em

Como tirar ferrugem com vinagre

Remova a ferrugem de peças de roupas, ferramentas ou outros metais com essas dicas

tirar ferrugem com vinagre
Crédito: Pixnio

A ferrugem é causada pela reação da umidade com algum tipo de metal, causando oxidação. Ela acontece em ferramentas de jardim, na lataria dos veículos e até em roupas com botões metálicos e zíper. A boa notícia é que nem sempre uma peça enferrujada está perdida. Veja como tirar ferrugem com vinagre.

4 Dicas para tirar ferrugem com vinagre

O vinagre é uma substância que contém ácido acético que reage sobre a ferrugem possibilitando que ela se desprenda da superfície e seja removida com pano ou esponja, dependendo da quantidade e do material que está enferrujado. Quando ele não consegue ser tão eficaz sozinho, pode ser combinado com outros ingredientes, sem necessidade de utilizar químicos agressivos. Veja como fazer.

Veja outras dicas de como tirar ferrugem da roupa

1. Vinagre puro para ferrugem leve

Você pode usar o vinagre branco ou o tinto para essa tarefa, a menos que seja para remover a ferrugem de uma peça de roupa branca. Nesse caso, prefira o vinagre branco. Se quiser remover a ferrugem de uma peça inteira, mergulhe-a em um pote com vinagre e deixe agir durante algumas horas, até ver que a ferrugem está se soltando. Se for preciso, deixe durante a noite toda.

Depois coloque luvas para não manchar as mãos e esfregue a peça com uma escovinha ou, se for ferramenta, com uma esponja de aço. Depois limpe com um pano e deixe secar ou, se for uma roupa, lave-a na máquina normalmente.

2. Vinagre com sal para ferrugem pesada

Se você tem ferramentas que estão enferrujadas ou uma peça com uma ferrugem muito pesada, pode adicionar sal ao vinagre. Na peça de roupa, coloque um pouco de vinagre sobre a mancha e depois cubra com sal para que ele ajude a absorver a ferrugem. Deixe agir por algumas horas até perceber que a ferrugem está se soltando. Depois remova o sal com uma escovinha e veja se a ferrugem soltou. Lave na máquina.

Para ferramentas, encha um recipiente de vidro ou plástico (que não seja metal) com 1 litro de vinagre destilado misturado a 50 gramas de sal. Mergulhe as ferramentas. Conforme a intensidade da oxidação terá que deixar até 12 horas. Fique de olho na peça, pois o vinagre pode acabar prejudicando o material. Evite fazer esse procedimento com materiais de valor.

Depois que perceber a ferrugem se soltando, coloque luvas de borracha e esfregue cada peça com uma esponja de aço ou outro abrasivo até remover a ferrugem por completo. Se for uma peça de roupa, use apenas uma esponja para não danificar o tecido.

3. Neutralize a ação do vinagre nas ferramentas

Depois de tirar ferrugem com vinagre das peças, no caso de ferramentas, mergulhe-as em uma solução com 1 litro de água e 100 gramas de bicarbonato de sódio. Deixe por 10 minutos para que neutralize a ação do vinagre. Se ainda tiver algum vestígio de ferrugem, esfregue mais um pouco cada peça.

4. Finalize as ferramentas para prevenir uma nova ferrugem

Depois passe um pano com álcool para que a peça seque mais rápido e finalize com uma demão de óleo mineral para evitar que a ferrugem reapareça e mantenha as peças sempre em local seco e arejado.

4 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

secar roupa dentro de casa

Secar roupa dentro de casa faz mal?

parar de pensar em tudo

8 Dicas para parar de pensar demais nas coisas