em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Como tingir cabelos brancos

Não precisa usar tintura permanente para esconder os fios brancos quando há alternativas menos agressivas
tingir cabelos brancos
Crédito: Freepik

Chega uma certa idade em que os cabelos brancos começam a aparecer, não tem como evitar. Para algumas pessoas, esse efeito é precoce, mas, de modo geral, uma maior quantidade de fios brancos aparece a partir dos 40 anos, mesma época em que iniciam-se os sintomas pré-menopausa. O fato é que quase todas as mulheres se incomodam com os fios brancos por acharem que vão parecer velhas e descuidadas. Nem sempre querem recorrer a produtos químicos para esconder os fios. Nesses casos, veja alternativas para tingir cabelos brancos.

4 Alternativas para tingir cabelos brancos

tingir cabelos brancos alternativas
Crédito: Blog Magazine10

Aplicar tintura química nos cabelos não é bom para ninguém, mesmo para quem ainda tem fios bem fortes e saudáveis. Imagine então para quem já está com os fios brancos, ou seja, mais fracos e com menos queratina.

Ainda bem que existem alternativas para tingir cabelos brancos sem precisar de química. Algumas duram mais e outras menos, apenas disfarçando temporariamente. Veja quais gostaria de experimentar.

1. Aplicação de hena

A hena é uma planta da qual se extrai um corante que pode ser usado para tingir cabelos brancos. Essa é a mesma tinta usada para fazer as tatuagens temporárias e aqueles bonitos desenhos nas mãos e pés das noivas indianas.

Esse corante é natural e pode ser encontrado em farmácias ou lojas de cosméticos, mas tenha em atenção que algumas versões contêm aditivos químicos. Escolha a versão natural e da coloração que deseja aplicar sobre os fios brancos, pois há alternativas como castanho, vermelho ou ruivo. Mesmo sendo natural, deve usar com cautela, por causa da alta quantidade de chumbo na composição.

2. Corantes naturais

Além da hena, existem diversos outros corantes naturais que são extraídos de plantas como café e chá preto para escurecer, camomila, mel e limão para clarear e hibisco ou frutas vermelhas para tons avermelhados.

O chá ou as pastas são as melhores formas de uso caseiro dessas plantas e alimentos, bastando fazer a mistura e aplicar nos fios, deixando agir alguns minutos.

3. Xampu tonalizante

Os xampus tonalizantes são ótimas alternativas para a tintura permanente. Eles vão desbotando aos poucos, diferente da tintura que precisa esperar o cabelo crescer para remover por completo.

Eles são bem menos agressivos do que a tinta e são fáceis de aplicar em casa, bastando usar como um xampu comum, apenas esperando alguns minutos para agir. Encontra em farmácias, lojas de cosméticos e no supermercado.

4. Coloração semi-permanente

Esse tipo de produto também é melhor do que a tintura, porém, assim como o xampu tonalizante, sai em algumas lavagens. Mesmo assim é uma alternativa que agride menos os fios e o couro cabeludo. Na hora de comprar, leia os rótulos para escolher uma marca com menos aditivos químicos quanto for possível.

Em todos os casos, mesmo se usar alternativas completamente naturais, é valido manter um cronograma capilar para cuidar da hidratação, nutrição e reparação dos fios brancos.

Confira como usar o café:

252 Comments Leave a Reply
  1. adoro tudo isso acho fantastico que com pouco dinheiro podemos ter varios baneficio
    gostaria de saber se tem umareceita para os carcanhas rachados obrigado

  2. Não é bem assim.
    O chá colocado no cabelo 2 x por semana não resolve muito.
    O melhor e fazer o chá mais concentrado( uso meio pacote de folhas de nogueira que compro em lojas de ervanário.
    Fervo a água e coloco as folhas e deixo ferver mais um tempinho.
    Fica bem escuro,mas não tem problema,pois os cabelos não absorvem a cor de uma so vez.
    Depois de frio,colocar em um recipiente que tem spray, de um creme que acabou e todos os dias depois do banho da manha e da noite,encharcar um chumaço de algodão do chá e depois ir passando de leve nos cabelos.
    Tem que passar de leve,pois com força não pega nos fios.
    Descobri isto depois de muito tempo que enxaguava os cabelos com o chá da receita e não fazia efeito.
    Deixo os cabelos secarem com este chá,não tem problema,pois dá até brilho nos cabelos…
    ADEUS PRODUTOS QUIMICOS……NUNCA MAIS.

