em

Quais são os tipos de macarrão mais comuns e como prepará-los?

Conheça os principais e também molhos que combinam com cada um
tipos de macarrão
Crédito: Freepik

O macarrão é uma massa adorada por muita gente, mas são tantos tipos só entre os mais comuns que às vezes fica difícil distinguir pela aparência. Por isso veja agora quais são os tipos de macarrão mais comuns que você encontra no mercado, como preparar e sugestões de molhos que melhor combinam.

Tipos de macarrão mais comuns

De forma simplificada, pode-se dividir os tipos de macarrão por massa curta, massa longa e massa para sopa. Essas são as variedades que você encontra facilmente no supermercado.

Massa curta

tipos de macarrão massa curta
Crédito: Reservatio

As massas curtas mais comuns são os tipos de macarrão conchiglione (conchas), gravata, caracol, fusili (espiral), penne, rigatone e tortiglione, esses dois últimos muito semelhantes.

O preparo das massas curtas é mais rápido e bastante simples: em água com sal, de acordo com a quantidade que desejar. Após levantar fervura, é preciso provar de vez em quando para não ficarem moles demais. O ponto ideal é al dente.

1. Conchiglione

Esse é o tipo de massa em formato de concha grande. Vai muito bem com molhos mais espessos, de preferência com pedaços para que fiquem recheados e ainda mais saborosos.

2. Gravata

O popular gravatinha ou borboleta, tem o nome real de farfalle. Apenas a parte do centro da massa é mais grossa. Nas extremidades, é bem fino. Mesmo assim também combina com os molhos mais densos, pois sua textura semelhante e faz com que o molho fique mais grudadinho na massa na hora de comer.

3. Penne

A massa penne é um dos tipos de macarrão mais comuns, embora todos sejam apreciados no Brasil. O penne é aquele tubinho que tem as extremidades cortadas na diagonal. Suas paredes são um pouco grossas. As massas com superfície lisa são boas para molhos cremosos e as massas com superfície riscada são boas para molhos oleosos.

4. Rigatoni

Com pouca diferença para o penne, o rigatoni também tem riscos na superfície, é uma massa mais espessa, média, só que as extremidades são cortadas retas. Os molhos oleosos seguem a mesma dica por causa dos riscos.

5. Caracol

Esse também é um tipo de massa em tubinhos médios, é lisa, mas é curva, em formato de C. As dicas de consumo são as mesmas para o penne liso, ótimo para um molho mais espesso, como de carne moída.

6. Fusili

O fusili é a massa curta em espiral, chamado de macarrão parafuso. Também segue a linha dos molhos espessos e com pedaços, pois ajuda a reter o molho na massa. Sirva com molhos bem cremosos, com milho, ervilha, legumes e tomate.

7. Tortiglioni

Essa massa é uma versão lisa do rigatoni; é a única diferença entre eles. É como uma versão menor da massa feita para o caneloni, que é um tubo grande próprio para ser recheado e assado.

Massa longa

tipos de macarrão massa longa
Crédito: Reservatio

Dentro dos tipos de macarrão de massas longas estão o espaguete, fettucine (ninho grosso), ninho fino, fidelini, talharim, pappardelle, linguine e cabelo de anjo, o mais fino de todos. Da mesma forma que as massas curtas, é preciso ficar atento assim que a água levanta fervura, pois o ponto ideal para servir é al dente.

1. Espaguete

A rapidez no preparo dessa massa longa faz com que seja uma das mais populares. Pode ser bem fino, mas há diferentes espessuras, então pode escolher ao seu gosto. Fica bom para os molhos à base de tomate ou alho e óleo, mais oleosos.

2. Fettucine

Essa é uma massa larga e achatada, com boa densidade, pois é grossinha. Depois de passada no rolo, é cortada em tiras. O molho pesto e de alho e óleo são algumas ótimas combinações para essa massa.

3. Talharim

O talharim é uma massa no mesmo estilo do fettucine, porém é mais estreita. Há variações, chegando alguns tipos a serem semelhantes ao espaguete, mas não chegam a ser tão estreitas e ainda permanecem achatadas.

