em

O que é a técnica de tatuagem para olheiras?

As olheiras são grandes inimigas da beleza, e essa técnica para eliminá-la é inusitada e pouco recomendada. Entenda.
tatuagem para olheiras
Créditos: Wikimedia Commons

Muito utilizado pelas celebridades, a polêmica técnica de tatuagem para olheiras está dando o que falar. O recurso permanente vem sendo utilizado por quem não deseja se maquiar todos os dias, mas dermatologistas alertam sobre os perigos do procedimento.

A técnica funciona como uma tattoo e serve também para disfarçar as manchas escuras de olheiras, cicatrizes, estrias, reconstrução de aréolas dos seios, entre outras imperfeições.

Existem muitas técnicas caseiras e também procedimentos dermatológicos que prometem acabar com as olheiras. Entre eles, estão a micropigmentação, a luz pulsada, laser, o preenchimento com ácido hialurônico, entre outros. Mas em busca de um efeito duradouro, algumas pessoas estão recorrendo à tatuagem na região das olheiras.

Como funciona?

O procedimento é feito por uma tatuador que utiliza a mesma caneta, agulha e tintas de tatuagem comum, mas com uma cor de tinta próxima da cor da pele do cliente. O método é dolorido, mas o profissional utiliza pomada anestésica para aliviar a dor. Os cuidados são os mesmos de uma tatuagem e deve ser feita com profissional qualificado para evitar contaminações e inflamações.

Como é feita?

Primeiro é feita uma avaliação da pele. Em muitos casos, além da coloração escura, há também flacidez da pele na região das olheiras. Nesse caso, a tatuagem para olheiras não é indicada, pois pode piorar a região. O objetivo é não deixar contraste entre a área tatuada e a pele do resto da face.

A tatuagem para cobertura de olheiras é feita como uma tatuagem convencional, usando a mesma máquina, agulha e tipo de tinta dos desenhos decorativos feitos na pele. A cicatrização da tatuagem para olheiras passa pela criação de uma casca fina sobre a pele que vai caindo aos poucos. Em geral, esse período pode durar até um mês. Depois que isso acontece, é possível ver o resultado.

O procedimento pode custar até R$ 10 mil.

Riscos e cuidados a ter

A tatuagem pode causar um edema (inchaço transitório ou permanente), que ainda poderá acentuar o problema, já que é uma região com muitos vasos linfáticos e pele fina. Algumas pessoas podem ter alergia à tinta.

A camuflagem de olheiras com tatuagem não é recomendada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. É necessário muita cautela, pois a região do olho abrange estruturas importantes que podem ser lesadas pelo procedimento, como o globo ocular. Apesar de serem raros os riscos de cegueira provocada pela técnica, é possível haver um impacto em alguma artéria terminal.

Há diversos procedimentos testados e utilizados na redução das olheiras. Entre eles, há a aplicação de lasers, que pode ficar proibida para quem já fez a tatuagem. Também é possível utilizar produtos naturais como camomila, pepino e também cosméticos que amenizam de forma satisfatória as manchas de olheiras.

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

lavar blusa de lã
Como lavar blusa de lã sem estragar
intoxicacao por produtos de limpeza
Perigos e o que fazer em caso de intoxicação por produtos de limpeza