em

Como tirar pelo encravado corretamente

É difícil viver normalmente quando tem um pelo encravado incomodando. Veja como resolver
tirar pelo encravado
Crédito: Freepik

Quem sofre com pelo encravado em qualquer parte do corpo sabe como é incômodo. Algumas vezes parece que os menores machucados são os que mais doem e justamente quando o pelo encrava, a impressão é que todas as roupas e a sua mão resolvem esbarrar nele o tempo todo. Então, para resolver o problema, veja como tirar pelo encravado do jeito certo, sem machucar.

Veja também: o que fazer com pelo encravado inflamado

Aqui você encontra:

3 Formas de tirar pelo encravado

tirar pelo encravado melhores formas
Crédito: Colégio Web

Enquanto o pelo não apresenta inflamação na sua base, fica mais fácil de tirar pelo encravado sem o risco de contaminação. Mesmo assim, precisa usar os métodos certos ou poderá machucar a pele e fazer a inflamação acontecer.

Se por acaso o seu pelo estiver inflamado e muito dolorido, com pus e inchaço avermelhado, vá a uma unidade de saúde para que um enfermeiro dê uma olhada. Pode ser que não seja um simples pelo encravado, então é melhor não remover por conta própria para evitar que o problema se agrave.

1. Usando pinça

Se você tem uma pinça em casa que usa para fazer sua sobrancelha, pode usá-la para tirar pelo encravado. O ideal é escaldar a pinça em água fervente para esterilizar primeiro, pois se o pelo estiver inflamado, há risco de contaminação e a inflamação vai piorar.

O procedimento é o mesmo que você faz para arrancar um pelo da sobrancelha. Posicione a pinça segurando o pelo encravado perto da base, com firmeza. Puxe delicadamente, nem muito devagar nem muito rápido, sempre no sentido do crescimento do pelo, nunca ao contrário. Algumas vezes o pelo está bem solto, nem precisa fazer força.

2. Fazendo esfoliação e hidratação

Se o pelo estiver difícil de sair, pode tentar fazer uma esfoliação na região durante o banho. Use um sabonete esfoliante e passe sobre o pelo encravado fazendo movimentos circulares. A ideia é que o pelo amoleça e venha para fora, caso esteja quase todo dentro da pele.

Depois do banho, tente tirar com a pele ainda quente usando a pinça. Se não der, passe um hidratante e espere para repetir o procedimento no próximo banho. A hidratação constante vai ajudar a manter a pele mais maleável para facilitar a saída do pelo.

3. Com compressa de água morna

Se não quiser tomar mais um banho só para tentar amolecer a pele e o pelo, faça uma compressa. Aqueça água até que fique morna e molhe um pano limpo nela, torcendo para retirar o excesso. Coloque sobre o local com pelo encravado e deixe até esfriar. Em seguida, com a pele ainda quente, use a pinça para puxar o pelo, sempre no sentido do crescimento. Se conseguir, lave a região com água fria para fechar os poros.

Por que o pelo encrava?

O pelo encrava quando cresce de forma errada, ou seja, não consegue encontrar a saída para chegar à superfície da pele ou romper a fina camada de queratina que se forma nela.  Então, esse pelo acaba fazendo uma curva para dentro ao invés de sair. Também pode ocorrer o pelo encravado por causa de uma depilação feita de forma errada.

Em qualquer um dos casos, acontece uma pequena inflamação que causa uma leve dor. É assim que você descobre que está com pelo encravado e então pode removê-lo para que da próxima vez ele cresça sem problemas.

Cuidados após tirar pelo encravado

  • As ceras quente e fria e outras técnicas que retiram os pelos pela raiz são as que mais favorecem o surgimento dos pelos encravados. Por isso é preferível usar creme depilatório ou lâmina;
  • Quando acabar a remoção dos pelos, lave a parte depilada com sabonete ou gel de banho e água fria. O objetivo é a prevenção de uma possível inflamação;
  • Use cremes à base de ureia ou ácido glicólico para deixar a pele mais fina e ajudar o pelo nascer mais fácil. Para isso é preciso ter uma prescrição médica do dermatologista, ideal para quando você tem pelos encravados com muita frequência;
  • Não use tecidos sintéticos e roupas muito justas, principalmente depois da depilação. A fricção que eles causam pode provocar a infecção. Além disso, esses tecidos impedem a respiração da pele;
  • Não deve espremer os pelos encravados na tentativa de soltá-los, caso estejam completamente dentro da pele. Esse método só deve ser feito por um profissional de saúde para evitar que a inflamação aumente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
farofa
10 Receitas de farofa para todos os gostos
Como tirar cicatriz: 5 tratamentos