6 dicas para manter o trato gastrointestinal funcionando corretamente

Sofre de inchaço abdominal, dores de cabeça frequentes e letargia? Esses sintomas podem estar relacionados com o seu intestino.

Publicidade

O trato gastrointestinal do homem, cuja função é assimilar os nutrientes dos alimentos, tem aproximadamente 8 metro de comprimento e é um órgão muito importante do sistema digestivo.
A flora intestinal de uma pessoa saudável previne o aparecimento de doenças e bactérias; por outro lado, pessoas que não façam uma dieta correta podem sofrer de obstipação, problemas intestinais, mau hálito, inchaço, letargia, e a flora intestinal pode permitir a entrada de de doenças e bactérias. Nesse artigo, mostramos 6 dicas para eliminar esses sintomas provocados por uma dieta pobre e incompleta.

1. Argila medicinal

Solução 100% natural e altamente eficaz para o intestino e estômago. A argila medicinal é um tratamento que elimina bactérias maléficas, gordura e toxinas. Ela ainda ajuda a diminuir dores de estômago, inchaço ou colón irritável, graças a suas propriedades minerais tais como: cobre, ferro, magnésio, selênio e cálcio que equilibram os ácidos do estômago. A argila medicinal pode ser tomada em pó com ou sem água, ou em cápsulas. Assim que começar o tratamento deve mantê-lo de forma regrada por 3 semanas.

2. Beber água

Nosso corpo é feito, em grande parte, de água; e beber água é excelente para eliminar toxinas rapidamente e fazer com que o intestino funcione melhor. Para algumas pessoas é complicado beber 2 ou 3 litros, e então, podem beber chás de ervas, smoothies de verduras ou sucos de fruta.

3. Cascas das sementes de Psyllium

A plantago ovata (também conhecida como psyllium) é uma planta que cresce na Índia e no norte de África e é fantástica para limpar o intestino. Junto com muita água, suas cascas aumentam de volume graças à mucina, melhorando a digestão e libertando toxinas. Deve tomar, pelo menos, um copo por porção de cascas de psyllium.

Publicidade

4. Alimentação saudável

Reduza o consumo de alimentos processados e aumente a ingestão de saladas, frutas, vegetais. Alimentos para regular o seu organismo com base alcalina são o brócolis, kiwi, pimentões, erva-doce, cenoura e beterraba. Já os de base ácida são os cogumelos, oleaginosas e proteínas de origem vegetal, como por exemplo as lentilhas ou o grão-de-bico. Você deve fazer uma dieta rica em fibra para melhorar sua flora intestinal e facilitar a digestão.

5. Plantas amargas

As plantas não costumam fazer parte de cardápio da maioria das pessoas. No entanto, elas são fundamentais para manter nossa flora intestinal saudável, removendo vírus, toxinas e bactérias. Quais são as plantas amargas? São por exemplo a alcachofra, dente-de-leão, urtiga ou angélica. Você pode fazer chá e tomar várias vezes ao dia durante 3 semanas.

6. Massagem de estômago

É verdade. A massagem faz com que os músculos internos trabalhem, reavivando, limpando e purificando o intestino. Realize massagens circulares por toda a zona abdominal e vá alternando a pressão. Deite-se confortavelmente em sua cama, com os joelhos um pouco flexionados. Coloque sua mão direita em cima da zona abdominal e vá massageando até ao umbigo. Repita o processo, mas agora com a esquerda. Outro exercício é fazer pressão com os dois polegares em cima do umbigo, com os dedos virados para baixo, no sentido da zona púbica.

Então, se sente com frequência dores de cabeça, letargia ou inchaço abdominal, experimente cada um desses tratamentos durante um período minimamente prolongado. Se seus sintomas persistirem, consulte um médico.

Publicidade

Assista a seguir o vídeo sobre o que fazer em caso de intestino preso:

 

Compartilhe essa dica!

PODE GOSTAR TAMBÉM