Cisticercose
Crédito: Freepik

Cisticercose: saiba o que é, sintomas e tratamento

Saber como essa doença infecta o corpo é essencial para evitar a contaminação

Publicidade

Você também sente um arrepio só de imaginar seu corpo infestado por larvas? Então saiba o que é a cisticercose para aprender a prevenir essa doença parasitária, que pode levar à morte.

O que é cisticercose?

Trata-se de uma parasitose causada pela ingestão de água ou de alimentos contaminados com os ovos de um tipo específico de Tênia, a Taenia solium.

Nem sempre uma pessoa que ingeriu e ficou com essa Tênia no intestino vai desenvolver a doença.

Mas, mesmo assim, os ovos do parasita serão liberados nas fezes e, se não houver uma boa higiene das mãos, esses ovos podem ser passados para alimentos manipulados com as mãos infectadas, e transmitidos para outras pessoas.

Publicidade

Quando a doença se desenvolve, isso acontece 3 dias após a ingestão dos ovos do parasita, quando eles saem do intestino e são liberados na corrente sanguínea.

Assim eles se alojam nos tecidos como músculo, coração, olhos ou cérebro, formando larvas, conhecidos como cisticercos. Um dos grandes riscos é que essas larvas podem atingir o sistema nervoso e resultar na cisticercose cerebral ou neurocisticercose.

Veja também: Homem come carne de porco crua e fica com 700 tênias no cérebro

Principais sintomas

Os sintomas da cisticercose variam de acordo com o local afetado, sendo:

Publicidade
  • Cérebro: dor de cabeça, convulsões, confusão mental ou coma;
  • Coração: palpitações, dificuldade em respirar ou respiração ruidosa;
  • Músculos: dor local, inchaço, inflamação, cãibras ou dificuldade nos movimentos;
  • Olhos: dificuldade para enxergar ou perda de visão;
  • Pele: inchaço na pele, que geralmente não causa dor e que pode ser confundido com um cisto.

Como é feito o diagnóstico?

Exames de imagem podem apontar a existência dos ovos ou larvas em diferentes partes do corpo. O médico pode pedir radiografias, tomografias, ultrassom ou ressonância magnética. Além dos exames de imagem, também podem ser feitos exames de sangue ou exame do líquido cefalorraquidiano no cérebro.

Diferenças entre teníase e cisticercose

Talvez você já tenha ouvido falar da teníase, outra doença causada pelo parasita Taenia sp, mas é de outro tipo e, por isso, são duas doenças diferentes.

A Taenia solium, que é a tênia que normalmente está presente na carne de porco, é o tipo que causa cisticercose. Já a Taenia saginata pode ser encontrada na carne bovina e causa outro tipo de teníase.

Publicidade

Aproveite e veja: Idoso descobre verme de 18 metros no corpo depois de dor no estòmago

Tratamento da cisticercose

O tratamento para a cisticercose vai depender do estado de saúde do paciente e da gravidade da doença. Geralmente é feito com remédios como o Praziquantel, Dexametasona e Albendazol.

Também pode ser necessário usar de remédios anticonvulsivantes para evitar as convulsões, assim como corticoides ou cirurgia para a retirada das larvas do organismo.

Publicidade

Como prevenir?

Lave muito bem todas as frutas, legumes e verduras antes de consumir. De preferência, deixe os vegetais de molho em 1 litro de água com 1 colher pequena de água sanitária própria para desinfecção de alimentos, depois enxágue bem.

Para evitar a contaminação por carnes, não adianta lavar a carne. Compre sempre carnes de um açougue da sua confiança e cozinhe muito bem antes de consumir.

Além disso, só beba água tratada e lave muito bem as mãos depois de usar o banheiro e antes de manipular os alimentos.

Publicidade

Veja também: Bacteremia: veja como acontece e cuidados para evitar

 Artigo com informações de Tua Saúde

PODE GOSTAR TAMBÉM