Menu

15 Utilidades do álcool etílico que você precisa conhecer

Esse produto é um poderoso desinfetante, que consegue eliminar pragas e cicatrizar feridas

Crédito: Freepik

Publicidade

O álcool etílico é uma substância orgânica, resultado da fermentação de açúcares e da redução de acetaldeído ou da hidratação de etileno. Deixando esses nomes estranhos de lado, o que importa é que o álcool tem diversas utilidades no dia a dia. Esse produto é utilizado como desinfetante ou para remover cola grudada em objetos, mas as suas funções não acabam por aí. Conheça as principais utilidades do álcool etílico e aumente o uso desse produto nas tarefas domésticas.

Utilidades do álcool etílico

O álcool é praticamente um coringa para ter sempre por perto. Limpa, desinfeta, neutraliza, é barato, fácil de usar, mas lembre-se de manter bem longe do alcance das crianças.

1. Matar percevejos

Os percevejos são terríveis e nem sempre é fácil livrar-se dessa praga. Pode-se ter muito cuidado com a higiene e manter tudo limpo, mas basta um pequeno descuido para que eles apareçam. Para os matar, coloque álcool num borrifador e espirre no colchão e na fronha várias vezes por dia, pouca quantidade por vez.

2. Desodorante de emergência

Se esqueceu o desodorante em casa e vai ter um compromisso depois do horário, o álcool elimina as bactérias e inibe o mau odor. Se tiver uma garrafa e uma folha de papel toalha por perto, resolve o problema.

Publicidade

3. Bolsa térmica

Crédito: Freepik

Fazer uma bolsa térmica para colocar sobre uma pequena torção ou manter alimentos frescos durante uma caminhada é uma das utilidades do álcool etílico. Misture 1 xícara de álcool com 2 xícaras de água e coloque em um saco hermético. Retire todo o ar que conseguir da bolsa e leve ao congelador durante uma hora para obter uma massa fria e grossa tipo um gel.

4. Matar piolhos

Para matar piolhos, coloque álcool num borrifador com umas gotas de óleo de lavanda. Aplique a mistura sobre o couro cabeludo e nos fios. Passe um pente fino para remover os piolhos mortos. Antes de voltar a utilizar o pente, mergulhe-o nessa mesma solução para garantir que nenhum piolho sobreviveu.

5. Removedor de esmalte

Remover o esmalte das unhas com álcool puro é uma alternativa um pouco menos agressiva. Pode demorar mais tempo para eliminar todo o esmalte, mas não vai danificar as unhas.

6. Trata pelos encavados

Ninguém gosta de ter pelos encravados, mas eles surgem e deixam aquela bolinha vermelha na pele. Para deixar a pele novamente macia, aplique um pouco de álcool sobre a região. Isso também alivia a irritação. Entretanto, não repita muitas vezes esse procedimento, pois ao mesmo tempo em que o álcool desinfeta, ele também desidrata.

Publicidade

7. Removedor de manchas

Crédito: Freepik

É sempre bom conferir primeiro se o tecido ou o piso manchado pode entrar em contato com o álcool. Se puder, vale saber que aplicar álcool sobre manchas depois de remover o excesso faz com que elas se soltem mais rápido.

8. Tratamento de herpes labial

Utilizar álcool etílico 70% nas feridas provocadas por herpes labial vai ajudar a acabar com o problema mais rápido. Mesmo assim, vá ao médico para saber qual é a gravidade do problema e quais as recomendações do profissional. Esse método não pode ser usado em crianças.

9. Desinfetante para mãos

Para preparar um desinfetante de mãos caseiro, junte 115 gramas de gel de aloe vera, ½ colher de sopa de álcool e algumas gotas de óleo essencial de árvore do chá. Misture tudo e coloque numa garrafa. uma das utilidades do álcool etílico mais básicas para suas mãos ficarem desinfetadas.

Publicidade

10. Anti-inflamatório para a pele

O álcool é um poderoso anti-inflamatório e calmante, que ajuda a eliminar a acne, acalma a pele e previne novas inflamações. O recomendado é aplicar sobre a espinha e não em todo o rosto, pois quando usado em excesso pode irritar a pele. O motivo é o mesmo da dica anterior, o álcool resseca a pele.

11. Limpar vidros e espelhos

Crédito: Freepik

Outra das utilidades do álcool etílico é como limpa-vidros caseiro. Nada como um pano macio e limpo embebido em álcool para deixar as janelas e espelhos da casa bem limpos. Se não tiver o produto próprio para essa finalidade, use seu álcool.

12. Limpar persianas

As persianas que não sejam de tecido podem ser higienizadas com álcool embebido em um pano. Ele faz boa parte da limpeza doméstica com eficiência, pois desinfeta e remove todo o pó e as manchas.

Publicidade

13. Remover gelo do para-brisa

Se mora em uma cidade onde o inverno é rigoroso ou foi viajar para uma, já sabe que pode usar o álcool caso sofra com gelo nos vidros do carro. Quando ocorrem geadas, o gelo fica sobre as superfícies até o sol aparecer e ele derreter. Se tiver que sair de casa antes de o sol surgir, recorra ao álcool e borrife no vidro, limpando com um pano.

14. Afastar mosquitos das frutas

Se na sua cozinha tem uma fruteira fora da geladeira e de vez em quando aparecem aqueles mosquitinhos rodeando as frutas, coloque álcool em um borrifador e jogue no ar perto deles. Quando morrerem faça uma limpeza na fruteira e já aproveite para eliminar as frutas passadas. Quando esses mosquitos aparecem é sinal de que tem fruta madura demais.

15. Evita manchas no colarinho

Quando for colocar um vestido ou camisa com colarinho de cor clara, passe um pouco de álcool etílico no pescoço com uma toalha limpa. Vai ajudar a não deixar marcas no colarinho, comuns por causa do acúmulo de poeira e poluição na pele ao longo do dia.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile