Verbasco é uma planta medicinal cientificamente conhecida como verbascum phlomoides. Há quem a chame de vassoura, calção-de-velho, verbasco-flomoide, barbasco, barrasco, barbasco-do-brasil e cezarinha. Essa planta pertence à família das loganiaceae e pode alcançar os 1,40 metro de altura. As flores apresentam-se tipo espiga e são amarelas. Nas laterais do seu comprimento esguio, as folhas ovais e pequenas são verdes escuras e brancas, sendo que o seu sabor é amargo.
Veja também: benefícios da semente de uva
Benefícios à saúde
Essa planta é usada em tratamentos de problemas respiratórios tais como a asma, rouquidão, tosse e bronquite. Além disso, é também recomendada para outros problemas de saúde, como:
Melhora a digestão
Depois de consultar o médico para conhecer a real causa dos problemas, a planta pode ser utilizada como aliada para amenizar problemas como diarreia, prisão de ventre e vermes intestinais.
Calmante e indutora do sono
Para ter boas noites de sono, um chazinho antes de ir dormir pode ajudar. A planta possui propriedades sedativas que acalmam e trazer a vontade de dormir. Da mesma forma, é um bom chá para tomar em crises de estresse e ansiedade.
Problemas respiratórios
Uma das maiores indicações dessa planta está relacionada ao tratamento de problemas respiratórios, como asma, bronquite, tosse seca, rouquidão e amigdalite. As folhas da planta são compostas por um poderoso antioxidante e possuem ação anti-inflamatória que ajuda a reduzir os sintomas. Mais uma vez, vale lembrar que o chá deve ser usado apenas como coadjuvante do tratamento médico.
Cicatrização de feridas
Para tratar de pequenas e leves feridas na pele, a planta pode ser usada fazendo emplastro ou compressa para oferecer suas propriedades anti-inflamatórias.
Alívio de cólicas
As cólicas intestinais e cólicas provindas dos sintomas da TPM podem ser aliviadas, em muitos casos, com seu chá por causa de suas propriedades antiespasmódicas que aliviam as contrações musculares causadoras da dor.
Alívio das dores inflamatórias
As doenças que causam dores e inflamação nas articulações incomodam com frequência, como bursite e artrite. Fazer um chá com a planta e usar como compressa, bem morninho, sobre as regiões de dor, ajuda a aliviá-la.
Como fazer o chá de verbasco
Assim como todas as receitas de chá, essa também é muito simples de fazer. Você vai precisar das pétalas e dos estames da planta (pequena haste central da flor que contém o pólen).
Ingredientes
Verbasco: 2 colheres (sopa);
Água: 1 litro.
Modo de preparo
- Coloque a água e os pedaços das flores em uma panelinha e leve ao fogo;
- Quando levantar fervura, desligue e tampe para ficar em infusão durante 10 minutos;
- Coe e vá bebendo o chá em doses ao longo do dia ou usando para fazer compressa morna sobre a pele. Não guarde para o dia seguinte.
Cuidados a ter
- Gestantes e lactantes não devem fazer uso dessa planta;
- Embora seja raro, existem casos em que o contato com a planta causa coceira. Se for uma pessoa alérgica, faça um teste antes de consumir;
- Não use esse chá se já estiver fazendo uso de algum medicamento para evitar que os efeitos sejam alterados;
- As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.