

3. Cronograma capilar para manutenção permanente

Outra forma já mencionada para acabar com pontas duplas, que também vai ser sua grande aliada para evitar que elas apareçam é fazendo um cronograma capilar. Para isso, basicamente o seu cabeleireiro vai avaliar seu cabelo e dizer de quanto em quanto tempo você precisa fazer uma hidratação, umectação ou reconstrução dos fios. Esse processo não tem data para acabar. Assim como pode servir de tratamento, também é um método de manutenção.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

organizar armário de cozinha
Como organizar armário de cozinha com 6 dicas
manchas vermelhas no rosto
Causas e como tirar manchas vermelhas no rosto