cor de cada cômodo
Crédito: Freepik

Cor para cada cômodo da casa: escolha os tons de acordo com as sensações

Não tenha medo de colorir os cômodos da sua casa. Apenas saiba equilibrar a intensidade das cores e escolher de acordo com as sensações que elas transmitem

Publicidade

As cores das paredes, móveis e objetos decorativos da casa são de livre escolha. Porém, se a sua intenção for escolher cores para despertarem bons sentimentos e sensações, deve escolher com certo cuidado para garantir o resultado esperado. Além disso, deve também considerar como você se sente diante de tais cores, pois a sua casa deve fazer você ficar confortável, acolhido e à vontade.

Azul

Crédito: Decor Fácil

O azul é uma cor maravilhosa para ambientes onde se deseja transmitir paz e tranquilidade, como o quarto e o banheiro. Pode ser desde um azul clarinho até azul marinho, nesse caso combinando com cores mais suaves para equilibrar. O azul é a cor da calma, da leveza, a cor do mar e do céu.

Amarelo

Crédito: Decor Fácil

O amarelo é mais vivo e estimulante. Ele até pode ser usado em uma das paredes do quarto, mas precisa ser complementado por outras cores mais suave, como cinza-claro e branco, para garantir um bom momento de calma e relaxamento na hora de dormir. Por ser uma cor estimulante, o amarelo pode estar presente na cozinha, na sala de estar e na área de festas.

Vermelho/Alaranjado

Crédito: Decor Fácil

Essas duas cores são intensas, e por isso devem ser usadas em pequenas proporções para evitar o cansaço visual. A menos que a sua ideia seja criar um ambiente bem vivo e com muita informação visual, é melhor usá-las com cautela. São cores boas para compor a cozinha e ambientes de interação social, pois estimulam ao apetite, à criatividade e à comunicação.

Publicidade

Rosa

Crédito: Decor Fácil/Casa Vogue

Essa é uma cor para quem tem uma “personalidade rosa”. Você precisa realmente gostar para se sentir confortável em um ambiente com parede ou móveis nessa cor. Se for o caso, pode investir em rosa-claro para transmitir suavidade, leveza e romantismo, ou rosa-pink para uma decoração mais vivaz, ousada e impactante. O rosa vai bem com cinza, branco, amarelo, azul e creme.

Verde

Crédito: Decor Fácil

Atualmente está em alta a decoração com plantas nos ambientes sociais. Para harmonizar, fica lindo pintar uma parede da sala, do banheiro ou da varanda com um verde-folha, mais escuro ou indo para o cinza. Se tiver muitas plantas nesses cômodos, procure equilibrar as demais paredes com tons de branco, creme e até azul-claro, evitando que fique muito escuro e pesado.

Cinza

Crédito: Decor Fácil

O legal do cinza é que essa cor está presente em boa parte dos projetos de interiores atuais. Então, quanto mais você vê, mais se acostuma com as diferentes atmosferas que ele traz. O cinza pode ser grafite, que é escuro, ou bem clarinho. Essa cor é ótima para harmonizar com outras, sejam neutras ou vibrantes. Algumas pessoas podem se sentir mais tristes com muito cinza no ambiente, já outras podem se sentir calmas e equilibradas.

Preto

Crédito: Decor Fácil

Muito usado nos móveis de sala e cozinha dos projetos mais modernos, o preto tem sim espaço para criar ambientes criativos e alegres, cheios de atitude, desde que na proporção ideal para manter a claridade e as boas energias. Se for para pintar a parede, escolha apenas uma parede para ser preta, ou use essa cor nos detalhes da pintura.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM