em

Tratamento caseiro para laringite

Veja o que causa esse problema e quais remédios caseiros ajudam a aliviar os sintomas
tratamento caseiro para laringite
Crédito: Freepik

A laringite acontece quando a laringe fica inflamada. A laringe é a parte da garganta onde ficam as cordas vocais. Quando as cordas estão inflamadas por causa da laringite, elas incham, fazem a voz ficar rouca e causam dor, como em qualquer inflamação. Então, veja a seguir boas dicas de tratamento caseiro para laringite, quais as causas e quando deve ir ao médico para tratar.

Remédios caseiros para laringite

melhores remédios caseiros laringite
Crédito: Freepik

O tratamento caseiro para laringite consiste em misturar ingredientes naturais que atuam no alívio da inflamação e da dor na laringe. Na natureza, há poderosos anti-inflamatórios e analgésicos, que têm seu efeito potencializado quando combinados. Veja algumas opções de remédios caseiros.

1. Xarope natural

Esse xarope é feito com fruta, legume, raiz e mel. Todos ingredientes poderosos na ação contra inflamação, bons para acalmar as cordas vocais e aliviar o inchaço e a dor.

Ingredientes

Mel puro: 1 xícara (chá);
Água: 1 xícara (chá);
Gengibre: 2 centímetros;
Cenoura pequena ralada: 1 unidade;
Maçã pequena ralada: 1 unidade.

Modo de preparo

  1. Leve ao fogo uma pequena panela com a água, o gengibre, a maçã e a cenoura;
  2. Deixe ferver por 20 minutos, mexendo sempre, em fogo baixo;
  3. Feito isso, deixe a mistura esfriar e depois coe. À parte líquida que foi coada, misture o mel e está pronto o xarope.

Ele pode ser tomado e até 4 colheres de sopa ao longo do dia, quando a laringite estiver mais atacada.

2. Xarope de cebola

Mais uma receita de xarope, que é um método mais concentrado, mas dessa vez à base de cebola. Esse ingrediente é um anti-inflamatório e antibiótico natural, contribuindo para o alívio da inflamação, reduzindo o inchaço e a dor.

Ingredientes

Cebolas médias:  3 unidades;
Água: 4 copos;
Suco de limão: 1 colher (café);
Mel: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Corte as cebolas em pedaços maiores e coloque-as para ferver junto com a água;
  2. Deixe fervendo até perceber que o líquido engrossou, parecendo um xarope, mas não tão viscoso;
  3. Desligue o fogo e deixe esfriar. Depois coe o líquido.

Para utilizar, adicione 5 colheres (sopa) do xarope de cebola em um copo americano com água morna. Misture o limão e o mel e beba uma ou até 3 vezes ao dia.

3. Inalação de óleo de eucalipto

Esse tratamento caseiro para laringite é como uma nebulização. O óleo de eucalipto é refrescante, tem propriedades antivirais e bactericidas, ajudando a aliviar os sintomas em uma crise.

Ingredientes

Óleo essencial de eucalipto: 10 gotas;
Água: 1 bacia média.

Modo de preparo

  1. Coloque a água para ferver. Assim que levantar fervura, com cuidando, transfira para uma bacia média;
  2. Misture as gotas de óleo de eucalipto e coloque a bacia sobre uma mesa, onde consiga ficar com o rosto perto para fazer a inalação.

Para obter um melhor resultado, coloque uma toalha de banho aberta sobre a cabeça, na intenção de fazer uma “cabana” para segurar o vapor por mais tempo. Fique inalando o vapor até a água começar a esfriar.

Causas de laringite

causas da laringite
Crédito: Freepik

Existem diferentes tipos e causas de laringite. O tipo agudo é o passageiro, que pode surgir de repente e ir embora dentro de uma ou duas semanas. Ele pode ser desencadeado por algum problema respiratório, infecção viral, infecção bacteriana, gripe, resfriado ou esforço repetitivo das cordas vocais.

Já o tipo de laringite crônica é considerado quando a inflamação persiste por mais de duas semanas. É mais comum que chegue a esse ponto quando a laringe é exposta a substâncias irritantes por um longo período de tempo. Se não for tratada, pode evoluir para tensão nas cordas vocais, lesões e até tumor.

Alguns dos tipos de substâncias ou problemas irritantes para a laringe a longo prazo são o suco gástrico em quem sofre com refluxo, excesso de inalação de fumaça ou produtos químicos, sinusite crônica, abuso de álcool, tabagismo e excesso de uso da voz.

Quando ir no médico?

quando ao médico para laringite
Crédito: Freepik

As dicas de tratamento caseiro para laringite funcionam no caso do tipo agudo, que é passageiro e com sintomas mais leves. Entretanto, ao perceber que os sintomas persistem por mais de duas semanas é quando deve ir médico otorrinolaringologista.

Essa consulta é importante pelo fato de que a doença pode evoluir para lesões, nódulos, pólipos ou tumor. Então deve suspender o uso do tratamento caseiro e passar ao tratamento recomendado pelo especialista.

Para ajudar a melhorar também é importante evitar bebida alcoólica, evitar lugares com qualquer tipo de fumaça e não fumar. Também deve beber bastante água para manter as cordas vocais hidratadas e alimentar-se de forma saudável, com muitas frutas, verduras e legumes.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
como tratar mãos secas
Como tratar mãos secas: 7 dicas
receitas de refeições em 15 minutos
15 receitas de refeições em 15 minutos