  3. http://www.florestar.net/
    Nogueira (nogueira-comum)
    Juglans regia L.
    Família: Juglandaceae
    Publicação:1753
    Distribuição geográfica: sul da Europa, oeste da Ásia. Tal como o castanheiro, pensava-se não ser autóctone em Portugal, mas estudos recentes parecem revelar a sua presença desde há muitos anos, antes de ser introuzida ou cultivada pelo homem. Em Portugal é mais comum no centro e norte interiores.
    Caducidade: caduca
    Altura: até 30m
    Longevidade: normalmente entre 300 e 400 anos, embora com perfeitas condições possa ultrapassar os 1000
    Porte: árvore de copa ampa, muito ramificada e densa folhagem.
    Ritidoma: liso e castanho-esverdeado em jovem, tornando-se mais cinzento e com fendas verticais à medida que envelhece.
    Folhas: alternas, imparipinuladas com 3-9 folíolos, elíptico-ovados a lanceolados, acuminados, com 6-15cm cada, glabros, inteiros ou subsinuados, o folíolo terminal é maior; verdes em ambas as faces.
    Estrutura reprodutiva: flores masculinas reunidas em grupos de 1-5 sobre os ápices dos ramos do mesmo ano, constituídas apenas por um cálice esverdeado e um ovário peludo; fruto trima com 4-5cm de pele verde, que se desfaz exteriormente libertando a noz (endocarpo+semente)
    Floração: abril, maio
    Maturação dos frutos: agosto, setembro, outubro
    Habitat e ecologia: terrenos húmidos e profundos, desenvolvendo-se bem nos calcários, mas suportando também os siliciosos. Dá-se bem até aos 800m, podendo mesmo chegar aos 1500m. Espécie de média luz. Necessita humidade mas sem encharcar; rega moderada a abundante. Suporta grandes variações de temperatura (até -20ºC), mas é sensível às geadas tardías. A árvore produz químicos que, arrastados para o solo pela chuva, inibem o crescimento de outras plantas debaixo da sua copa, nomedamente macieiras, membros da família Ericaceae, batatas, tomates. Resumindo, não é a melhor árvore de companhia.
    Usos e costumes: muito cultivada pela semente comestível, usada simples, em bolos, gelados, etc. Um óleo extraído da noz é usado em saladas. Pode ser feito chá a partir das folhas. A nogueira tem uma longa história de utilização medicinal. Também para aproveitamento da sua madeira de grande qualidade.
    Valores nutricionais da noz (por 100 g / %DDR):
    Energia: 2738 kJ (654 kcal)
    Hidratos de carbono: 13,71 g
    – dos quais açucares: 2,61 g
    – dos quais amido: 0,06 g
    – dos quais fibra: 6,7 g
    Lípidos: 65,21 g
    – dos quais saturados: 6,13 g
    – dos quais monoinsaturados: 8,93 g
    – dos quais poli-insaturados: 47,17 g
    Proteínas: 15,23 g
    Água: 4,07 g
    Vit. A: 1 µg (0%)
    Betacaroteno: 12 µg (0%)
    Luteína e Zeaxantina: 9 µg
    Vit. B1: 0,341 mg (30%)
    Vit. B2: 0,15 mg (13%)
    Vit. B3: 1,125 mg (8%)
    Vit. B5: 0,570 mg (11%)
    Vit. B6: 0,537 mg (41%)
    Vit. B9: 98 µg (25%)
    Vit. C: 1,3 mg (2%)
    Vit. E: 0,7 mg (5%)
    Vit. K: 2,3 µg (3%)
    Cálcio: 98 mg (10%)
    Ferro: 2,91 mg (22%)
    Magnésio: 158 mg (45%)
    Manganês: 3,414 mg (163%)
    Fósforo: 346 mg (49%)
    Potássio: 441 mg (9%)
    Sódio: 2 mg (0%)
    Zinco: 3,09 mg (33%)
    Modos de propagação: Por semente: semear assim que estiver madura em vasos individuais algo profundos, pois produzem uma raiz profunda e ressente-se se perturbada. Deve-se proteger de ratos, pássaros, esquilos, etc. A semente normalmente germina no fim do inverno ou na primavera. Mude as plantas para as suas posições definitivas na primavera e resguarde-as do frio durante os primeiros invernos. As nozes também podem ser armazenadas no inverno no frigorífico, com alguma humidade e plantadas no início da primavera, embora depois possa precisar de um período de estratificação a frio antes de germinar.
    Informações adicionais: a J. nigra tem alguma semelhança com aJ. regia, mas apresenta mais folíolos (15-23), ovado-oblongos, ou ovado-lanceolados, acuminados, irregularmente serrados, com 6-12cm cada, ligeiramente pubescentes; ao contrário da J. regia a trima permanece intacta. É cultivada com pouca frequência em jardins, parques, arruamentos e margens de cursos de água.
    Designação inglesa / espanhola: Common Walnut / Nogal común

