em

Como tirar mancha de batom da roupa

Veja as formas mais simples para remover a mancha e deixar sua roupa como nova
tirar mancha de batom da roupa
Crédito: Freepik

Não importa se você usa batom todos os dias, só as vezes ou se nem usa, mas vive por perto de quem usa. O fato é que nunca é bom manchar a roupa com batom. O pior é que na maioria das vezes você nem sabe como a mancha aconteceu. Em todo caso, não tem motivo para desespero. Veja essas dicas de como tirar mancha de batom da roupa sem estresse.

4 Formas de tirar mancha de batom da roupa

formas de tirar mancha de batom da roupa
Crédito: Unsplash

As manchas de batom não são das mais simples de remover porque geralmente contém algum tipo de cera, óleo ou pigmentos que ficam impregnados no tecido. Então, o que precisa fazer é utilizar ingredientes que reajam com essas substâncias do batom, fazendo-os soltar do tecido. Confira o que pode ser feito.

1. Remova o excesso de batom

Se você percebeu a mancha de batom logo quando ela aconteceu, aproveite que ainda não secou para remover o excesso de batom na hora. Use uma folha de papel toalha e cuide para não espalhar ainda mais a mancha. Ao remover o excesso, fica mais fácil usar as próximas dicas para remover a mancha por completo.

2. Detergente transparente

O segundo passo, que também serve caso não consiga fazer o primeiro, é usar detergente de louça. Escolha um transparente porque os coloridos podem deixar outras manchas, dependendo do tipo de tecido.

Coloque um pouco de detergente sobre a mancha de batom e esfregue delicadamente, somente sobre a mancha, usando uma escovinha macia. Continue esfregando até perceber que a mancha toda se soltou. Em seguida, lave a peça normalmente.

3. Álcool

Caso não dê certo com o detergente por ser um batom muito forte, ou caso não tenha o detergente por perto, use álcool líquido ou em gel. Coloque um outro pano embaixo da peça manchada e derrame um pouco de álcool sobre a mancha. Vá esfregando com as mãos ou com uma escovinha, delicadamente, até a mancha sair por completo. Se precisar adicione mais álcool.

4. Sabão e água

Outra alternativa é fazer uma misturinha de sabão de roupa com água e aplicar sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos, depois coloque a peça de molho em água morna, se o tecido permitir. Depois de mais alguns minutos, veja se a mancha já está mais solta, esfregue um pouco e, se saiu, lave a peça normalmente.

Veja também como tirar mancha de desodorante das roupas

Atenção com os tipos de tecidos

Antes de você aplicar qualquer procedimento para tirar mancha de batom da roupa, veja na etiqueta da peça como ela pode ser lavada. Quanto mais delicada ou clara, mais cuidado deve ter ao usar álcool, ao esfregar ou usar água quente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
doces que não engordam
10 Receitas de doces que não engordam
receitas de bolo fit
30 Receitas de bolo fit para surpreender