Tonalizante estraga o cabelo
Crédito: Freepik

Tonalizante estraga o cabelo? Veja a diferença para a tintura

O tonalizante é bem diferente da tintura permanente, então é uma boa para quem não quer comprometer os fios com uma nova cor

Publicidade

Mudar a cor do cabelo é ótimo para renovar o visual. Mas, ao aplicar tinturas com amônia, os cabelos sofrem uma grande alteração na sua estrutura, ficando mais fracos. Para evitar esse problema, uma das opções é usar tonalizante. Sabe qual é a diferença entre eles? Saiba tudo agora.

Tonalizante estraga o cabelo?

O tonalizante não deixa de ser uma química no cabelo. Ele é uma coloração semipermanente. Porém, é muito menos nociva do que uma tintura, pois o tonalizante não contém amônia e não altera a estrutura dos fios.

Enquanto a tintura entra no fio e remove sua cor natural para fixar a nova cor, o tonalizante é  uma cobertura de pigmentos que vai ficar por cima da cor natural do fio, sem removê-la.

Ele não estraga tanto o cabelo quanto a tintura, mas de qualquer forma o cabelo deixa de ser virgem, então sofre algum dano e precisa de cuidados na rotina para evitar o ressecamento e a falta de nutrientes.

Publicidade

Quais os cuidados ao usar?

Mesmo usando tonalizante, é importante continuar mantendo cuidados básicos com o cabelo, pois ele fica um pouco enfraquecido. É legal adotar um cronograma capilar, que consiste em fazer, pelo menos, hidratação semanal ou quinzenal nos fios.

Além da hidratação, como o cabelo será quimicamente tratado, é legal fazer um rodízio de xampu, variando entre xampu para cabelo quimicamente tratado e outro tipo, seja neutro, anticaspa ou para o seu tipo de cabelo (seco, oleoso).

Outra dica bem importante é escolher um bom tonalizante de uma marca que seja renomada. De preferência, escolha um tonalizante de uma marca que tenha linhas de produtos para tratamento capilar. A marca faz diferença na qualidade do resultado.

Diferenças entre tonalizante e tintura

Como viu, o tonalizante é mais vantajoso do que a tintura no sentido de danificar muito menos o cabelo. Isso acontece por causa das diferenças entre cada produto. Veja as principais:

Publicidade
  • Tonalizante não mexe na estrutura do fio, nem quando tem um pouco de água oxigenada na composição. A tintura contém amônia que remove a cor natural para colocar a nova cor;
  • Por não alterar a estrutura do fio, o tonalizante perde a cor mais rápido do que a tintura, e vai ficando mais desbotado a cada lavagem;
  • Tonalizante não consegue clarear os fios, apenas escurecer e alterar nuances. A tintura consegue alterar qualquer cor, apesar de às vezes precisar de descolorante para uma mudança radical de escuro para loiro, por exemplo;
  • Tonalizante é bom para cobrir fio brancos sem deixá-los ainda mais fragilizados;
  • Para gestantes, se o médico permitir, o tonalizante é uma opção menos nociva do que a tintura, que nunca deve ser usada na gestação;
  • Tonalizante é melhor para quem tem outro tipo de química no cabelo, como alisamento, pois assim evita o corte químico.

Como aplicar tonalizante no cabelo?

Muitas pessoas aplicam tonalizante em casa, por conta própria, pois é mais fácil do que arriscar aplicar uma tintura e não conseguir um resultado uniforme. Mesmo assim, precisa ter todos os materiais em mãos e fazer com cuidado, por partes.

Quanto maior o cabelo, mais cansativo será. Se possível, tenha ajuda de alguém para aplicar na parte de trás. Veja nesse tutorial o passo a passo e tudo o que vai precisar para fazer:

PODE GOSTAR TAMBÉM