em

Como tirar o cheiro de suor da roupa

Não desista daquela peça de roupa que parece nunca mais abandonar o cheiro de suor. Veja essas dicas simples
tirar o cheiro de suor da roupa
Crédito: Freepik

Tirar cheiro de suor da roupa costuma ser fácil quando o suor é recente e o tecido colabora. Mas se o suor já estiver há dias seco na roupa ou se o tecido for grosso, não é tão simples de deixar a roupa bem cheirosa, a menos que use uma dessas dicas que vai ver a seguir.

5 Formas de tirar cheiro de suor da roupa

dicas de como tirar o cheiro de suor da roupa
Crédito: Freepik

Para tirar cheiro de suor da roupa precisa pensar em remover os micro-organismos causadores do mau cheiro. Então, precisa de produtos com ação bactericida. Alguns podem ser usados puros, outros misturados, tem ingredientes da sua cozinha e outros próprios para limpeza da casa. Antes de usar alguma dessas receitas confira as informações na etiqueta do tecido.

1. Vinagre

O vinagre branco é um dos ingredientes mais versáteis para ter em casa. Serve para temperar comida e para limpar quase tudo, além de neutralizar odores porque é bactericida. Logo, vai ser útil para tirar o cheiro de suor da roupa. Só precisa deixar a peça suada de molho em água com vinagre branco na proporção de ½ copo de vinagre para cada 5 litros de água. Depois de meia hora pode torcer a peça e lavar normalmente na máquina.

2. Chá de casca de laranja ou limão

Essa receita é para usar nas roupas coloridas, já que a casca da laranja pode manchar. Faça um chá de casca de laranja fresca na quantidade suficiente para colocar em uma bacia e cobrir a peça de roupa. Esse molho deve durar de 2 a 3 horas. Depois é só enxaguar e lavar normalmente na máquina. Também pode tentar com a casca do limão.

3. Suco de limão com bicarbonato de sódio

Junto com o vinagre na lista de ingredientes que não podem faltar em casa estão o limão e o bicarbonato. Ambos atuam no branqueamento e na desinfecção de superfícies e tecidos. Separe a roupa que deseja remover o cheiro de suor. Faça uma pasta misturando os dois ingredientes e aplique na peça de roupa. Se for camisa, a parte das axilas deve ser o foco. Não precisa passar na camisa toda. Deixe a mistura agir por 15 minutos, enxague bem, torça e coloque na máquina para a lavagem normal.

4. De molho em água com sabão

Se quiser tirar o cheiro de suor da roupa de academia, feita com tecido próprio para essa finalidade, lembre-se de evitar repetir a roupa por muitos dias seguidos e, antes de lavar, deixe as peças de molho em água com sabão neutro durante 24 horas antes de colocar na máquina. Se for possível, lave apenas as peças com cheiro de suor sem misturar com as outras.

5. Pinho Sol

Esse desinfetante é tão comum que, mesmo servindo para limpeza de superfícies, já foi testado e aprovado para tirar o cheiro de suor da roupa. Para que a peça não fique com cheiro de desinfetante, coloque amaciante da última lavagem. Veja como usar Pinho Sol para limpar roupa suada.

limpar forro de pvc
Como limpar forro de PVC com praticidade
dieta alcalina
Dieta alcalina: benefícios e como fazer para alcançar seus objetivos