  4. cabelos brancos e uma questao de gosto, eu particularmente nao aprecio, tenho 62 anos e nao sou adepta a quimicas pra nada. Nao encontro folha de nogueira, entao, faco o cha com 2 colheres de sopa de alecrim, duas colheres de sopa de salvia e 2 colheres de sopa de tomilo, aplico o cha duas a tres vezes por semana e jah vejo resultado, meu cabelo fica com um cheirinho muito agradavel, lembrando que esse processo eh muito demorado e tem que ter paciencia, as pessoas dizem que eu nao tenho cabelos brancos acham que eu faco luzes.

  5. Eu tenho alergia a tinta de cabelos, mas nao me conformo com os cabelos brancos, para pintalos trnho que tomar corticoides por uma semana pra atenuar os efeitos da irritaçao que da no coro cabeludo! E triste pois nao aceito essa condiçao de ter dermatite de contato! por favor me ajude!

    • existe um produto que se chama COLOR TOUCH, e o revelador dele, com o mesmo nome, se compra separado nas farmácias. Tinge e não me dá alergia.

    • A dermatite é uma doença que provoca a inflamação da pele, com o surgimento de erosões, enrijecimento, eczemas, ressecamento, coceira e comichão. Existem diferentes tipos de dermatite e cada um deles exige um tratamento específico recomendado pelo médico.
      Geralmente, o tratamento da dermatite é feito com um creme anti-histamínico ou corticoide indicado pelo dermatologista, mas existem alguns remédios caseiros que podem complementar este tratamento, aliviando os sintomas desagradáveis na pele.
      Tratamentos caseiros para dermatite
      Babosa ou aloe vera
      Assim como em várias doenças da pele, como a psoríase, acne, eczemas, celulite etc., a aloe vera é um dos melhores remédios naturais para tratar a dermatite. Esta planta contém propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que ajudam a acalmar a coceira e ardência das regiões afetadas, além de favorecer a regeneração e hidratação da pele.
      Para aproveitar os benefícios da babosa, bata o “gel” da planta no liquidificador com um pouco de água, ou corte o talo pela metade e aplique sobre região afetada, com a parte interna da planta.
      Aveia
      A aveia é um cereal que proporciona bastante nutrição à pele e, por isso, é um ingrediente bastante presente em sabonetes, xampus e loções corporais. Alivia a coceira e reduz o enrijecimento, sendo muito usada para tratar eczemas.
      Para aproveitar os benefícios da aveia no tratamento da dermatite, basta ferver meia caneca de aveia em um litro de água e esperar esfriar. Depois, molhe uma compressa no líquido e aplique sobre as lesões na pele. Outra dica é tomar um banho de aveia, acrescentando uma xícara de aveia bem moída na água morna da banheira.
      Tomilho
      Devido às suas propriedades antissépticas, o tomilho auxilia no tratamento da dermatite e outras afecções da pele. Para aliviar a coceira, ferva um punhado de tomilho em um litro de água e faça lavagens sobre a região da pele afetada.
      Malva
      A malva é uma das plantas medicinais que tratam os sintomas da dermatite e outros problemas, como erupções cutâneas, chagas, espinhas etc. Ferva algumas folhas secas de malva em meio litro de água e aplique como compressa fria sobre a pele afetada, durante aproximadamente 15 a 20 minutos.

