em

Como tirar chiclete da roupa com 15 truques fáceis

Você tem em casa os ingredientes que precisa para desgrudar um chiclete da roupa. Veja como fazer
tirar chiclete da roupa
Crédito: Freepik

Ter um chiclete grudado na roupa é difícil, mas não é impossível. Com as crianças é mais fácil de acontecer, pois costumam mascar chiclete com frequência. No caso dos adultos, pode acontecer por acidente, ao sentar em algum lugar, por exemplo. De qualquer forma, esse probleminha tem solução. Veja como tirar chiclete da roupa com truques caseiros simples.

15 Formas de tirar chiclete de roupa

formas de tirar chiclete da roupa
Crédito: Freepik

Aquecer, congelar, modificar a estrutura: tudo vale na hora de tirar chiclete da roupa. Esses 15 truques caseiros funcionam, mas lembre-se de tomar cuidado com cada tipo de tecido para não danificar a peça.

1. Imersão em água quente

A água quente amolecer a goma de mascar, tornando muito simples de retirá-la. Para usar esse método, basta mergulhar a peça – ou a parte afetada – na água fervente e deixar por cinco minutos. Passado esse tempo, esfregue com uma escova de dentes limpa e retire com uma espátula ou faca sem serra.

2. Método da chaleira

Aqui você vai usar o vapor e não propriamente a água. O idela é que se use uma chaleira, por onde o vapor vai sair mais direcionado pelo bico. Quando já estiver fervendo, coloque a parte com o chiclete em contato direto com o vapor e espere alguns minutos até perceber que a goma está amolecendo.

Depois esfregue-o em uma direção com uma escova de dente para remover.

3. Vinagre

Aqueça um pouco de vinagre branco e mergulhe nele uma escova de dentes velha. Esfregue a escova molhada no chiclete até ele sair completamente. Faça com cuidado, pelas bordas, para não acabar espalhando ainda mais o doce.

4. Ferro de passar

Coloque um pedaço de papelão sobre a mesa, tábua de passar ou qualquer superfície lisa. Então, ponha a peça de roupa sobre ele, com o chiclete virada para baixo, em contato com o papel. Aqueça o ferro em temperatura média e passe sobre a peça, no local em que está o chiclete.

A ideia é que ele amoleça e grude no papelão. Vá fazendo aos poucos e observando. Não passe demais ou ele vai acabar grudando na roupa outra vez.

5. Gelo

Essa tática é a mais comum para tirar chiclete da roupa. Coloque algumas pedras de gelo em saco e ponha sobre o chiclete durante 30 minutos para que ele endureça. Depois, com a ajuda de uma espátula ou faca sem ponta, remova-o, começando pelas bordas.

Outra forma parecida é colocando a roupa dentro de um saco e deixando no congelador por 2 horas. O processo é o mesmo, depois desse tempo, vá retirando o chiclete com a ajuda de uma ferramenta sem ponta.

6. Acetona

Para usar, basta derramar um pouco do produto sobre o local e depois remover o chiclete com uma espátula.

Tenha cuidado com o tecido; alguns mancham ao entrar em contato com a acetona. Teste em uma área menor e escondida antes de usar essa dica e, depois de usar, lave-a bem.

7. Spray de cabelo

Assim como o gelo, a função do spray é endurecer o chiclete e facilitar a sua remoção. Para isso, aplique o spray, bem de perto, sobre a goma de mascar e esperar que endureça. Depois remova com uma espátula ou faca sem ponta e coloque a roupa para lavar, tirando o restinho da cola.

8. Silvertape

A silvertape é uma fita colante parecida com a marrom usada em papelaria, mas mais forte e de cor cinza. Para aplicá-la na remoção de chiclete da roupa, espere a goma secar. Depois disso, prenda a fita em toda a sua área.

Espere em torno de meia hora para ela aderir bem e remova a fita. Muito provavelmente o chiclete sairá por completo.

9. Óleo de eucalipto

O óleo de eucalipto vai criar uma camada protetora que impede o chiclete de grudar. Sendo assim, umedeça um pano nesse óleo e aplique sobre o chiclete. Em seguida, raspe com uma espátula para remover.

Depois que ele sair completamente, passe suco de limão no tecido para tirar aquele aspecto pegajoso.

10. Sabonete líquido

Primeiramente, você deve cobrir a área com chiclete com o sabonete líquido. Depois, use uma escova de dentes e esfregue bem os dois materiais, com cuidado para não espalhar mais o chiclete. Depois remova-o com uma faca sem serra.

11. Óleo de laranja

Pegue um pouco de óleo de laranja e aplique sobre a região afetada. Esfregue bem com uma espátula. Caso não funcione de primeira, pode repetir o mesmo procedimento.

12. Suco de limão

Se de todas as opções para tirar chiclete da roupa, a única disponível for suco de limão, sem problemas.

Coloque a peça com a goma grudada dentro de um balde com água para cobri-la e misture o suco de um limão. Deixe um pouco de molho, depois remova o chiclete com uma espátula ou faca sem ponta. Quando terminar, coloque a roupa para lavar antes que seque.

13. Removedor de etiquetas

Aplique o removedor de etiquetas (o tire-grude) sobre o local e deixe agir durante 1 minuto. Esfregue bem com uma escovinha. Por fim, remova com uma espátula.

14. Gasolina

A gasolina é um solvente espetacular para o chiclete, afinal, ambos são hidrocarbonetos. Para usar, derrame um pouco do combustível sobre o chiclete e depois remova-o com uma espátula. Lave bem as mãos e a peça logo a seguir.

15. WD40

O WD40 é um lubrificante muito comum, usado principalmente em bicicletas e veículos. Aplique um pouco desse componente no local e deixe agir por 1 minuto. Depois, esfregue bem.

O problema é chiclete no cabelo? Veja no vídeo como resolver!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
árvore de natal de parede ideias
20 Modelos de árvore de Natal de parede para inspirar
mulher deixa criança na porta de estranhos
Polícia esclarece história da mulher que deixou criança na porta de estranhos