Velaterapia funciona
Crédito: Freepik

Velaterapia: tratamento que queima as pontas duplas do cabelo

Será que vale a pena queimar as pontas dos cabelos? Veja o que é esse tratamento em detalhes

Publicidade

Pode ser que você só tenha ouvido falar na velaterapia há pouco tempo. Mas, essa é uma técnica bastante antiga, e que atualmente ainda é muito usada pelos profissionais que trabalham com cabelos. Esses profissionais podem ser dermatologistas, tricologistas, terapeutas ou cabeleireiros especializados na técnica.

A velaterapia consiste em utilizar a chama da vela para remover as pontas duplas e danificadas do cabelo. Veja como é feito, para quem é recomendado e se é seguro fazer em casa, por conta própria.

Veja também: shampoo que alisa o cabelo funciona?

Como é feita?

Esse procedimento é realizado de forma simples, mas precisa de bastante atenção e muito cuidado com o que estiver em volta, evitando estar perto de qualquer material inflamável.

Cabelo limpo

Para fazer a velaterapia o cabelo deve estar limpo e seco, sem produtos como óleos ou cremes. Esses produtos podem conter substâncias inflamáveis que vão fazer a chama se transformar em um incêndio na cabeça. Muita atenção!

Publicidade

Separando as mechas

Com o cabelo devidamente limpo, o profissional vai pegando o cabelo por mechas finas, uma de cada vez, e vai torcer essas mechas. Assim, ele vai conseguir manter os fios daquela mecha presos, todos juntos.

Aplicação da chama

Com a chama da vela, a uma distância segura, o profissional vai passando por todo o comprimento da mecha e cauterizando todas as pontinhas que estiverem sobrando. Depois, a pontinha queimada vai se soltar sozinha, já que não faz mais parte do fio completo.

Pode fazer em casa?

Quando um profissional aplica a velaterapia, parece tudo muito simples e fácil. Mas, não é por acaso que precisa ter técnica para fazer. Afinal de contas, você está lidando com fogo e com cabelo. O risco de causar um acidente gravíssimo é bem alto. Então, não é seguro fazer a velaterapia em casa, por conta própria, sem ser um profissional na área.

Vale a pena fazer?

Embora parece algo muito revolucionário e inteligente, a verdade é que não faz sentido aplicar a velaterapia no cabelo. O que acontece é que quando recebe a chama da vela, a ponta do fio realmente queima e se solta, pois morreu.

Publicidade

Acima da ponta mais queimada, que fica preta, está uma parte do fio que ficou dilatada, pois toda a sua camada de cutículas também queimou não com o fogo, mas o seu calor. Essa ponta não tem como ser recuperada, pois também morreu. A olho nu não é possível ver o estrago, mas se ampliar vai ver que realmente é um grande dano ao fio.

Logo, para que as pontas do cabelo pareçam saudáveis, sem ficarem espigadas, é preciso cortá-las. Sendo assim, mais vale apenas cortar as pontinhas com a tesoura, evitando queimar a estrutura do cabelo e correr o risco de sofrer um acidente.

Quem explica tudo isso em detalhes, para você ter certeza de que não vale a pena fazer velaterapia, é a tricologista Juliana Prudente. Veja o vídeo:

Publicidade

Corte bordado ao invés de velaterapia

O tipo de corte que se faz só para remover as pontas duplas se chama corte bordado. Você pode aprender as fazer em casa. Ele começa do mesmo jeito que se faz para a velaterapia, separando pequenas mechas e torcendo-as. Mas, em vez de passar a chama da vela você vai passar uma tesoura, só nessas pontinhas que estão sobrando. Veja como fazer, nesse vídeo de passo a passo da Julia Doorman do Cabelos de Rainha:

Veja também: Como fazer reparador de pontas caseiro

PODE GOSTAR TAMBÉM