em

18 Truques de cozinha para facilitar a rotina

Truques e dicas são sempre bem-vindos para facilitar o dia a dia na cozinha. Veja quais dessas você não conhecia.
truques de cozinha
Crédito: Pxhere

Só depois que você começa a passar mais tempo na cozinha ou quando vai morar sozinho é que entende todos aqueles macetes de mãe e de vó para lidar com a rotina nesse ambiente. Os truques de cozinha são essenciais para agilizar o dia a dia e facilitar a vida.

Truques de cozinha que vão facilitar a sua vida

Normalmente você precisa fazer algo do jeito mais difícil para depois descobrir que existe uma maneira fácil, mas dessa vez vai ser diferente. As dicas que vai conhecer são tão boas que você vai começar a praticá-las agora mesmo e nunca mais vai abandonar. Confira.

1. Descubra se comprou ovos frescos ou estragados

Os ovos são essenciais para fazer vários pratos, além de serem muito saudáveis. Se você tem o hábito de comê-los todos os dias, vai gostar de saber que é possível descobrir qual é o nível de qualidade deles antes de comer.

Para fazer isso, encha um pote com água e coloque os ovos dentro. Se algum subir para a superfície, descarte, pois está estragado. Dos que ficarem no fundo, observe a posição de cada um.

Aquele que ficar deitado de lado é o mais fresco. O que fica com a ponta inclinada para baixo já tem uma semana de prateleira. E o que fica com a ponta totalmente virada para baixo, na vertical, está beirando um mês de aniversário.

2. Cozinhe ovos dourados

Já viu um ovo cozido todo amarelo? Fica bem bonito e você pode usar para dar um toque especial aos seus pratos. Para que o ovo cozido fique bem amarelinho, agite-o antes de colocar para cozinhar. A intenção é misturar a clara com a gema e o resultado vai surpreender.

3. Cozinhar vários ovos de uma só vez

Aqui vai outra dica de truques de cozinha para quem ama ovos e come não só um, mas vários por dia. Essa dica é especial para aquele dia em que o gás acaba e você precisa recorrer às alternativas, como o forno elétrico.

Para cozinhar muitos ovos de uma vez você só precisa ligar o forno a 160 °C e colocar os ovos lá dentro por 15 minutos. Pronto, ovos bem cozidos sem precisar de água nem de gás.

4. Faça cubos de gelo muito mais rápido

Se tem uma situação frustrante é você ir ao congelador pegar cubos de gelo para sua bebida e perceber que as forminhas estão todas vazias. Não tem outra alternativa senão colocar água da torneira ou do filtro nelas e esperar um tempão para que solidifiquem. Quer dizer, tem sim.

A dica esperta para acelerar a formação do gelo e poder usá-lo bem antes do tempo comum é ferver a água antes de levar ao congelador. Sim, pode parecer contraditório, mas faz sentido e funciona. Então, o primeiro passo é colocar a água para ferver. Espere alguns segundos, cuide para não se queimar, e coloque a água nas forminhas.

Leve para o congelador e confira como estão na hora seguinte. Esse processo funciona por que a água quente resfria de forma mais homogênea e fica com menos gás do que se usar a água em temperatura ambiente.

5. Use limão para deixar o peixe grelhado mais gostoso

Vai fazer um peixe no forno e quer que ele fique mais gostoso? Então faça mais um dos bons truques de cozinha. Coloque uma cama de rodelas de limão na grelha e ajeite a posta de peixe por cima. Deixe-o assar assim, sobre o limão, e confira o sabor depois.

6. Extraia mais suco do limão e com mais facilidade

Se você não tem um espremedor elétrico de suco ou uma centrífuga, e sempre precisa espremer o suco na mão, essa é uma dica muito útil. Ao invés de ficar fazendo força no espremedor manual, prepare a fruta antes de abri-la. Aliás, não só para o limão, essa dica também serve para a laranja.

Você só vai precisar massagear a fruta por alguns minutos, apertando, rolando em uma superfície, fazendo com que os gominhos dentro dela de abram e o suco fique solto. Mas tome cuidado para não esmagar demais e rachar a casca. Quando a fruta estiver bem mole, abra ao meio e aperte para extrair o suco que já vai estar prontinho.

7. Use uma colher de pau para a panela não transbordar

Não era apenas para ter um apoio para a colher de pau que a sua mãe a deixava apoiada fora a fora em cima da panela com comida cozinhando. Algumas comidas, como arroz, batata ou o leite, ao serem fervidas, tendem a criar espuma e podem transbordar. Mas isso não vai acontecer se você colocar uma colher de pau deitada sobre a panela, fazendo uma ponte. Experimente e veja se funciona.

8. Descasque gengibre sem desperdiçar

O gengibre deixa receitas doces e salgadas muito mais gostosas e saudáveis. Mas não é tão rápido de descascar porque a casca é fina, e você acaba tendo que cuidar para não desperdiçar. O segredinho é substituir a faca por uma colher e raspar a casca ao invés de cortá-la. Vai sair com mais facilidade, rapidez e melhor aproveitamento da raiz. Faça o teste.