  6. Gente já fiz isso varias vzs e não adiantou nada… Meu marido até ri de mim , me vendo ir pro chuveiro com o meu chá todas as vzs que vou lavar meu cabelo..

  7. Não funcionou comigo, usei como foi indicado durante meses, ocorreram só duas coisas: a parte dos pintados muito mais amarelados tom laranja e muita mancha fixa em minhas toalhas, camizetas e pijamas. JÁ OS BRANCOS E GRISALHOS MUITO MAIS REALÇADA A COR BRANCA.

  8. Por que “malditos cabelos brancos”? Não quer tê-los? Morra jovem! CABELOS BRANCOS É PRA QUEM VIVEU, PRA QUEM PARIU, PRA QUEM CRIOU E EDUCOU FILHOS, PRA QUEM NÃO ENVELHECEU POR DENTRO, PRA QUEM CONTINUA VIVA, PRA QUEM MANTEM A SAÚDE E A VONTADE DE CONTINUAR VIVENDA E SENDO FELIZ,Yolanda Soares Azambuja. Yoiô . Uruguaiana. Via Banner Uruguaiana RS

  9. VOU FAZER PRODUTOS NATURAIS E MELHOR POIS NAO TEM QUIMICA, ATE CONCORDO COM A GISLAINE CABELOS BRANCOS NAO TEM NADA DE RIDICULO, MAS TEM GENTE QUE NAO GOSTA DE CABELOS GRISALHOS, EU GOSTO QUANDO FICA TOTALMENTE BRANCO.

    • For-Hair2
      1 – Meta 8 folhas de Nogueira em 1 chávena de água a ferver. 2 – Adicione 1 colher de sopa de alecrim, 1 colher de sopa de salva e deixe repousar a mistura de um dia para o outro. 3 – Filtre o líquido. 4 – Lave a cabeça com shampoo e de seguida aplique a solução no cabelo. Embebeda-o bem. 5 – Seque o cabelo com uma toalha ma não o passe por água. 6 – É possível que tenha de repetir este tratamento várias vezes até chegar à coloração desejada.

    • Pintar por muito tempo acaba ocasionando problemas no couro cabeludo e mesmo outros problemas.
      Isto é serio pela química, conheço alguém q está com câncer…

  10. For-Hair2
    1 – Meta 8 folhas de Nogueira em 1 chávena de água a ferver.

    2 – Adicione 1 colher de sopa de alecrim, 1 colher de sopa de salva e deixe repousar a mistura de um dia para o outro.
    3 – Filtre o líquido.

    4 – Lave a cabeça com shampoo e de seguida aplique a solução no cabelo. Embebeda-o bem.
    5 – Seque o cabelo com uma toalha ma não o passe por água.
    6 – É possível que tenha de repetir este tratamento várias vezes até chegar à coloração desejada.
    Já conhecia este truque?! Agora já sabe! Fique sem cabelos brancos e não compre mais shampoos para evitar cabelos brancos pois seguindo esta receita irá conseguir excelentes resultados. Partilhe!

    • Lidia. Pra mim não funcionou nadinha meiiixxxmo. Somente com o bom e velho Camomila consegui dar uma leve bem leve amarelada nos meus brancos e grisalhos, tenho os dois tipos de cabelo além da cor natural castanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
dicas de mãe
11 Dicas de mãe para a vida
Como limpar a escova de dentes corretamente