terapias naturais para estresse
Crédito: Freepik
em

Terapias naturais para diminuir estresse, insônia e ansiedade

Há milênios a humanidade faz uso das terapias da natureza para tratar da saúde e evoluir

Publicidade

Antigamente, quando não havia remédios, os problemas de saúde eram tratados com plantas, pedras e cristais. As terapias eram à base de chás, emplastros, aromas, luzes, temperaturas e energias.

Hoje em dia, embora a medicina tenha evoluído muito, e vários problemas de saúde só possam ser tratados com medicamentos sintéticos, as terapias naturais ainda existem.

Dependendo do caso, elas servem como tratamento principal ou complementar, e trazem um ótimo resultado para reduzir estresse, insônia, ansiedade e outras desordens. Conheça algumas das principais terapias naturais usadas no mundo todo.

Cromoterapia

Essa é a terapia das cores. Ela utiliza ondas emitidas pelas cores como o amarelo, vermelho, azul, verde ou laranja, que atuam nas células do corpo melhorando o equilíbrio entre o corpo e a mente. A aplicação pode ser feita com lâmpadas coloridas, roupas, alimentos, janelas coloridas ou água solarizada.

Publicidade

O tipo de cor a ser usada depende do resultado que se deseja obter: vermelho, laranja e amarelo podem ser classificadas como quentes, que são estimulantes, enquanto que verde, azul e violeta são chamadas cores frias e estão ligadas ao efeito calmante.

Aproveite e veja: cor para cada cômodo da casa — escolha os tons de acordo com as sensações

Aromaterapia

Essa é a terapia dos aromas. Ela utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro.

Publicidade

Assim, ajuda a aliviar sintomas de insônia, estresse, ansiedade, depressão, asma, resfriado, fortalece o sistema imunológico e promove o bem-estar. O terapeuta é quem escolhe qual tipo de aroma utilizar, e em qual quantidade, para cada problema a ser tratado.

Veja também: óleos essenciais — o que são e quais os benefícios para a saúde

Fitoterapia

Essa é a terapia das plantas, realizada há mais de 3 mil anos, com conhecimentos oriundos principalmente da China. Utilizam-se plantas frescas ou secas, na forma de óleos essenciais, florais e seus extratos, que podem misturar dois ou mais tipos de plantas, conforme o efeito desejado.

Publicidade

A fitoterapia pode ser administrada como chás, pomadas, gotas ou cápsulas, e seu principal objetivo é fornecer ao corpo o equilíbrio que ele necessita por meio das propriedades medicinais das plantas, promovendo o bem-estar, a tranquilidade e a paz interior.

Cristaloterapia

Essa é a terapia dos cristais. O terapeuta escolhe os tipos de cristais a serem usados, e sua forma de aplicação no paciente, de acordo com o problema a ser tratado. Não se pode fazer uso sem conhecimento técnico, pois assim como as plantas, os cristais também podem ser tóxicos.

Para que essa terapia funcione, não basta colocar um tipo de cristal sobre a pele da pessoa porque ela apresenta sintomas de depressão, por exemplo. Antes da aplicação é feita uma análise aprofundada da sua disposição física, consciência, atitudes, escolhas, percepções e estilo de vida. Então, os cristais aplicados vão agir como influenciadores da energia da pessoa.

Publicidade

Veja também: pedras e cristais para limpar a energia da casa

Florais de bach

Essa terapia é feita à base de essências florais com propriedades medicinais que atuam devolvendo o equilíbrio entre o corpo e a mente. Assim, é possível liberar as “travas” do corpo para promover a cura do que estiver prejudicando a saúde do paciente.

Assim como as outras terapias naturais, o processo envolve conhecer o estado de espírito da pessoa e suas emoções, pois quando estas trazem energias negativas, dificultam processos de cura ou até promovem doenças.

Publicidade

Então, os florais servem para reverter esse processo, devolvendo o equilíbrio. O terapeuta escolha entre 38 tipos de essências florais, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Cuidado importante

Todas as terapias naturais devem ser aplicadas por profissionais especializados nesse área. Nunca tente fazer por conta própria ou com uma pessoa que não tem formação.

As terapias naturais são complementares ao tratamento médico, que deve estar sabendo caso o paciente decida utilizá-las, pois um tipo de tratamento pode interferir no resultado do outro.

Publicidade
deixar casa mais confortável

6 Pequenas mudanças que vão deixar sua casa mais confortável

nichos de madeira na decoração

Nichos de madeira para decoração: 13 inspirações e como fazer você mesmo