em

Como tirar mancha de base da roupa

Foi se maquiar com a roupa de sair e deixou sujar de base? Veja o que fazer para remover sem estragar o look
tirar mancha de base da roupa
Crédito: Freepik

No universo de quem usa maquiagem diariamente, as manchas de base na roupa são comuns. Seja porque a pele do pescoço ficou raspando no colarinho da camisa ou porque foi se maquiar e deixou a base escapar. Claro que a melhor solução para esse problema é nunca se arrumar usando a roupa que vai sair. Como nem sempre as coisas são como deveriam e imprevistos acontecem, o jeito é saber remediar. Veja como tirar mancha de base da roupa.

6 Dicas para tirar mancha de base de roupa

tirar mancha de base da roupa
Crédito: Freepik

As formas para tirar mancha de base da roupa variam conforme o tipo de base, se é líquida ou em pó. Antes de aplicar algum dos métodos que vai ver a seguir, confirme na etiqueta da peça se ela pode receber determinado produto ou água quente sem danificar o tecido.

1. Sabão líquido para base líquida

Se deixou pingar base líquida na roupa, o primeiro passo é remover o excesso usando uma colher e depois tentar absorver ao máximo com papel toalha, sem esfregar para não espalhar. Pressione o papel sobre a mancha depois de tirar o excesso.

O segundo passo é aplicar um pouco de sabão líquido para roupas sobre a mancha e esfregar para que seja absorvido. Deixe agir alguns minutos e coloque a peça para lavar normalmente.

2. Água oxigenada

A água oxigenada é ótima aliada para tirar mancha de base da roupa, seja base líquida ou em pó. Isso porque seu composto peróxido de hidrogênio faz a limpeza da mancha sem tirar a cor do tecido, ao contrário do que acontece com o cloro, por exemplo.

Misture partes iguais de água oxigenada com detergente neutro, esfregue delicadamente sobre a mancha e deixe agir por alguns minutos. Depois lave a peça normalmente.

3. Detergente neutro e água morna

Esses dois ingredientes ajudam a soltar diversos tipos de mancha da roupa, inclusive de base. Primeiro aplique um pouco de detergente neutro sobre a mancha e massageie para penetrar nas fibras do tecido. Depois faça o mesmo aplicando água morna por cima até perceber que a mancha saiu.

Para finalizar, se precisar usar a roupa no mesmo dia, pressione uma toalha seca sobre a área manchada para absorver a água, o detergente e a base. Por cima da toalha, seque a roupa com o secador e está feito.

4. Glicerina e álcool

A glicerina é um composto orgânico com mil e uma utilidades. Uma delas é tirar mancha de base da roupa. Aqueça um pouco de glicerina e aplique sobre o tecido, usando uma esponja. Deixe agindo alguns minutos. Depois lave com água fria misturada em um pouco de álcool líquido de cozinha.

5. Vinagre branco

O vinagre branco é um dos grandes aliados na cozinha. Serve para temperar comida e até para tirar mancha de todos os tipos e superfícies, incluindo tecidos. No caso de precisar remover mancha de base, depois de tirar o excesso, passe vinagre puro por cima da mancha e esfregue delicadamente até sair. Depois lave normalmente a peça.

6. Bicarbonato de sódio com limão

Esses dois também fazem parte dos coringas do lar quando o assunto é remoção de manchas, mofo e maus odores. A forma de utilizá-los no caso de derramar base na roupa é misturá-los e aplicar sobre a mancha, esfregando com cuidado para não espalhar ainda mais. Deixe agir alguns minutos e lave a peça depois.

Veja também como tirar mancha de batom da roupa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
viciado em celular
6 Sintomas que todo viciado em celular tem
como lavar roupa colorida
Como lavar roupa colorida: 6 passos fáceis