4. Pappardelle

Ao oposto do talharim, essa é a versão mais larga do fettucine, aliás, uma das mais largas entre as massas. Também é achatada e combina muito bem com molhos mais lisos, para que se consiga comer com leveza, sem grudarem as fitas umas nas outras.

5. Fidelini

Essa massa assemelha-se ao espaguete, é bem fina, mas não a mais fina. Vai muito bem com um molho simples à base de tomate, com manteiga de ervas ou alho e azeite.

6. Ninho

Como o próprio nome indica, essa massa vem em formato de ninho. É perfeito para fazer pratos de macarrão no forno, que são recheados com requeijão e molhos mais densos.

7. Linguine

Essa massa é facilmente confundida com o espaguete, mas se olhar de perto, vai ver que é mais achatada, enquanto o espaguete é arredondado. Porém, bem fininha. Sendo assim, o tempo de cozimento também é diferente.

8. Cabelo de anjo

Essa é a famosa aletria, que poderia entrar no grupo das massas para sopa, pois é ideal para o preparo de caldos, já que é tão fina e delicada, mas não deixa de ser uma massa longa.

Massa para sopa

tipos de macarrão massa para sopa
Crédito: Reservatio

Os tipos de macarrão para sopa costumam ser curtinhos e pequenos para caberem na colher ao comer a sopa. São elas: argolinha, conchinha, fildeli, estrelinha e letrinha. Essas massas cozinham rápido, mas a ideia é que fiquem bem molinhas para combinar com a sopa. Geralmente são adicionadas nos minutos finais do preparo do caldo.

1. Argolinha

Esses pequeninos anéis fazem ótimas sopas de frango e também acompanham cremes de tomates e outros sabores. São bons para molhos lisos para que sua textura possa ser percebida.

2. Fideli

Também uma massa bem fina, lembrando o cabelo de anjo, só que é mais curta. Adequado especialmente para fazer sopas.

3. Conchinha

A conchinha é a versão pequena do conchiglione. Ainda assim há variações de tamanho, mas que pode usar na sopa da mesma forma. Vai depender se quer que a massa tenha mais ou menos destaque na textura do prato.

4. Letrinhas

As famosas letrinhas são praticamente de uso exclusivo nas sopas das crianças. Podem ser encontradas na cor natural ou coloridas, ideais para estimular os pequenos a comerem com vontade.

5. Estrelinha

Por fim, a massa estrelinha tem a mesma função da argolinha, porém é um pouco mais densa, já que em cada estrela vai um pouco mais de massa do que nas argolas. Então considere isso na hora da escolha.

Que molho combina mais com cada tipo de macarrão?

Embora pareça tudo igual, porque massa é massa, não é bem assim. Se fosse o caso de um macarrão caseiro, faria ainda mais diferença do que as versões industrializadas, pois o sabor e a consistência são totalmente diferentes. Sendo assim, o tipo de molho também é. Mesmo que você compre a massa industrializada, existem molhos que melhor combinam como cada tipo:

  • Massa curta: os molhos que melhor combinam com as massas curtas são os encorpados, mais grossos e com pedaços inteiros de carne, de tomate, de legumes ou de cogumelos. Isso porque o tamanho da massa e seu formato colaboram para que o molho fique melhor agrupado e mais fácil de saborear. Os tipos vazados ainda permitem que o molho fique como recheio, como o molho branco, por exemplo;
  • Massa longa: com os tipos de macarrão de massa longa, a melhor escolha são os molhos leves, menos concentrados, para que façam uma boa mistura. Boas ideias são os molhos de ervas frescas e carbonara;
  • Massa para sopa: esses tipos de macarrão são ideais para sopas, caldos e cremes, não para servir com molhos, pois são muito pequenos. Eles não são o prato principal, mas sim um dos ingredientes que compõem um prato de entrada.
Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
diabetes
Diabetes: o que é, sintomas, tipos e causas
semen pode curar a depressao em mulheres
Sêmen pode curar a depressão em mulheres