Tempo de cozimento do ovo
Crédito: Freepik
em

Tempo de cozimento do ovo: qual é o ponto perfeito?

Cozinhar ovo e chegar no ponto que você deseja não é uma questão de sorte

Publicidade

Quando falamos que uma pessoa não sabe cozinhar nada, dizemos que ela não sabe nem cozinhar um ovo! Mas, será que é tão simples assim? Existe um tempo de cozimento do ovo para ficar perfeito?

Acredite ou não, até pessoas que cozinham ovos há anos não prestam muita atenção nisso e vão “na sorte” mesmo. Mas, se você está querendo cozinhar ovos e chegar no ponto ideal, nem muito mole e nem muito duro, pode confiar nessas dicas.

Tempo de cozimento do ovo: os profissionais dão a dica!

De acordo com o livro “400 g – Técnicas de Cozinha”, escrito pelos chefs Carlos Siffert, Carole Crema, Gabriela Martinoli e Betty Kövesi, a clara do ovo coagula entre 65 °C e 70 °C, enquanto a gema se solidifica entre 75 °C e 80 °C.

Então, sim, existe um tempo de cozimento do ovo para cada textura que você pode querer: gema mole, cremosa ou dura, tudo vai depender da quantidade de minutos que você deixar o ovo fervendo, pois esse tempo é equivalente à temperatura da água, se você não mexer na altura da chama do fogão. Veja só:

Publicidade
Tempo de cozimento do ovo
Crédito: UOL Minha Cozinha
  • Em 4 minutos de cozimento você terá um ovo quente, com clara levemente cozida e gema bem mole.
  • Com 5 minutos e meio de cozimento você terá o famoso ovo mollet. Nesse ponto a clara estará completamente cozida, mas a gema crua.
  • Aos 6 minutos, a clara estará bem cozida, mas a parte mais interna ainda estará levemente crua.
  • De 8 a 10 minutos o ovo já estará cozido, mas a gema ainda manterá uma textura macia e agradável.
  • Dos 12 minutos em diante o ovo estará completamente cozido. A gema ganhará uma textura farinhenta e a casca pode rachar.

E atenção: você precisa ficar de olho na água na panela, pois só começa a contar o tempo de cozimento do ovo quando a água atingir 100 °C e começar a ferver.

Tempo de cozimento do ovo: qual seu ponto preferido?

Então, como você viu, é possível controlar o tempo de cozimento do ovo para que ele fique com a textura que você preferir. Não existe um ponto certo, pois vai do gosto de cada pessoa e também da necessidade de cada receita.

No micro-ondas é a mesma coisa?

Não. Se a sua ideia é cozinhar ovo no micro-ondas, esqueça as dicas que acabou de ver, pois o método de cozimento é diferente.

Publicidade

Aliás, se você não tem o hábito de lidar com seu micro-ondas no preparo de diferentes pratos, tome cuidado, pois o ovo no micro-ondas pode explodir com facilidade.

Para ajudar você nessa tarefa, sem erro, veja aqui 3 maneiras de fazer ovo cozido no micro-ondas

Artigo com informações de UOL Nossa Cozinha

Publicidade
Como fazer guirlanda de Natal

Como fazer guirlanda de Natal barata: tutoriais em vídeo

Palito de dente

Palito de dente faz mal: veja os motivos para não usar