9. Descasque alho sem estresse

Se tirar a casca do gengibre já é um pequeno teste de paciência, na vez do alho fica um pouco pior. Aqui o problema nem é tanto a dificuldade, pois a casca dele é soltinha, mas você é obrigado a pegá-lo firme e o cheiro ficar impregnado nas mãos.

Para facilitar essa tarefa mais um dos truques de cozinha é que você deve colocar os dentes de alho soltinhos dentro de um pote, tampar e agitar bem. Quando abrir vai ver que as cascas estão soltas e vai ser muito mais fácil removê-las.

Outra dica que funciona bem é pegar a cabeça do alho inteira e colocar alguns poucos segundos no micro-ondas. Não deixe amolecer ou aquecer, é só para que a casca se solte, cerca de 15 segundos no máximo.

10. Mantenha a temperatura do vinho ou champanhe sem deixar aguado

Tem certas bebidas que precisam ser bem geladinhas, mas não combinam com gelo, como é o caso do vinho branco e do champanhe. Nesse caso, para você poder beber devagar sem se preocupar com a temperatura, antes de abrir a bebida coloque um cacho de uvas no congelador.

Na hora de servir, pegue as uvas e use-as em substituição ao gelo, colocando entro do copo para que elas mantenham a temperatura da bebida sem derreter e deixar aguado. Esse é um truque bem legal para fazer quando receber convidados.

11. Tenha sorvete na consistência certa

Sorvete não pode ser mole demais parecendo mousse, nem duro demais parecendo pedra. Ele tem a consistência perfeita, que é firme, mas cremosa. Porém, só colocando no congelador nem sempre funciona.

Uma dica que pode dar certo, dependendo da temperatura que vai estra a sua geladeira, é colocar o pote de sorvete dentro de uma sacola e deixar na geladeira. A sacola mantém o calor e ele não vai congelar a ponto de endurecer demais.

12. Aproveite as ervas frescas que amarelaram

Você não precisa jogar fora aquelas ervas que comprou para tempero e demorou para usar. Se elas começaram a amarelar, a dica é misturá-las com azeite, colocar tudo em forminhas de gelo e preservar para usar com tempero. Esse é um dos ótimos truques de cozinha, pois é uma forma de economizar e de comer mais saudável do que comprar os caldos prontos.

13. Faça da garrafa e vinho um rolo de massa

Para muitas receitas com massa é preciso ter um rolo de macarrão para abrir e dar o formato desejado. Mas se você não tiver o rolo perfeito em mãos, pegue aquela garrafa de vinho que tomou ontem. Lave a garrafa e, de preferência, passe uma camada de plástico filme em volta para ficar mais higiênico. Depois é só usar.

14. Aqueça a pizza do jeito certo

Quando sobra pizza do dia anterior, mesmo gelada ela fica gostosa, mas se você prefere quente, existe um jeito melhor do que o usar o micro-ondas. Não que seja um problema aquecer no aparelho, pois na verdade é mais prático, mas a pizza vai ficar mole.

Então, a melhor forma é colocar as fatias em uma frigideira e esquentar no fogão. O sabor e a consistência vão ficar muito melhores. Aliás, você até pode usar o micro-ondas e manter a pizza mais crocante se o seu aparelho for grande. Assim, junto com o prato da pizza, coloque um copo de água para aquecer e veja o que acontece.

15. Não desperdice o restinho de Nutella

Para amantes de creme de avelã, os dos truques de cozinha mais gostosos. Na hora de comprar o pote de Nutella em tamanho grande é ótimo, mas quando chega ao final dá pena de não conseguir raspar tudo. Então, o que você precisa fazer para não desperdiçar nada é aquecer um pouco de leite e colocar dentro do pote. Depois misture para soltar a Nutella dos cantos e vai virar uma bela bebida.

16. Não tenha mais preguiça de cortar tomate-cereja

Eles são lindos e deliciosos, mas precisa cortar um a um para usar em alguns pratos. Se você não tem paciência para isso, experimente um truque. Coloque todos os tomatinhos na parte de trás de um prato e cubra com a parte de trás de outro prato, mantendo-os firmes. Depois passe uma faca no meio, fora a fora, e corte todos de uma só vez.

17. Faça o aipo durar mais na geladeira

Às vezes demora mais do que você gostaria para usar o aipo que compro na feira semana passada. Então, para que ele dure mais tempo na geladeira e você possa fazer a sopa que planejou, a dica é embrulhá-lo em papel alumínio.

18. Não use fermento vencido

Mesmo que tenha a data de validade na embalagem, é sempre bom conferir se aquele fermento que está aberto no armário ainda vai servir para fazer suas massas crescerem. Para ter certeza de que ele ainda está bom, coloque um pouco dentro de um copo de água. Se ele ferver, pode usar.

2 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Saúde e emagrecimento de acordo com o seu tipo de sangue
Conheça a terapia da água, o mais barato modo de desintoxicar, limpar o corpo e emagrecer