tratamentos com babosa
Crédito: Reprodução Instagram @isabellafiorentino
em

6 benefícios da babosa que você talvez não conheça

Além de ser um excelente remédio natural, não custa nada!

Publicidade

Que babosa é um ótimo hidratante natural, você já deve saber. O que você talvez não saiba é que as propriedades calmante e suavizante da planta servem para muito mais do que simplesmente tratar dos cabelos. A aloe vera é rica em vitaminas A, B, C e E, cálcio, potássio, magnésio, zinco, além de vários aminoácidos e enzimas. Confira outros benefícios da babosa!

Até Pabllo Vittar é adepta da babosa para os cuidados com a beleza e você não?? (Divulgação: @pabllovittar)

 

Por ter ações umectante, cicatrizante e anti-inflamatória, a babosa também serve para:

Prevenir estrias e rachaduras na pele

Lave bem a folha da babosa, retire os espinhos, parta ao meio e recolha todo o gel. Misture 2 colheres de azeite extra-virgem e aplique o creme na pele limpa, fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos. Faça a massagem duas vezes por dia. Não precisa enxaguar. Você vai sentir a pele muito mais macia e hidratada!

Publicidade

Tratar inflamações cutâneas como espinhas, rosáceas e foliculite

Aplique a babosa como máscara facial, cobrindo todo o rosto com o gel – dê mais atenção às marcas de expressão, vermelhidões e acne. Faça uma leve massagem, deixe agir por cerca de 15 minutos e remova com água fria. Faça a mesma coisa para acalmar a pele depois da depilação!

Dar brilho e corpo aos cabelos

Faça umectação pré-lavagem para ter cabelos mais brilhantes e sedosos. Basta adicionar o gel da babosa nos fios úmidos e deixar agir por 1 hora. Proceda normalmente com a lavagem. Para turbinar a hidratação, finalize com uma máscara de tratamento.

Outra opção é adicionar 3 colheres de gel de babosa no seu shampoo para enriquecer os fios e iluminar a cor.

Publicidade

Combater os sintomas da psoríase

Aplique o gel na área afetada pela psoríase e faça uma compressa com ataduras limpas. Deixe agir por cerca de 30 minutos e lave com água. Para melhores resultados, repita o processo 3 vezes por dia. Os efeitos calmante, anti-inflamatório e cicatrizante vão aliviar a coceira e o desconforto causados pela doença.

Regenerar a pele de assaduras e queimaduras

Espalhe o gel sobre o ferimento 2 vezes por dia. Se a queimadura for grave e levar à infecção, procure imediatamente um médico.

Cuidar de gengivite e aftas

Um dos benefícios da babosa é que ela pode ser usada para tratar inflamações na boca, sendo tão eficaz quanto a clorexidina (antisséptico usado para controle da placa bacteriana). Você pode usar um enxaguante bucal à base de aloe vera ou aplicar a babosa diretamente nas gengivas, com algumas gotinhas de óleo essencial de melaleuca.

Publicidade

Babosa é um santo remédio, né? Quem concorda, respira!

Veja também: Tipos de babosa: Entenda as diferenças e o uso das principais espécies

Como lidar com o luto por um animal de estimação?

Tipos de pergolado: qual o ideal para a sua casa?