Unhas com psoríase
Crédito: Freepik
em ,

Unhas com psoríase: conheça os sinais e como tratar

Os tratamentos reduzem a inflamação e melhoram o aspecto das unhas, mas não curam

Publicidade

A psoríase nas unhas é chamada de psoríase ungueal. É uma doença autoimune, ou seja, provocada pelo próprio sistema imunológico que ataca as unhas, causando deformidades. Apesar de não ter cura, existem opções de tratamentos para melhorar o aspecto das unhas.

Sinais de psoríase nas unhas

As unhas com psoríase crescem com ondulações, deformidades no formato, podem ficar mais grossas, quebradiças e descamando, além de apresentarem manchas marrons ou esbranquiçadas. Em alguns casos, as unhas descolam da carne e pode haver sangramentos.

Esses sintomas são bem parecidos com os de fungos nas unhas, por isso, é importante ir ao médico dermatologista para ter o diagnóstico correto antes de tentar tratar por conta própria, mas sem sucesso.

Tratamentos

Como já dito, a psoríase nas unhas não tem cura, pois é um problema autoimune. No entanto, o médico dermatologista pode recomendar algumas opções de dermocosméticos ou medicamentos para melhorar o aspecto das unhas.

Publicidade

Esmaltes especiais

Não são todos os esmaltes que servem como tratamento para a psoríase nas unhas. O médico pode recomendar esmaltes especiais com vitamina D e clobetasol que ajudam a reconstruir as unhas amolecidas e ásperas, deixando-as mais resistentes e lisas.

Pomadas

Existem pomadas com vitamina A, vitamina D, imunossupressores e corticoides que atuam na redução da inflamação e ajudam a restaurar as unhas afetadas. O médico vai analisar a gravidade do problema para dizer se a pomada vai ser realmente útil.

Medicamentos

Se o tratamento com esmalte especial e com pomada não surtir efeito, ou se o paciente tiver psoríase em outras partes do corpo, pode ser que só o medicamento ajude. Remédios com metotrexato, tacrolimo, ciclosporina, retinoides e corticoides são algumas opções.

Publicidade

Os medicamentos servem para reduzir a ação das células de defesa do sistema imunológico, que são as responsáveis pelos sintomas. Quando essa ação é reduzida, os sintomas também diminuem.

Se for um caso grave, existe a possibilidade de fazer injeções de corticoide diretamente nas unhas, com anestesia local.

Cuidados no dia a dia

Além dos tratamentos médicos é importante que o paciente com psoríase nas unhas tenha alguns cuidados na sua rotina para evitar o “ataque” do sistema imunológico. Os cuidados são os seguintes:

Publicidade
  • Manter as unhas curtas e limpas;
  • Usar sabonete bactericida para lavar as mãos;
  • Cortar as unhas com cortador próprio, não com alicate nem tesoura;
  • Manter as unhas hidratadas para evitar que encravem;
  • Evitar alimentos remosos que estimulam a inflamação;
  • Consumir mais alimentos anti-inflamatórios;
  • Evitar contato com qualquer produto químico e cosmético que não seja recomendado pelo médico;
  • Evitar usar luvas de borracha;
  • Não usar unhas postiças nem alongamentos;
  • Não remover as cutículas.
Como usar batata na limpeza da casa

Como usar batata na limpeza da casa: 8 Dicas fáceis

amenorreia

O que é amenorreia? Uma condição que as mulheres precisam conhecer