como fazer rodízio de shampoo
Crédito: Freepik
em

Rodízio de shampoo: saiba para que serve e conheça os benefícios

Usar sempre o mesmo shampoo é como comer todos os dias a mesma comida. Essa é a lógica para fazer o rodízio

Publicidade

Se você pensa que é melhor usar o mesmo tipo de shampoo a vida toda para o cabelo acostumar, pode deixar esse pensamento de lado. Pode até fazer sentido, mas não é assim que o cabelo reage ao shampoo. É por isso que vale mais a pena fazer o rodízio de shampoo. Saiba o que é essa técnica, seus benefícios e como fazer em casa.

Para que serve o rodízio de shampoo?

Quando você usa sempre o mesmo shampoo, ao invés de o cabelo acostumar com a fórmula desse produto e adquirir um “comportamento padrão”, vai acontecer o oposto. Em um certo momento, o cabelo vai perceber que a fórmula daquele shampoo já ofereceu tudo o que podia para os fios. Então, eles vão ficar saturados e o resultado após a lavagem vai começar a ficar ruim.

É para evitar esse resultado ruim da saturação da fórmula que serve o rodízio de shampoo. Para isso é importante que você escolha alguns shampoos para fazerem parte do rodízio, cada um com uma fórmula diferente, que promete resultados diferentes, como hidratação, limpeza, reconstrução e nutrição, de acordo com as necessidades do seu cabelo.

A função do xampu e do condicionador

Antes de escolher os shampoos e também os condicionadores que vão fazer parte do seu rodízio, é essencial entender a função básica desses produtos no cabelo. O shampoo serve para abrir as cutículas dos fios (desequilibrando o pH) e promover a limpeza.

Publicidade

Depois, o condicionador fecha as cutículas de novo (reequilibrando o pH), garantindo a proteção dos fios. Por isso é que existem os pares de shampoo e condicionador da mesma linha. Compre ambos, quando tiver, pois eles atuam juntos.

Como fazer o rodízio de shampoo?

Para que o seu rodízio seja eficaz, oferecendo sempre uma variedade de nutrientes que o seu cabelo realmente está precisando, o primeiro passo é saber o que o seu cabelo precisa. Nem sempre é fácil fazer esse diagnóstico por conta própria, então o seu cabeleireiro pode ajudar.

Você precisa analisar os seus fios e detectar se eles estão, por exemplo: muito secos, fracos e são quimicamente tratados. Às vezes o seu cabelo tem todas essas características ao mesmo tempo. Então, o seu rodízio será composto por pares de shampoo e condicionador que tratam cada uma dessas características separadamente.

Publicidade

Depois de comprar os pares de produtos de acordo com as necessidades do seu cabelo, é hora de determinar quando você vai usar cada tipo. A regra é simples: cada vez que você for lavar, use um tipo de shampoo e condicionador diferente. Por exemplo, para quem lava o cabelo dia sim e dia não:

  • Segunda-feira: shampoo e condicionador para cabelos secos;
  • Quarta-feira: shampoo e condicionador para nutrir os fios fracos;
  • Sexta-feira: shampoo e condicionador para cabelos quimicamente tratados;
  • Domingo: shampoo e condicionador para cabelos secos (recomeça o rodízio).

Benefícios do rodízio de shampoo

Como resultado do rodízio de shampoo, o seu cabelo vai conseguir receber todas as variedades de nutrientes que ele precisa para tratar cada uma das características dele. Ou seja, vai estar sempre hidratado, nutrido e saudável, como você gosta.

Se o seu cabelo não tem problemas, mas é cacheado ou quimicamente tratado, por exemplo, você pode fazer o rodízio usando shampoo e condicionador para essas características, variando com uma dupla de shampoo e condicionador neutros, só para fazer a limpeza mesmo.

Publicidade

Não tem um momento para terminar de fazer o rodízio. Como você vai estar sempre variando os produtos, é um tipo de tratamento que segue para sempre. Se você tem um cabelo natural e um dia resolver pintar, aí você adiciona um shampoo e condicionador para cabelos quimicamente tratados no seu rodízio. Você vai adequando seu rodízio sempre conforme as necessidades do seu cabelo, que vão mudando ao longo da vida.

Dicas para usar macacão

Dicas para usar macacão + 27 modelos para se inspirar

Veja como está o elenco de Chocolate com Pimenta 18 anos depois

Veja como está o elenco de Chocolate com Pimenta 18 anos depois